Artrite séptica: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

A artrite séptica é a infecção de uma articulação provocada por bactérias que pode aparecer após uma cirurgia, devido a uma lesão próxima, ou longe, da articulação, ou como consequência de uma infecção em outro local do corpo, como infecção urinária ou em uma ferida presente na pele.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ortopedista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os locais mais afetados na artrite séptica são as articulações do joelho e do quadril, mas pode surgir em qualquer outra articulação do corpo.

A artrite séptica tem cura e o seu tratamento deve ser iniciado no hospital com o uso de antibióticos diretamente na veia, assim como drenagem da articulação com agulha. Após isso, o tratamento deve ser continuado por meio de fisioterapia para recuperar os movimentos da articulação e evitar o surgimento de dor.

Imagem ilustrativa número 2

Principais sintomas

Os principais sintomas de artrite séptica são:

  • Incapacidade para movimentar a articulação;
  • Dor intensa ao movimentar o membro afetado;
  • Inchaço e vermelhidão na articulação;
  • Febre acima de 38º C;
  • Sensação de queimação da articulação.

A artrite séptica leva à degeneração progressiva da articulação e, por isso, pode resultar na sua destruição, especialmente se a infecção não for identificada a tempo e tratada corretamente.

Os sintomas de artrite séptica são mais frequentes em crianças e idosos com feridas infectadas nas regiões próximas de articulações, além de também ser mais comum em pacientes com doenças autoimunes ou com condições pré-existentes como diabetes ou câncer.

As articulações mais afetadas são as do joelho e as do quadril, sendo esta última muito grave quando acontece em crianças, pois pode haver o comprometimento do desenvolvimento.

Sintomas de artrite séptica em crianças

Os principais sintomas de artrite séptica em bebês e crianças são:

  • Choro ao mover a articulação infectada;
  • Febre leve, em alguns casos;
  • Incapacidade para mover a extremidade com a articulação infectada;
  • Irritabilidade;
  • Inflamação e vermelhidão da articulação.

A artrite séptica em crianças acontece com maior frequência em crianças com menos de 3 anos, afetando principalmente a articulação do joelho, quadril e tornozelo.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da artrite séptica deve ser feito pelo ortopedista e, geralmente é baseado nos sintomas apresentados pela pessoa e história clínica.

No entanto, muitas vezes, o médico também pede a realização de alguns exames, especialmente raio X, exame de sangue e punção da articulação, na qual é retirada uma amostra do líquido da articulação para ser analisada em laboratório. Essa análise permite saber o tipo de microrganismo que está causando a infecção e permite orientar melhor o tratamento.

Marque uma consulta com o ortopedista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para que seja feito o diagnóstico da artrite séptica e iniciado o tratamento mais adequado:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Principais causas

A artrite séptica é causada por uma infecção no fluido da articulação, chamado de líquido sinovial, e nos tecidos da articulação. As principais causas dessa condição são:

  • Infecção que tem origem em outra parte do corpo, como infecções da pele ou genitais;
  • Feridas infectadas;
  • Objetos estranhos que entram na pele;
  • Fraturas expostas;
  • Lesões na pele.

Os principais organismos associados com a artrite séptica são os estafilococos, bacilos gram-negativos, estreptococos e Haemophilus influenzae.

Como é feito o tratamento

A artrite séptica é considerada uma urgência e, dessa forma, se existir suspeita desse tipo de infecção é muito importante ir rapidamente ao hospital.

O tratamento para artrite séptica é iniciado em internamento no hospital para realizar os exames necessários e fazer medicação para as dores. Depois dos resultados dos exames, é iniciada a administração de antibióticos na veia para ajudar a combater a infecção.

Normalmente, o internamento é mantido até que exista melhora dos sintomas, mas normalmente a pessoa precisa manter o uso do antibiótico em casa, pelo tempo indicado pelo médico, para garantir que todas as bactéria são eliminadas.

Fisioterapia para artrite séptica

Ao longo do tratamento, conforme a melhora da pessoa, o médico pode indicar a realização de fisioterapia para que sejam iniciados exercícios com o objetivo de recuperar os movimentos do membro afetado. Estes exercícios devem ser mantidos até que o movimento da articulação tenha regressado ao normal, ou o mais próximo possível.