Arovit: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Arovit é um suplemento vitamínico indicado para deficiência de vitamina A, que pode provocar cegueira notura, olhos secos, manchas escuras nos olhos ou atraso no desenvolvimento.

A vitamina A é muito importante, não só para a visão, mas também para regular várias funções do organismo como o crescimento e diferenciação dos tecido epiteliais e dos ossos, desenvolvimento do embrião na grávida e fortalecimento do sistema imune.

Leia também: 10 consequências da falta de vitamina A para a saúde tuasaude.com/carencia-de-vitamina-a

O Arovit pode ser usado na forma de comprimidos, gotas ou ampolas, porém está com o registro vencido na Anvisa, sem previsão de ser comercializado novamente, e por isso, não é encontrado em farmácias ou drogarias.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Arovit é indicado para:

  • Deficiência de vitamina A;
  • Espessamento da pele, por aumento da produção de queratina, chamada hiperqueratose;
  • Alterações nas mucosas do trato gastrointestinal, respiratório ou geniturinário. 

Além disso, o Arovit pode ser indicado para complementar o tratamento da acne vulgar ou da surdez do ouvido interno.

O uso do Arovit deve ser feito com indicação do clínico geral, nutrólogo ou pediatra, que deve recomendar o tempo de tratamento de acordo com a condição a ser tratada.

Leia também: Principais remédios para tratar espinhas (acne) tuasaude.com/remedio-para-acne

Como usar

A forma de usar o Arovit varia de acordo com sua apresentação, que inclui:

1. Arovit gotas

O Arovit gotas contém 150.000 U.I/mL de palmitato de retinol e pode ser usado por crianças ou adultos e as doses variam com a idade e condição a ser tratada, que inclui:

  Sintomas de carência de vitamina A Cegueira noturna
Bebês com menos de 1 no ou peso inferior a 8 Kg 1 a 2 gotas por dia (5.000 a 10.000 UI). 20 gotas (100.000 UI) no 1º dia, repetida após 24 horas e após 4 semanas.
Crianças com mais de 1 ano 1 a 3 gotas por dia (5.000 a 15.000 UI). 40 gotas (200.000 UI) no 1º dia, repetida após 24 horas e após 4 semanas.
Crianças com mais de 8 anos 10 a 20 gotas por dia (50.000 a 100.000 UI). 40 gotas (200.000 UI) no 1º dia, repetida após 24 horas e após 4 semanas.
Adultos 6 a 10 gotas por dia (30.000 a 50.000 UI). 40 gotas (200.000 UI) no 1º dia, repetida após 24 horas e após 4 semanas.

As gotas de Arovit podem ser diluídas em um pouco de água ou suco de frutas e tomadas durante ou após as refeições.

2. Arovit comprimidos

Os comprimidos de Arovit contendo 50.000 U.I de acetato de retinol só devem ser utilizados por adultos, sendo que o tratamento padrão é feito da seguinte forma:

  • Tratamento da carência de vitamina A: 1 comprimido (50.000 UI) por dia;
  • Tratamento para cegueira noturna: 4 comprimidos (200.000 UI) no 1º dia, repetindo a dose após 24 horas e 4 semanas depois.

O uso do Arovit drágeas deve sempre ser feito com indicação do nutrólogo ou clínico geral.

Leia também: Vitamina A: o que é, para que serve e alimentos ricos tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-a

3. Arovit ampola

A ampola de Arovit contém 300.000 U.I/mL de palmitato de retinol e deve ser usada somente por adultos através da aplicação profunda no músculo pelo enfermeiro ou um profissional especializado em aplicação de injeções.

As doses normalmente recomendadas são de 1 a 2 ampolas por semana, nos casos de distúrbios acentuados de absorção intestinal ou durante alimentação parenteral exclusiva.

Leia também: Nutrição parenteral: o que é, para que serve e como administrar tuasaude.com/nutricao-parenteral

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Arovit incluem alterações da visão, dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia, urticária, coceira na pele, dificuldade para respirar ou dor nos ossos.

Sempre que surge algum destes efeitos é aconselhado informar o médico para avaliar a necessidade de adequar a dose ou terminar o uso do medicamento.

Quem não deve tomar

O Arovit não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento, pois pode prejudicar a formação do bebê, principalmente no 1º trimestre da gestação.

Além disso, também deve ser evitado em casos de excesso de vitamina A ou de alergias à vitamina A.

Vídeos relacionados

Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

07:21 | 71.608 visualizações

ALIMENTOS QUE FAZEM O CABELO CRESCER | Tati Comenta #25

03:14 | 120.300 visualizações