7 tipos de artes marciais para autodefesa

Atualizado em junho 2023

Algumas artes marciais podem ser praticadas para defesa pessoal, como é o caso do Muay Thai, karate, krav maga e kickboxing, por exemplo, já que ajudam a fortalecer os músculos, melhorando a força física.

Essas artes marciais trabalham os músculos das pernas, glúteos e abdômen, sendo ideais para a defesa pessoal.

As artes marciais ou lutas são tanto benéficas para o corpo, como também para a mente, pois também estimulam a concentração e aumentam a confiança e autoestima, uma vez que podem ser utilizadas para defesa pessoal em qualquer situação de perigo.

Imagem ilustrativa número 7

Principais artes marciais

Algumas opções de artes marciais que podem ser usadas para autodefesa são:

1. Jiu-Jitsu

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial que utiliza golpes em forma de alavanca, pressões e torções para derrubar o oponente, sendo o seu principal objetivo derrubar e dominar o adversário.

Esta técnica aumenta a preparação e força física, desenvolve a resistência física e estimula a concentração e equilíbrio. Em média, esta arte marcial proporciona um gasto calórico de 560 calorias, pois durante os treinos são muitas vezes simulados combates, o que aumenta a atividade do organismo.

2. Muay Thai

O Muay Thai é uma arte marcial de origem Tailandesa, considerada por muitos violenta, pois envolve todas as partes do corpo e quase tudo é permitido. Como esta arte marcial se foca no aperfeiçoamento dos socos, chutes, caneladas, joelhadas e cotoveladas, ela proporciona uma grande tonificação e desenvolvimento muscular e aumento da flexibilidade e força de todo o corpo, e ainda ajuda a emagrecer pois os treinos são intensos e exigentes para o corpo.

Além disso, devido ao esforço físico exigido, os treinos de Muay Thai envolvem uma grande preparação física, incluindo exercícios de condicionamento físico como corrida, flexões e abdominais e alongamentos para aumentar a elasticidade.

3. MMA

O nome MMA vem do inglês Mixed Martial Arts, que significa Artes Marciais Mistas, popularmente ela também é conhecida como 'vale tudo'. Nesta luta é permitido usar os pés, joelhos, cotovelos e punhos mas também são permitidos contato corporais no chão com técnicas de imobilização do adversário.

Nas lutas de MMA é possível fortalecer os músculos e modelar todo o corpo, no entanto esse tipo de luta é mais comum de ser praticada por homens.

4. Kickboxing

O Kickboxing é um tipo de luta que mistura técnicas de algumas artes marciais com boxe, envolvendo todas as partes do corpo. Neste luta você aprende socos, chutes de canela, joelhadas, cotoveladas, o que proporciona uma visão abrangente da arte de lutar.

Este é um método de luta que também exige um grande esforço físico, gastando-se em média 600 calorias em uma hora de treino. Esta atividade proporciona a perda de gordura, define os músculos e melhora a resistência e força física.

5. Krav Maga

O Krav Maga é uma técnica que teve origem em Israel, e o seu principal foco consiste em usar o próprio corpo para defesa em qualquer situação de perigo. Nesta arte é utilizado todo o corpo, e são desenvolvidas técnicas de defesa pessoal que permitem impedindo o ataques de formas simples, utilizando de forma inteligente o próprio peso e força do atacante.

Esta é uma técnica que desenvolve a preparação física, assim como a rapidez e equilíbrio, pois os movimentos utilizados são curtos, simples e rápidos. Além disso, estimula a concentração, pois os ataques simulam sempre perigo e surpresa, podendo ser impedidos de diferentes formas.

6. Taekwondo

O Taekwondo é uma arte marcial que utiliza maioritariamente as pernas, conferindo mair agilidade e força ao corpo.

Quem pratica esta arte marcial desenvolve bastante as pernas e a sua força, pois ela consiste numa luta que se foca na aplicação de golpes ou chutes acima da cintura e na cabeça do adversário, de forma a marcar pontos. Em média, quem pratica esta arte marcial gasta 560 calorias em uma hora de treino.

Além da condição física, esta arte marcial desenvolve também o equilíbrio e capacidade de concentração, assim como a elasticidade, pois durante os treinos os alongamentos são decisivos para um bom desempenho.

7. Karatê

O karatê é uma prática em que são utilizadas várias técnicas que podem ser usadas para a defesa pessoal, além de também utilizar a energia e a consciência.

A prática de karatê ajuda a fortalecer os músculos e estimula o funcionamento de todos os sintomas do corpo ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento das habilidades físicas e mentais.