Os alimentos ricos em selênio são principalmente a castanha-do-pará, o peixe, os frutos do mar, o feijão, o ovo, as sementes de girassol, o frango e a carne bovina.
O selênio é um mineral importante para o bom funcionamento da glândula tireóide. Além disso, o selênio também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir o surgimento de doenças neurodegenerativas e cardiovasculares. Conheça todos os benefícios do selênio.
A quantidade diária recomendada de selênio para crianças entre 9 e 13 anos é de 40 mcg. Já homens e mulheres a partir de 14 anos precisam consumir 55 mcg desse mineral por dia.
Tabela de alimentos ricos em selênio
A tabela a seguir traz a quantidade de selênio presente em 100 g de cada alimento:
O selênio presente em alimentos de origem animal é melhor absorvido pelo organismo quando comparado ao selênio de origem vegetal. Assim, é importante manter sempre uma alimentação variada para se obter boas quantidades adequadas desse mineral.
Para que serve
As principais funções do selênio para a saúde são:
- Manter a saúde da tireóide;
- Prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose;
- Evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e esclerose múltipla;
- Prevenir o envelhecimento precoce;
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Melhorar a fertilidade masculina.
Além disso, o selênio também pode ajudar na perda de peso e na prevenção do surgimento de alguns tipos de câncer, como de próstata ou de mama.
Quantidade diária recomendada
A quantidade diária recomendada de selênio varia conforme a idade e a fase da vida. Crianças de 7 meses a 3 anos precisam ingerir 20 mcg de selênio por dia.
Já a quantidade recomendada de selênio para homens e mulheres a partir de 14 anos é de 55 mcg por dia. Saiba a quantidade de selênio indicada para cada pessoa.
Manter uma alimentação balanceada e variada garante as quantidades recomendadas de selênio por dia. A ingestão de 1 castanha-do-pará por dia, o que corresponde a 5 g, garante a quantidade diária de selênio.