A aroeira é uma planta medicinal da espécie Schinus terebinthifolius, rica em flavonoides, saponinas, terpenos e taninos, que lhe conferem propriedades anti-inflamatórias, tônicas, diuréticas, cicatrizantes e antimicrobianas, sendo, por isso, popularmente muito utilizada como remédio caseiro para febre, reumatismo ou infecções urinárias em mulheres.
A parte normalmente utilizada da aroeira é a casca, geralmente para a preparação de chá, no entanto, também pode ser usada para fazer banhos de assento, compressas ou pomadas.
A aroeira pode ser encontrada em ervanários, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e algumas feiras livres, e deve ser usada com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.
Para que serve
A aroeira possui propriedades adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antimicrobiana, tônica e cicatrizante, sendo normalmente indicada para:
- Úlceras;
- Azia;
- Gastrite;
- Reumatismo;
- Artrite;
- Bronquite;
- Diarreia;
- Distensão dos tendões;
- Infecção urinária, como cistite em mulheres;
- Inflamações ou infecções vaginais.
Além disso, a aroeira pode ser usada para ajudar a diminuir a febre e a tosse, por exemplo.
Embora tenha muitos benefícios, esta planta medicinal não substitui o tratamento médico e deve ser usada com orientação do médico ou de um fitoterapeuta.
Como usar a aroeira
A aroeira pode ser usada na forma de chá, banhos de assento, compressas ou pomada, preparados com a casca desta planta.
1. Chá de aroeira
O chá de aroeira ajuda a aliviar problemas gastrointestinais, como azia, diarréia, gastrite ou úlceras, além de também poder ajudar no tratamento de infecções urinárias, por exemplo. Confira melhor para que serve o chá de aroeira.
Ingredientes:
- 100 g de pó da casca da aroeira;
- 1 litro de água fervente.
Modo de preparo:
Adicionar o pó da casca na água fervente, misturar e depois tomar cerca de 3 colheres de sopa por dia.
Este chá também pode ser usado para fazer compressas para reumatismo ou artrite, devendo-se molhar uma compressa limpa e seca no chá de aroeira, como uma gaze ou uma faixa, por exemplo, e aplicar a compressa sobre a região afetada.
2. Banho de aroeira
O banho de aroeira pode ser usado para problemas de pele ou doenças reumáticas, por exemplo, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antimicrobianas.
Ingredientes:
- 20 g de cascas de aroeira;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes em uma panela para ferver durante cerca de 5 minutos. Depois coar, esperar amornar e tomar o banho, jogando a sua água sobre a pele na região afetada massageando suavemente. Deve-se evitar o contato da água do banho de aroeira na região dos olhos.
3. Banho de assento com aroeira
A aroeira ajuda a combater bactérias e fungos, sendo muito utilizada em banhos de assento para auxiliar no tratamento de infecções e corrimentos vaginais.
Ingredientes:
- 10 g de cascas de aroeira;
- 1 litro e meio de água.
Modo de preparo:
Ferver a água e acrescentar as cascas de aroeira. Deixar ferver por 10 minutos. Apagar o fogo, coar e colocar a mistura em uma bacia. Quando o chá estiver morno, sentar na bacia sem roupa e fazer o banho de assento, lavando cuidadosamente toda a vagina. Fazer este banho de assento 3 vezes ao dia por 3 dias.
4. Pomada de aroeira
Outra forma de usar a aroeira é na forma de pomada, que pode ser encontrada em farmácias ou drogarias, com o nome comercial Kronel, indicada para o tratamento de inflamações ou infecções vaginais, devendo ser usada com indicação do ginecologista.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais que podem surgir com o uso da aroeira são diarréia, dor de estômago, dermatite, irritação na boca ou garganta, especialmente quando essa planta é usada em quantidades maiores do que as recomendadas.
Por isso o uso da aroeira deve ser feito com indicação médica ou de um profissional com experiência em plantas medicinais.
Quem não deve usar
A aroeira não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com a pele muito sensível.
Além disso, o uso da aroeira por pessoas que tenham problemas gastrointestinais, só deve ser feito se indicado pelo médico, pois a planta possui efeitos laxativos, que podem aumentar o risco de efeitos colaterais, como diarréia ou dor de estômago.
É importante ressaltar que o uso da aroeira deve ser feito apenas após indicação do médico ou do fitoterapeuta.