Ameixa: 7 benefícios e como consumir (com receitas)

Atualizado em julho 2023

A ameixa é uma fruta rica em fibras, flavonoides e carotenoides, que são nutrientes e compostos bioativos que trazem muitos benefícios para a saúde, como combater a prisão de ventre, controlar a pressão arterial, facilitar o emagrecimento e evitar a diabetes.

Existem diferentes tipos de ameixa, como a amarela, a vermelha, a preta e a verde, que se diferenciam principalmente na quantidade de antioxidantes. A ameixa vermelha e preta contém maior teor de flavonoides, enquanto a amarela e verde têm mais carotenoides.

A ameixa é encontrada na forma fresca, seca ou em calda, podendo ser consumida ao natural ou usada em receitas como manjar, geleia, bolo e suco. Além disso, essa fruta também pode ser usada para o preparo do chá e água de ameixa. Veja como preparar o chá e a água de ameixa.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios da ameixa para a saúde são:

1. Combater a prisão de ventre

A ameixa, especialmente a ameixa seca, ajuda a combater a prisão de ventre e diminuir o risco de hemorroidas, porque é rica em fibras solúveis, um tipo de fibra que age absorvendo água para as fezes, hidratando-as e tornando-as mais macias, facilitando a evacuação.

Além disso, a ameixa também contém sorbitol, um tipo de açúcar naturalmente presente nas frutas que tem efeito laxante, facilitando a eliminação das fezes.

2. Evitar a pressão alta

Por conter boas quantidades de antioxidantes, como betacaroteno e beta-criptoxantina, a ameixa mantém a saúde das artérias, previne inflamações e facilita o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação de sangue e ajudando a evitar a pressão alta. Veja outros alimentos que ajudam a controlar a pressão.

3. Facilitar o emagrecimento

A ameixa facilita o emagrecimento por ter ótimas quantidades de fibras, que formam um tipo de gel no estômago aumentando o tempo de digestão dos alimentos e ajudando, assim, a controlar a fome ao longo do dia.

No entanto, para ajudar a emagrecer a ameixa deve fazer parte de uma dieta saudável, associada à prática regular de atividade físicas. Veja como fazer uma dieta para emagrecer.

4. Prevenir o envelhecimento precoce

A ameixa tem boas quantidades de antioxidantes, como flavonoides e carotenos, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce por combaterem o excesso de radicais livres do organismo, evitando, assim, o surgimento de rugas e flacidez na pele. Confira outros alimentos que ajudam a prevenir o envelhecimento.

5. Diminuir o colesterol e triglicerídeos

As fibras, presentes em boas quantidades na ameixa, favorecem a diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, porque reduzem a absorção da gordura dos alimentos e inibem a formação do colesterol no fígado.

6. Manter a saúde dos olhos

Por conter luteína e zeaxantina, que são carotenoides que protegem a retina contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol e da luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, a ameixa, mantém a saúde dos olhos ajudando a prevenir situações como catarata e degeneração macular.

7. Evitar a diabetes

A ameixa ajuda a prevenir a resistência à insulina e a diabetes, por conter fibras que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue.

Tipos de ameixa

Os tipos mais comuns de ameixa são:

  1. Ameixa amarela: esse tipo de ameixa tem a casca e polpa amarelas e contém boas quantidades de carotenoides, como luteína e zeaxantina. Além disso, o sabor dessa ameixa é adocicado;
  2. Ameixa preta: com boas quantidades de flavonoides, como quercetina, antocianina e flavonol, a ameixa preta tem a casca preta e a polpa amarela, e um sabor doce;
  3. Ameixa vermelha: essa ameixa pode ter a casca vermelha e a polpa vermelha ou amarela. Sendo rica em flavonoides, a ameixa vermelha tem um sabor que varia entre doce, doce-acidulado e agridoce.

Além disso, existe também a ameixa verde, conhecida também como Rainha Cláudia, que é rica em carotenoides

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g, o que equivale a cerca de uma unidade, de ameixa vermelha fresca:

Componente 1 unidade (100g) de ameixa vermelha fresca
Energia 46 calorias
Proteínas 0,7 g
Gorduras 0,3 g
Carboidratos 11,4 g
Fibras 2,4 g
Vitamina C 9,5 mg
Vitamina A 17 mcg
Beta-criptoxantina 35 mcg
Betacaroteno 190 mcg
Luteína e zeaxantina 73 mcg

Para se obter todos os benefícios da ameixa, é fundamental também manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente. Veja como manter uma alimentação saudável.

Como consumir

A ameixa é comercializada na forma fresca, seca ou em calda, podendo ser consumida ao natural ou usada em preparações como sucos, geleias, molhos, manjar e bolos. Além disso, essa fruta também pode ser usada no preparo do chá e água de ameixa.

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de ameixa, a recomendação mínima diária de ingestão de frutas é entre 2 a 3 porções, o que corresponde a cerca de 200 g por dia.

A quantidade indicada de frutas também varia de acordo com o estado de saúde, o peso e as necessidades nutricionais de cada pessoa. Assim, é aconselhado consultar um nutricionista para uma avaliação completa e indicar a quantidade de frutas na dieta de forma individualizada.

Se deseja manter uma dieta adequada para as suas necessidades, marque uma consulta com um nutricionista mais próximo de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Receitas saudáveis com ameixa

Imagem ilustrativa número 2

Algumas receitas saudáveis e saborosas com ameixa incluem manjar de coco com ameixa e bolo de ameixa:

1. Bolo de ameixa

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (de chá) de manteiga;
  • 4 colheres (de sopa) de adoçante culinário;
  • 3 ovos;
  • 10 ameixas secas sem caroço;
  • 2/3 xícara (de chá) de leite desnatado;
  • 1/2 xícara (de chá) de água;
  • 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos;
  • 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó;
  • 1 colher de café de canela em pó.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180 ºC. Numa panela, colocar as ameixas, 1 colher do adoçante e a água, e cozinhar até ficarem bem macias. Ao amornar, picar e reservar as ameixas. Numa batedeira, bater o adoçante com a manteiga até ficar uma mistura bem cremosa. Adicionar os ovos, um a um, batendo bem até formar um creme bem homogêneo.

Acrescentar as ameixas e o leite e bater mais um puco a massa. colocar a farinha, a aveia, a canela e o fermento, misturando delicadamente com uma colher. Transferir a massa para uma forma untada e levar ao forno para assar por 30 a 40 minutos. Aguardar amornar e servir em seguida.

2. Manjar de coco com ameixa

Ingredientes:

  • 200 ml de leite de coco;
  • 3 xícaras (de chá) de leite desnatado;
  • 3 colheres (de sopa) de coco fresco ralado;
  • 3 colheres (de sopa) de amido de milho;
  • 1 xícara (de chá) de água;
  • 1 xícara (de chá) de ameixas seca sem caroço;
  • 3 colheres (de sopa) de adoçante culinário.

Modo de preparo:

Numa panela, misturar bem o leite, o coco ralado, 2 colheres de sopa de adoçante e o amido de milho e levar ao fogo médio até ferver. Colocar a mistura numa forma de pudim e levar à geladeira por 3 horas.

Para fazer a calda, colocar a ameixa (reservando algumas para decorar), a água e o restante do adoçante numa panela, levar ao fogo médio até ferver e deixar amornar. Desenformar o manjar e despejar a calda por cima, decorando com as ameixas. Servir em seguida.