A alopecia por tração é uma situação que acontece quando se faz penteados muito apertados no cabelo, sendo mais comum de acontecer em mulheres que fazem procedimentos químicos, como alisamentos e coloração.
Como resultado dos penteados apertados, como tranças e rabos de cavalo, por exemplo, é possível que os fios fiquem mais fragilizados e tenham seu ciclo de crescimento alterado devido à inflamação da região, causando vermelhidão e descamação da região, aparecimento de pequenos carocinhos e queda de cabelo.
É importante que o dermatologista seja consultado para fazer uma avaliação do couro cabeludo e indicar o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de medicamentos que estimulam o crescimento dos fios.
Sintomas de alopecia por tração
Os principais sinais e sintomas indicativos de alopecia por tração são:
- Vermelhidão na margem do couro cabeludo, principalmente na parte da frente e ao lado;
- Aparecimento de carocinhos na região;
- Descamação local;
- Aparecimento de fios mais curtos nas margens do couro cabeludo;
- Diminuição da quantidade de cabelos na região e falta de crescimento.
Na presença de sinais e sintomas de alopecia de tração, é importante que o dermatologista seja consultado para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da alopecia de tração deve ser feito pelo dermatologista a partir da avaliação do couro cabeludo da pessoa, principalmente da região com pouco ou nenhum cabelo.
Se deseja confirmar o risco de alopecia por tração, marque uma consulta com o dermatologista mais perto de você:
Em alguns casos, o médico também pode coletar uma pequena amostra do couro cabeludo para descartar outras possíveis causas da queda de cabelo. Conheça outras causas de queda de cabelo.
Principais causas
A alopecia de tração é causada principalmente pelo hábito de fazer penteados muito apertados, como rabos de cavalo, coques e tranças, por exemplo. Esses penteados podem provocar danos aos fios, interferindo no ciclo de seu crescimento e causando a queda.
Esse tipo de alopecia é mais frequente em mulheres, principalmente entre as que fazem procedimentos químicos, como coloração e alisamento, já que os fios podem ficar mais frágeis.
Leia também: Tipos de alopecia: sintomas, causas e como tratar tuasaude.com/tipos-de-alopeciaComo é feito o tratamento
O tratamento para alopecia de tração seja orientado pelo dermatologista, que pode indicar o uso de medicamentos que estimulam o crescimento dos fios no local, como o minoxidil e a finasterida, por exemplo. Confira como usar os remédios para queda de cabelo.
Nos casos em que há muitos sintomas de inflamação, o médico pode também indicar o uso de medicamentos corticoesteroides na forma de pomada e antibióticos, em alguns casos. Além disso, é importante evitar fazer penteados muito apertados para evitar que os fios continuem fragilizados.
Alopecia por tração tem cura?
A alopecia pode tração tem cura, quando é identificada e tratada precocemente, favorecendo a restauração completa e crescimento normal dos fios de cabelo.
No entanto, se for tratada em fases mais avançadas, a alopecia por tração pode danificar os folículos capilares, causando a perda permanente de cabelo.
Leia também: Alopecia tem cura? 6 opções de tratamento tuasaude.com/alopecia-tem-cura