A androstenediona é um hormônio esteroide produzido pelas glândulas adrenais, testículos e ovários que é transformado pelo organismo em outros hormônios como testosterona e estrona.
A dosagem de androstenediona no sangue normalmente é indicada quando se suspeita da produção excessiva de hormônios sexuais masculinos, devido a sintomas como infertilidade, acne ou desenvolvimento de características masculinas em mulheres.
Em caso de suspeita de anormalidades nos níveis de androstenediona, é recomendado consultar um endocrinologista, que é o médico mais indicado para avaliar as alterações hormonais no organismo, identificar sua causa e iniciar o tratamento adequado.
Para que serve
O exame de androstenediona é indicado, principalmente, para auxiliar no diagnóstico de hiperandrogenismo, que é quando existe a produção excessiva de hormônios sexuais masculinos, mas também pode ser usado para monitorar o tratamento da hiperplasia adrenal congênita.
Além da androstenediona, é comum o médico indicar também a dosagem de outros hormônios no sangue, como a dehidroepiandrosterona (DHEA) e testosterona, para avaliar de forma mais completa a produção de hormônios sexuais masculinos.
Marque uma consulta com endocrinologista mais próximo de você para avaliar a necessidade de fazer o exame de androstenediona:
Como é feito o exame
O exame de androstenediona é feito pela análise de uma amostra de sangue coletada no laboratório. Embora não necessite de um preparo específico, é importante informar ao médico os medicamentos e suplementos que faz uso, porque algumas vezes podem afetar o resultado.
Valores de referência
Em adultos, os valores normais de androstenediona no sangue variam de 30 a 180 ng/dL, nos homens, e 25 a 220 ng/dL, nas mulheres. Já em crianças e bebês, estes valores são muito diferentes e variam de acordo com a idade e estágio puberal.
O que pode ser androstenediona alta
A androstenediona alta pode ser causada por:
- Uso de suplementos com androstenediona;
- Síndrome dos ovários policísticos, em mulheres;
- Puberdade precoce;
- Hiperplasia adrenal congênita;
- Tumor no testículo, ovário ou glândula adrenal.
Quando a androstenediona está elevada no sangue, pode causar sintomas parecidos com os da testosterona alta, como maior ganho de massa muscular e infertilidade, sendo importante consultar um endocrinologista para avaliação. Conheça mais sintomas de testosterona alta.