Angioma cavernoso: o que é, sintomas, causas e tratamento

Angioma cavernoso é uma malformação benigna dos vasos sanguíneos do cérebro ou da medula espinhal, causando sintomas como dor de cabeça, convulsões, dormência em um lado do corpo ou dificuldade de concentração, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Neurologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa má formação ocorre durante o desenvolvimento do bebê na gestação, sendo causado principalmente por mutações genéticas hereditárias, sendo relacionado a a síndrome de malformações cavernosas familiar.

O tratamento do angioma cavernoso é feito pelo neurologista e varia de acordo com a gravidade dos sintomas, podendo ser indicado acompanhamento e exames médicos regulares ou cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas do angioma cavernoso

Os principais sintomas do angioma cavernoso são:

  • Convulsões;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Fraqueza ou dormência de um lado do corpo;
  • Problemas de visão, audição ou equilíbrio;
  • Dificuldade de concentração, atenção ou em memorizar;
  • Paralisia e sequelas neurológicas, nos casos mais graves.

Na maioria dos casos, o angioma cavernoso não apresenta nenhum sintoma ao longo da vida, sendo descoberto em exames de imagem de rotina para investigação de outras condições. 

No entanto, quando sangram ou comprimem algumas regiões do cérebro, pode causar sintomas, que variam de acordo com sua localização, tamanho e nível de compressão ou sangramento. 

Assim, na presença de sintomas de angioma cavernoso, é importante consultar o clínico geral ou neurologista para que seja identificado e iniciado o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do angioma cavernoso é feito pelo neurologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e histórico familiar de angioma cavernoso, além do exame físico e neurológico.

Marque uma consulta com o neurologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar exames de imagem, sendo recomendado principalmente a ressonância magnética, que pode ser feito com contraste, em alguns casos. Veja como é feita a ressonância magnética.

Possíveis causas

O angioma cavernoso é causado por malformações nos vasos sanguíneos do cérebro ou da medula espinhal, formando emaranhados de vasos com paredes finas e que possuem o fluxo sanguíneo lento.

Na maioria dos casos, o angioma cavernoso é hereditário, no entanto, é possível também que surja após o nascimento, de forma isolada ou associada a um angioma venoso.

Como é feito o tratamento

O tratamento do angioma cavernoso deve ser feito com orientação do neurologista e varia de acordo com a localização, quantidade e tamanho do angioma, assim, como a presença de sangramentos no angioma e de sintomas.

Assim, quando o angioma não causa sintoma,s o médico pode indicar o acompanhamento médico regular com realização do exame de ressonância magnética periodicamente, para observar a evolução do angioma.

No caso da pessoa ter convulsões, o tratamento normalmente é feito com remédios anticonvulsivantes, de forma a evitar novas crises convulsivas.

A cirurgia para remoção do angioma cavernoso também é uma forma de tratamento, no entanto, só é recomendado quando os sintomas não melhoram com o uso de medicamentos, quando há risco de sangramento ou quando o angioma está aumentando de tamanho ao longo do tempo.

Possíveis complicações

A principal complicação do angioma cavernoso é o sangramento recorrente, que pode resultar em AVC hemorrágico e causar paralisia, sequelas neurológicas ou até mesmo morte, principalmente se estiver localizado no tronco cerebral, que é responsável por funções vitais, como respiração ou batimentos cardíacos, por exemplo.

Vídeos relacionados

7 Dicas para Aumentar a Capacidade do Cérebro

01:41 | 314.969 visualizações