O que é:
Anedonia é a perda da satisfação e interesse em realizar atividades que antes eram consideradas agradáveis, como sair com os amigos, ir ao cinema ou passear na praia, por exemplo.
Este tipo de alteração é muito comum em pessoas que têm diminuição na produção de dopamina, um importante hormônio relacionado com a sensação de prazer. Além disso, a presença de transtornos psicológicos, como depressão ou esquizofrenia, assim como o consumo de algumas substâncias também pode estar na origem da anedonia.
É importante que a causa seja identificada para que o tratamento possa ser mais direcionado, podendo ser recomendada a realização de sessões de psicoterapia ou ser indicado o uso de medicamentos antidepressivos receitados pelo psiquiatra.
Principais sintomas
Os principais sintomas que podem indicar anedonia incluem:
- Perda de interesse por atividades que se realizava anteriormente;
- Dificuldades de concentração;
- Alterações do sono, podendo haver insônia ou sono excessivo;
- Diminuição ou perda da libido.
Pessoas com anedonia geralmente também apresentam grandes variações no peso, podendo ganhar ou perder peso sem que esse fosse um objetivo.
O que causa anedonia
Uma das principais causas de anedonia é o transtorno depressivo maior, no entanto, outros doenças como esquizofrenia, psicose, doença de Parkinson, anorexia nervosa ou até o abuso de drogas e de medicamentos, especialmente antidepressivos e antipsicóticos, também podem causar anedonia.
Alguns fatores de risco podem também levar ao desenvolvimento de anedonia, como a ocorrência de eventos traumáticos ou estressantes, história de abuso ou negligência, doenças que tenham um grande impacto na qualidade de vida da pessoa, um distúrbio alimentar ou histórico familiar de depressão maior ou esquizofrenia.
Como é feito o tratamento
A anedonia tem cura, mas pode ser muito difícil de tratar. Geralmente consiste no tratamento da doença que está na sua origem, como a depressão ou outra doença psiquiátrica.
A primeira opção é a psicoterapia com um terapeuta, que avalia o estado psicológico da pessoa e se necessário encaminha-a para um psiquiatra, que poderá prescrever medicamentos como antidepressivos ou remédios direcionados para o problema psiquiátrico que a pessoa tenha.
O acompanhamento médico deve ser feito regularmente, de forma a identificar possíveis efeitos colaterais causados pelos medicamentos e de forma a ajustar a dose, para que se obtenham melhores resultados.
Como a anedonia é, na maioria dos casos, um dos sintomas de depressão, é importante que essa condição seja identificada e tratada. Veja no vídeo a seguir algumas formas de identificar e de ajudar outras pessoas que têm depressão: