Argila branca: para que serve, benefícios (e como usar)

A argila branca, também conhecida como caulim, é um tipo de argila utilizado no tratamento estético de rugas, olheiras, peles secas e/ou oleosas, manchas ou estrias, podendo ser usada na forma de pasta ou máscara facial.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O uso de produtos à base de argila com fins medicinais e estéticos é conhecido como argiloterapia e pode ser feito com diferentes tipos de argila, incluindo a argila branca. Entenda melhor o que é argiloterapia e como é feita.

Em caso de dúvidas sobre o uso de argila branca na pele, é recomendado consultar um dermatologista, que é o médico mais indicado para orientar quanto aos cuidados que se deve ter com qualquer tipo de pele.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A argila branca é indicada para:

  • Suavizar rugas;
  • Eliminar olheiras;
  • Reduzir a oleosidade e hidratar a pele;
  • Tratamento de estrias;
  • Clarear a pele, removendo manchas;
  • Aliviar a dor, em caso de artrite.

A argila branca apresenta um pH próximo ao da pele e, por isso, é mais suave em comparação a outros tipos de argila, sendo normalmente indicada para peles mais sensíveis e desidratadas. Saiba qual o seu tipo de pele e como cuidar.

Benefícios da argila branca

Os principais benefícios da argila branca são:

1. Estimula a cicatrização

Devido à presença de alumínio na composição da argila branca, essa argila apresenta propriedades cicatrizantes para a pele.

2. Elimina bactérias da pele

Embora não se conheça os mecanismos exatos da ação antibacteriana de alguns tipos de argila, acredita-se que este efeito se deve à presença de minerais como alumínio e ferro, que são encontrados em grande quantidade na argila.

3. Nutre a pele

A argila branca contém óxido de silício, que é uma substância que age estimulando a síntese de colágeno e elastina na pele, ajudando a manter a pele firme e com aspecto saudável.

4. Estimula o clareamento da pele

Na pele, a argila branca age como um peeling superficial, auxiliando na remoção de células mortas e estimulando a sua renovação, o que favorece a eliminação de manchas e clareamento da pele.

5. Absorve a oleosidade

Devido a sua capacidade de absorver os óleos produzidos pelas glândulas sebáceas na pele, a argila branca ajuda a equilibrar a oleosidade na superfície do corpo sem desidratar a pele.

Como usar a argila branca

A argila branca normalmente é usada como uma máscara facial ou pasta, sendo preparada por meio da adição de água ao pó da argila. 

Dependendo da sua indicação, pode também ser misturada a polpas e extratos de frutas específicos para potencializar seus efeitos.

A argila branca pode ser usada da seguinte forma, de acordo com a sua indicação: 

  • Eliminar olheiras: aplicar uma pasta de argila branca com suco de pepino com casca sobre os olhos fechados e deixar agir por 30 minutos. Remover a pasta com um algodão umedecido em água. Repetir a aplicação 2 a 3 vezes por semana;
  • Suavizar rugas: aplicar uma mistura de argila branca, extrato de tomate e mel sobre as rugas, deixar agir por 60 minutos e, depois, remover com um algodão umedecido em água. Repetir a aplicação diariamente;
  • Clarear manchas: misturar a argila branca em pequena quantidade de água até que se forme uma pasta homogênea. Aplicar a pasta sobre a mancha e deixar agir por 90 minutos, diariamente. Para remover a pasta, lavar a pele em água corrente.
  • Hidratar peles oleosas: aplicar a argila branca com clara de ovos sobre a pele, deixar agir por 1 hora e, em seguida, remover a argila com água corrente. Repetir a aplicação diariamente;
  • Hidratar peles não oleosas: aplicar uma pasta de argila branca, polpa de abacate e mel sobre a pele e deixar agir por  60 minutos todos os dias. Para remover a pasta, lave a pele com água corrente;
  • Remover estrias: aplicar uma pasta de argila branca com mamão papaia maduro sobre as estrias. Fazer 2 aplicações por dia, deixando agir durante 90 minutos. Remover a pasta lavando a pele em água corrente e massagear com óleo de amêndoa. Repetir a aplicação diariamente.

Além disso, a argila branca também pode ser usada na forma de compressas para alívio da dor em caso de artrite, por exemplo, e para o preparo de banhos de argila para efeito calmante.

Cuidados ao usar argila branca

Crianças, gestantes e idosos devem utilizar argila branca somente com orientação de um dermatologista, porque possuem peles mais delicadas. Especialmente em caso de diabetes, deve-se ter cuidado devido ao risco de lesões na pele com o uso da argila.

Além disso, não é recomendado aplicar a argila branca diretamente sobre feridas abertas, devendo-se usar a pasta somente ao redor do ferimento para auxiliar na cicatrização.