Artrose acromioclavicular: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em abril 2024

Artrose acromioclavicular é um desgaste da articulação localizada entre a clavícula e o osso chamado acrômio, provocando sintomas como inchaço, dor e rigidez no ombro e dificuldade para realizar alguns movimentos.

Esse desgaste articular é mais comum em atletas, fisiculturistas e trabalhadores que utilizam muito os braços, podendo causar dores e dificuldade de movimentação do braço.

O tratamento da artrose acromioclavicular é feito pelo ortopedista e envolve sessões de fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios e, nos casos mais graves, cirurgia.

Mulher com a mão no ombro enquanto faz um movimento com esta articulação

Sintomas de artrose acromioclavicular

Os principais sintomas de artrose acromioclavicular são:

  • Dor e sensibilidade no ombro, na parte superior ao redor da articulação;
  • Dor no ombro, principalmente ao girar ou levantar o braço durante atividades diárias regulares ou ao comprimir a articulação;
  • Movimento reduzido dos ombros;
  • Dor ao dormir de lado sobre a articulação afetada;
  • Sentir o barulho de um clique quando o ombro se move.

Além disso, a área da articulação pode ficar mais saliente ou elevada, especialmente nos casos de ter sofrido uma lesão anterior.

Na presença desses sintomas é importante consultar o ortopedista para que a artrose acromioclavicular seja diagnosticada e assim indicado o tratamento mais adequado.

Se apresenta sintomas de artrose acromioclavicular, marque uma consulta com um ortopedista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ortopedistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Teste online de sintomas

Para saber a possibilidade de ter artrose, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Dor nas articulações ao realizar esforços e que melhora com o repouso
  2. 2. Rigidez nas articulações após repousar, mas que passa em até 30 minutos
  3. 3. Movimento reduzido em uma ou mais articulações
  4. 4. Sensação de que uma ou mais articulações estão “frouxas” ou instáveis
  5. 5. Aumento do tamanho da articulação
  6. 6. Estalos frequentes ao movimentar partes do corpo

Este teste é apenas uma ferramenta de orientação e, portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico nem substitui a consulta com um ortopedista ou clínico geral.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da artrose acromioclavicular é feito pelo ortopedista, através da avaliação dos sintomas e do exame físico.

Além disso, o médico pode indicar a realização de alguns exames de imagem como raio X ou ressonância magnética, que permitem avaliar o desgaste da articulação e observar lesões que possam ter ocorrido como resultado da artrose.

Possíveis causas

A artrose acromioclavicular é causada por um processo inflamatório que pode ocorrer devido à sobrecarga da articulação, que causa desgaste, causando dor ao executar determinados movimentos.

Esse problema é mais comum em pessoas que levantam pesos, atletas que praticam esportes em que é necessário realizar diversos movimentos com os braços, como natação ou tênis, por exemplo, e em pessoas que trabalham forçando os braços diariamente.

Como é feito o tratamento

O tratamento da artrose acromioclavicular deve ser feito com orientação do ortopedista, que pode indicar fisioterapia, uso de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios até a melhora dos sintomas.

Além disso, também pode ser recomendado reduzir exercícios ou atividades diárias que causem desgaste na articulação, devendo ser substituídos por exercícios que fortaleçam a região dos ombros.

Se a fisioterapia e os exercícios de fortalecimento não forem suficientes para melhorar os sintomas, o médico pode aplicar uma injeção de corticoide direto na articulação para reduzir a inflamação e a dor.

Em casos mais graves, pode ser indicada a cirurgia de artroscopia do ombro. Após a cirurgia, o membro deve ser imobilizado por um período de aproximadamente 2 a 3 semanas e, após esse período, é aconselhada fisioterapia de reabilitação. Veja como é feita a artroscopia de ombro e recuperação.