Anemia megaloblástica é um tipo de anemia em que a medula óssea produz hemácias maiores que o normal e diminuição do tamanho dos glóbulos brancos e das plaquetas, acontecendo principalmente devido à deficiência de vitamina B12 ou B9 no sangue.
Esse tipo de anemia pode causar sintomas como cansaço excessivo, palidez, fraqueza e dificuldade para respirar, em alguns casos, no entanto os sintomas podem variar de uma pessoa para outra.
Leia também: Anemia: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/anemiaÉ importante que a anemia megaloblástica seja identificada e tratada de acordo com a orientação do clínico geral ou hematologista, que pode indicar mudança nos hábitos alimentares ou realização de suplementação de vitamina B12 ou B9, dependendo da causa da anemia.
Sintomas da anemia megaloblástica
Os principais sintomas da anemia megaloblástica são:
- Cansaço excessivo;
- Palidez;
- Fraqueza;
- Dor muscular;
- Dificuldade para respirar;
- Queda de cabelo;
- Perda de apetite com perda de peso;
- Alterações do trânsito intestinal, com diarreia ou prisão de ventre;
- Dor abdominal ou náuseas;
- Formigamento nas mãos ou pés.
Além disso, nos casos em que a anemia megaloblástica é causada por uma deficiência de vitamina B12, é possível que surjam alguns sintomas neurológicos, como formigamento das mãos ou pés, perda da sensibilidade ou fraqueza muscular.
Com o tempo podem ser notados outros sintomas como problemas de equilíbrio ou para caminhar, perda da visão, confusão mental ou perda da memória.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da anemia megaloblástica é feito pelo clínico geral ou hematologista, inicialmente, através da avaliação dos sintomas apresentados.
Marque uma consulta com o hematologista na região mais próxima de você:
Para confirmar o diagnóstico, o médico deve indicar a realização de hemograma e dosagem de vitamina B12 e B9 no sangue.
Possíveis causas
A anemia megaloblástica está relacionada principalmente com a diminuição dos níveis de vitamina B12 ou B9:
1. Deficiência de B12
A deficiência de vitamina B12 acontece devido à diminuição da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina, sendo mais comum em pessoas vegetarianas e veganas, já que as fontes de vitamina B12 são de origem animal.
Além disso, a falta de fator intrínseco, que é uma proteína que se liga à vitamina B12 no estômago para que possa ser absorvida a nível intestinal, também pode causar um tipo de anemia megaloblástica, chamada de anemia perniciosa. Conheça mais sobre a anemia perniciosa.
Outras situações como insuficiência pancreática, a realização de ressecção a nível intestinal ou o uso de alguns medicamentos pode também causar a deficiência de vitamina B12 e, consequentemente, a anemia megaloblástica.
2. Deficiência de ácido fólico
A deficiência de ácido fólico (vitamina B9) pode acontecer devido ao consumo de álcool em excesso, o qual afeta a sua absorção a nível intestinal, e à diminuição do consumo de alimentos ricos nesse micronutriente.
Outras possíveis causas são o aumento da demanda por essa vitamina, como acontece na gravidez e na hemodiálise, má-absorção devido a doença de Crohn ou cirurgias intestinais, ou pelo uso de medicamentos anticonvulsivantes ou cancerígenos que interferem no metabolismo do ácido fólico.
3. Uso de alguns medicamentos
O uso de alguns medicamentos podem causar alterações na medula óssea, afetando a formação das hemácias, como alopurinol, metotrexato, fluorouracil, azatioprina, entre outros.
Como é feito o tratamento
O tratamento da anemia megaloblástica deve ser feito de acordo com a orientação do médico e com a causa da anemia.
Assim, no caso a anemia perniciosa o médico pode recomendar a injeção de vitamina B12 diariamente ou suplementação dessa vitamina por via oral, até equilibrar os níveis dessa vitamina no organismo e os níveis de hemoglobina no sangue estarem normalizados.
Leia também: 13 remédios para anemia (e quando são indicados) tuasaude.com/remedio-para-anemiaNo caso da anemia megaloblástica por deficiência de B12, o tratamento normalmente consiste na melhora dos hábitos alimentares, em que a pessoa deve dar preferência ao alimentos fontes dessa vitamina, como peixes, queijo, leite e levedura de cerveja, por exemplo.
Além disso, o nutricionista ou o médico podem também indicar a realização de suplementação dessa vitamina.
Quando a anemia megaloblástica acontece devido à deficiência de vitamina B9, o médico poderá recomendar a suplementação de B9 por via oral ou a ingestão de alimentos ricos em ácido fólico, como espinafre, brócolis, nozes e feijão, por exemplo.