Artrose no joelho é uma situação caracterizada pelo desgaste da articulação, o que leva a uma inflamação do local, resultando em sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade para movimentar o joelho.
Com o passar do tempo, a artrose tende a piorar, causando deformidades da articulação e dor intensa, que podem fazer com que a pessoa tenha dificuldade para andar e maior tendência a mancar.
Na presença de sintomas de artrose, é aconselhado consultar o ortopedista para que possam ser realizados exames e iniciado o tratamento adequado, que pode envolver o uso de remédios, a realização de fisioterapia e, nos casos mais graves, cirurgia.
Sintomas de artrose no joelho
Os sintomas de artrose no joelho são:
- Dor no joelho após esforços, podendo melhorar com o repouso;
- Rigidez ao se levantar da cama de manhã ou após longos períodos de repouso que melhora após 30 minutos;
- Presença de estalos ao movimento ou “crepitações"
- Inchaço e calor, geralmente na fase inflamatória
- Sensação de aumento de tamanho do joelho, devido ao crescimento dos ossos ao redor do joelho
- Movimentos mais limitados, especialmente esticar o joelho totalmente
- Dificuldade em apoiar a perna no chão
- Músculos da coxa mais fracos e mais atrofiados.
É comum que os dois joelhos sejam afetados, no entanto os sintomas podem ser diferentes entre eles, uma vez que o grau de comprometimento de cada articulação pode variar.
Teste online de sintomas
Para saber as chances de ter artrose, por favor, indique abaixo os sintomas que apresenta:
Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um ortopedista ou clínico geral.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da artrose no joelho é feito pelo ortopedista a partir da avaliação dos sintomas apresentados e exame físico da articulação.
No exame físico são realizados movimentos com o joelho com o objetivo de verificar a mobilidade, presença de estalos e de dor, assim como a sua intensidade, e também é feita uma avaliação dos fatores de risco para a artrite no joelho, pois é mais comum em pessoas com mais de 50 anos.
Marque uma consulta com o ortopedista na região mais próxima de você:
Além disso, o médico pode solicitar a realização de exames de imagem, como o raio X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e/ ou ultrassom do joelho para avaliar o grau de desgaste da articulação para orientar o tratamento mais adequado.
Possíveis causas
As principais causas da artrose no joelho podem ser:
- Desgaste natural da articulação, que ocorre devido à idade;
- Estar muito acima do peso;
- Traumatismo direto, como cair de joelhos, por exemplo;
- Doença inflamatória associada ao uso indevido da articulação.
Este problema afeta principalmente pessoas com mais de 45 anos, mas, se a pessoa estiver muito acima do peso ou tiver alguns destes fatores de risco, por exemplo, pode desenvolver uma artrose ainda jovem, por volta dos 30 anos de idade.
Como é feito o tratamento
O tratamento da artrose no joelho deve ser feito de acordo com a orientação do ortopedista que pode indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos ou suplementos nutricionais para ajudar a restaurar a articulação do joelho.
Os principais tratamentos para a artrose no joelho incluem:
1. Medicamentos
Os medicamentos indicados pelo ortopedista para a artrose no joelho têm como objetivo reduzir a dor e o desconforto na articulação.
Os principais medicamentos indicados são:
- Paracetamol: é o tratamento de primeira escolha indicado para reduzir dor leve a moderada;
- Analgésicos opioides, como tramadol: é indicado para dor forte em casos mais graves de artrose no joelho;
- Duloxetina: é usada para ajudar a aliviar a dor em casos de dor crônica.
Além disso, existem outros medicamentos que podem ser indicados para artrose no joelho como Piascledine, injeção de ácido hialurônico na articulação, ou o uso do suplemento de sulfato de glucosamina e condroitina por via oral.
No entanto, ainda são necessários mais estudos para seu uso na artrose no joelho. Confira mais opções de medicamentos para artrose.
Leia também: 13 remedios para dor no joelho (e como usar) tuasaude.com/remedio-para-dor-no-joelho2. Exercícios
Alguns exercícios para artrose no joelho são alongamento da musculatura das pernas que pode ser feito pela própria pessoa ou com o auxílio do fisioterapeuta, ou também andar de bicicleta.
Porém, o ideal é que os exercícios sejam feitos com orientação do fisioterapeuta, pois quando realizados de forma incorreta ou com a articulação muito dolorida, podem agravar os sintomas. Veja os principais exercícios para artrose.
3. Fisioterapia
A fisioterapia para artrose no joelho deve ser realizada preferencialmente todos os dias, nos momentos de maior dor.
O fisioterapeuta deve avaliar a articulação e orientar o melhor tratamento, respeitando as limitações de cada pessoa.
Nas sessões de fisioterapia podem ser utilizados aparelhos específicos e exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Saiba como é feita a fisioterapia para artrose.
4. Cirurgia
A cirurgia é indicada nos casos em que o uso de remédios e a fisioterapia não foram eficazes para aliviar os sintomas, e a dor persiste, mesmo após meses de tratamento convencional.
A cirurgia pode ser feita removendo a articulação do joelho e colocando uma prótese no lugar. Depois disso, geralmente, é possível uma recuperação completa.
No entanto, é necessário fazer sessões de fisioterapia para acelerar a recuperação. Saiba como é feita e quanto tempo demora a recuperação.
5. Tratamento natural
Um bom tratamento natural para artrose no joelho é utilizar o cataplasma de linhaça morno sobre a articulação, no final do dia.
Basta fazer uma trouxinha com um tecido limpo e fino com 3 colheres de sementes de linhaça e aquecer no micro-ondas por 1 ou 2 minutos, até que ela fique morna.
Em seguida, aplicar nos joelhos de 10 a 15 minutos. Confira algumas opções de remédios caseiros para artrose.