Assadura em bebê: sintomas, causas e tratamento

A assadura em bebês, também conhecida como dermatite de fraldas, pode causar sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e o aparecimento de bolinhas na pele sob a fralda, em regiões como coxas ou glúteos.

Esta dermatite normalmente é causada pela ação irritante de substâncias presentes na urina ou fezes na pele do bebê e este efeito tende a ser potencializado com a oclusão do local pelo uso da fralda. Entenda melhor o que é dermatite em bebês e os sintomas.

Em caso de suspeita de assadura em bebês, especialmente se os sintomas forem intensos ou persistentes, é recomendado consultar um pediatra ou dermatologista pediátrico. Além do uso de cremes para proteger a pele, podem ser indicadas pomadas com antibióticos ou antifúngicos em alguns casos.

Mãe trocando a fralda do bebê

Principais sintomas

Os principais sintomas de assadura no bebê são:

  • Vermelhidão no local afetado;
  • Coceira intensa;
  • Bolinhas vermelhas e pequenas na pele; 
  • Descamação; 
  • Inchaço leve e/ou feridas na área irritada, em alguns casos.

A assadura no bebê tende a surgir na região das coxas, glúteos, escroto ou grandes lábios e, normalmente, não afeta o interior das dobras de pele. Também pode incomodar bastante o bebê, prejudicando o sono e causando irritabilidade, agitação e choro.

Especialmente quando não tratada, microrganismos como a Candida albicans podem se desenvolver no local da assadura no bebê, agravando os sintomas. Neste caso, a assadura tende a se espalhar, podendo também surgir pequenas bolhas em alguns casos.

Assadura em bebê com bolhas é normal?

A assadura em bebês normalmente não causa bolhas. Isso é mais frequente quando microrganismos como a Candida albicans começam a se multiplicar no local da assadura agravando os seus sintomas.

Especialmente em caso de candidíase no local da assadura podem surgir pequenas bolhas com pus, as áreas de dobras também tendem a ser afetadas e a pele avermelhada pode ficar mais escura e parecer mais elevada que o seu entorno. 

Leia também: Candida albicans: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/candida-albicans

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de assadura em bebê é feito pelo pediatra ou dermatologista pediátrico levando em consideração os sintomas apresentados e características das lesões na pele do bebê.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um pediatra mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Pediatras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Possíveis causas

A assadura é causada pelo contato repetido e prolongado da urina e/ou fezes do bebê com a sua pele. Essas substâncias apresentam um efeito irritativo que é potencializado pela oclusão da pele pela fralda.

Além disso, ao causar a oclusão da pele, o uso da fralda aumenta a umidade no local, gera atrito e favorece a multiplicação de microrganismos, podendo agravar as assaduras e outros problemas da pele, caso existam.

Leia também: 7 problemas de pele comuns no bebê e como tratar tuasaude.com/problemas-de-pele-mais-comuns-no-bebe

Como é feito o tratamento

Na maioria dos casos, o tratamento da assadura em bebês é feito com medidas como:

  • Aplicar pomadas de barreira na região afetada, que protegem a pele de substâncias irritantes;
  • Trocar a fralda do bebê com mais frequência, evitando o contato prolongado da urina e/ou fezes com a pele;
  • Não usar produtos de higiene irritantes ao dar banho ou fazer a limpeza durante a troca de fralda;
  • Evitar o uso de lenços umedecidos impróprios para a higiene do bebê, como aqueles que contém perfumes e óleos essenciais.

A assadura em bebês normalmente melhora naturalmente em 2 a 3 dias apenas com estas medidas. No entanto, em alguns casos, o médico também pode indicar a aplicação de uma pomada de hidrocortisona 0,5% no local para ajudar a diminuir a inflamação.

Além disso, em caso de suspeita de candidíase ou infecção por bactérias, pode ser necessário o uso de pomadas com antibióticos ou antifúngicos, que devem ser usadas de acordo com a orientação do médico. 

Pomadas para assadura em bebês

As pomadas para assadura em bebês mais indicadas são as pomadas de barreira, que contém óxido de zinco e/ou lanolina, por exemplo, e agem protegendo a pele do bebê do contato com a urina e fezes. Conheça mais pomadas para assadura.

No entanto, pomadas com corticoides, antifúngicos ou antibióticos também podem ser indicadas em alguns casos, devendo ser usadas somente com a orientação de um médico.