Os alimentos que aumentam o colesterol “ruim” (LDL) são os ricos em gordura saturada e trans, como frituras, manteiga e embutidos. O colesterol LDL é importante para a formação de hormônios e vitamina D, no entanto, o excesso desse tipo de colesterol pode causar problemas de saúde como AVC e infarto.
Já os alimentos ricos em ômegas 3, 6 e 9, como abacate, nozes e sardinha, favorecem o aumento do colesterol “bom” (HDL). Esse tipo de colesterol tem ação antioxidante e anti-inflamatória que ajuda a prevenir doenças cardíacas. Conheça mais sobre o colesterol HDL.
Para equilibrar os níveis de colesterol no sangue, é aconselhado manter uma dieta saudável, priorizando alimentos naturais, como frutas, vegetais, cereais integrais e leguminosas, além de praticar atividades físicas regularmente.
Alimentos que aumentam o colesterol
Os alimentos que aumentam o colesterol “ruim” no sangue, são os ricos em gordura saturada e trans, como frituras, laticínios integrais embutidos. Enquanto os peixes ricos em ômega 3 e as sementes favorecem o aumento do colesterol “bom”.
Alimentos que aumentam o colesterol "ruim" (LDL)
Os principais alimentos que aumentam o colesterol “ruim, o (LDL) são:
- Frituras, como peixe frito, carnes à milanesa, batata frita e salgadinhos fritos;
- Embutidos, como salsicha, salaminho, bacon, banha de porco;
- Alimentos industrializados, como chocolate, molhos prontos, margarina, refeições do tipo fast food, biscoitos de pacote e sorvetes;
- Proteína animal, como carne de porco, carne bovina, frango e cordeiro;
- Laticínios integrais, como leite integral, iogurte integral, queijos amarelos, creme de leite e manteiga.
Esses alimentos são ricos em gorduras saturadas e trans, que são os tipos de gordura responsáveis pelo aumento dos níveis de colesterol LDL.
O colesterol LDL é importante para o bom funcionamento do corpo, porque atua na formação de hormônios e vitamina D. No entanto, quando esse tipo de colesterol está em excesso, favorece a formação de placas de gordura nas artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas. Saiba mais sobre o LDL.
Alimentos que aumentam o colesterol “bom” (HDL)
Os principais alimentos que aumentam o colesterol “bom” (HDL) são:
- Óleos vegetais, como óleo de soja prensado a frio, azeite e óleo de linhaça;
- Oleaginosas, como amêndoas, castanha-do-pará e nozes;
- Sementes, como semente de linhaça, girassol e gergelim;
- Peixes ricos em ômega 3, como salmão, arenque e sardinha.
Esses alimentos são ricos em ômega 3, 6 e 9, que são gorduras saudáveis que favorecem o aumento dos níveis de colesterol HDL e diminuem os níveis de colesterol LDL no sangue. Conheça mais sobre os diferentes tipos de gordura.
O ovo aumenta o colesterol?
A gema do ovo é rica em colesterol, mas o colesterol encontrado nos alimentos naturais tem baixo risco de alterar os níveis de colesterol no sangue.
No entanto, pessoas que têm predisposição genética para colesterol alto, conhecida como hipercolesterolemia familiar, devem consumir o ovo com moderação. Isso porque a ingestão excessiva do ovo pode aumentar os níveis de colesterol no sangue nesta situação. Entenda melhor se a ingestão diária de ovo pode fazer mal.
A Associação Americana do Coração recomenda que uma pessoa saudável pode consumir de 1 a 2 ovos por dia. Já pessoas com diabetes ou doenças cardiovasculares, devem consumir até 1 ovo por dia.
Como saber se o colesterol está alto
Para saber se o seu colesterol está alto, basta colocar os resultados do seu exame na calculadora a seguir:
O diagnóstico de colesterol alto deve ser feito sempre por um clínico geral ou cardiologista, através do exame físico, dos sintomas apresentados e do histórico familiar e de saúde da pessoa.
Lista de alimentos ricos em colesterol
A tabela a seguir contém a quantidade de colesterol em 100 g de alguns alimentos:
O colesterol presente nos alimentos naturais, como leite, ovo e camarão, por exemplo, geralmente têm baixo risco de alterar os níveis de colesterol no sangue. Isso porque a gordura saturada e a trans que são os principais responsáveis pelo aumento do colesterol total e LDL, e redução dos níveis de colesterol HDL no sangue.
No entanto, em casos de hipercolesterolemia familiar, o colesterol presente nos alimentos pode influenciar nos níveis de colesterol sanguíneo.
Como baixar o colesterol
Algumas dicas para baixar o colesterol são:
- Fazer exercícios físicos regularmente;
- Comer alimentos ricos em fitosterois, como oleaginosas, frutas e vegetais;
- Consumir gorduras saudáveis, como salmão, sardinha e azeite.
Além disso, é importante também consumir alimentos ricos em fibras diariamente, como aveia, arroz integral, pão integral e leguminosas. Veja como fazer uma dieta para baixar o colesterol.
Confira outras dicas para diminuir o colesterol no vídeo a seguir: