Astigmatismo é a alteração na curvatura do globo ocular, resultando em uma dificuldade para enxergar corretamente e sintomas, como visão embaçada ou distorcida, dificuldade para focar objetos ou dificuldade de leitura ou para dirigir.
Esta alteração normalmente é causada por um formato anormal da córnea ou do cristalino, fazendo com que os raios de luz atinjam a retina em diferentes locais, prejudicando a formação da imagem no olho, e pode afetar crianças ou adultos.
O tratamento do astigmatismo é feito pelo oftalmologista e, normalmente, envolve o uso de óculos ou lentes de contato, de acordo com o grau de astigmatismo identificado pelo médico, e cirurgia.
Sintomas de astigmatismo
Os principais sintomas de astigmatismo são:
- Visão embaçada ou distorcida, de longe e de perto;
- Diminuição da visão ou dificuldade para focar objetos;
- Olhos secos ou lacrimejando;
- Dor ou sensação de cansaço ou peso nos olhos;
- Dificuldade para enxergar à noite;
- Incômodo em ambientes iluminados;
- Dor de cabeça frontal.
Devido à dificuldade para enxergar, a pessoa pode precisar aproximar objetos dos olhos para ver com mais nitidez e ter dificuldade em realizar algumas tarefas, como leitura ou condução de veículos, especialmente à noite ou na chuva. Saiba identificar todos os sintomas de astigmatismo.
Além disso, os sintomas tendem a piorar após longos períodos de leitura ou uso de telas, como em computadores ou celulares.
Leia também: 11 sintomas de problemas de vista tuasaude.com/sintomas-de-problemas-de-visaoAstigmatismo em crianças
O astigmatismo em crianças pode causar dificuldade de leitura e prejudicar o aprendizado, também sendo comum a criança trazer objetos para perto dos olhos com frequência, ter queixas na escola de mau comportamento, notas baixas ou falta de atenção.
Teste de astigmatismo em casa
Um teste para astigmatismo que pode ser feito em casa consiste em observar a imagem abaixo com um olho de cada vez, enquanto um está fechado e outro aberto.
Além disso, é importante que o teste seja feito a várias distâncias, até um máximo de 6 metros, para identificar a partir de que distância o astigmatismo afeta a visão.
Em caso de astigmatismo, a pessoa tende a perceber alterações na imagem, como linhas mais claras que outras ou linhas tortas, enquanto uma pessoa com visão normal deverá enxergar todas as linhas do mesmo tamanho, cor e com a mesma distância entre uma e outra.
É importante ressaltar que o teste de astigmatismo não serve como diagnóstico e nem substitui a consulta com o oftalmologista.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do astigmatismo é feito pelo oftalmologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame oftalmológico, como teste de acuidade visual, exame de refração, retinoscopia ou ceratometria. Saiba quando o exame oftalmológico é indicado.
Marque uma consulta com o oftalmologista na região mais próxima:
Esses exames, permitem ao médico avaliar a capacidade da pessoa em distinguir objetos, letras, números e linhas, observar a curvatura e a espessura da córnea, e a identificar o grau de astigmatismo e seu tipo.
Leia também: 8 exames de vista mais comuns: para que servem e quando fazer tuasaude.com/exame-de-vistaDiferença entre hipermetropia, miopia e astigmatismo
O astigmatismo geralmente provoca visão embaçada independente da distância dos objetos.
Já na miopia, a dificuldade para enxergar acontece apenas para objetos distantes, sendo diferente da hipermetropia, em que a dificuldade surge apenas quando é preciso enxergar de perto. Conheça mais diferenças entre hipermetropia, miopia e astigmatismo.
Como é a visão de quem tem miopia e astigmatismo juntos?
Quem tem miopia e astigmatismo juntos pode ter dificuldade para enxergar objetos mesmo que próximos. Além disso, a visão também pode ser pior à distância em comparação com pessoas que têm apenas miopia.
Leia também: 12 doenças dos olhos mais comuns (e o que fazer) tuasaude.com/doencas-dos-olhosPossíveis causas
O astigmatismo é causado por uma alteração na curvatura da córnea ou do cristalino no olhos, que se encontra em um formato de ovo, fazendo com que os raios de luz atinjam a retina em diferentes locais, formando imagens diferentes, que se sobrepõem, resultando nos sintomas.
Esse tipo de problema de refração pode ser hereditário, ou seja, transmitido de pais para filhos, mas também pode ocorrer devido a traumas no olho, ceratocone ou complicações de cirurgias oculares, por exemplo.
Tipos de astigmatismo
Os principais tipos de astigmatismo são:
1. Astigmatismo corneano
No astigmatismo corneano, os sintomas surgem devido a alteração na curvatura da córnea, sendo o tipo mais comum de astigmatismo.
2. Astigmatismo lenticular
O astigmatismo lenticular ocorre devido a anormalidades na curvatura do cristalino, que é estrutura transparente que se localiza atrás da pupila, e que funciona como uma lente natural do olho, permitindo o foco e a leitura.
Leia também: Visão turva ou embaçada: 6 principais causas e o que fazer tuasaude.com/visao-embacada3. Astigmatismo retiniano
O astigmatismo retiniano ocorre por uma alteração na posição da mácula no olho, que é a parte central da retina, ficando mais inclinada, resultando nos sintomas.
4. Astigmatismo regular
No astigmatismo regular, as duas linhas de curvatura da córnea, chamadas de meridianos, são perpendiculares, ou seja, a córnea é mais curvada em uma direção do que na outra, como se fosse uma bola de futebol americano.
5. Astigmatismo irregular
Nesse tipo de astigmatismo, a córnea é curvada em várias direções, sendo mais difícil de tratar e menos comum do que o astigmatismo regular.
Como é feito o tratamento
O tratamento do astigmatismo deve ser feito com orientação do oftalmologista, com o objetivo de corrigir a o problema de refração e melhorar a visão e os sintomas.
Assim, os principais tratamentos que podem ser indicados pelo médico são:
1. Lentes corretivas
O uso de lentes corretivas, por meio de óculos ou lentes de contato, pode ser indicado pelo oftalmologista de acordo com o grau de astigmatismo.
Além disso, o grau do astigmatismo pode mudar com o tempo, necessitando de novos óculos ou lentes de contato e, algumas vezes, a cirurgia para astigmatismo também pode ser indicada.
2. Cirurgia para astigmatismo
A cirurgia para astigmatismo algumas vezes pode ser indicada para diminuir a dificuldade para enxergar, especialmente nos casos mais graves ou quando se deseja um resultado mais definitivo, e pode ser feita com o uso de laser. Veja como é feita a cirurgia para astigmatismo.
Astigmatismo tem cura?
O astigmatismo não tem cura, no entanto, pode ser tratado com o uso de lentes corretivas, como óculos e lentes de contato.
Além disso, algumas vezes, também pode ser indicada a cirurgia para astigmatismo, especialmente quando se deseja uma correção mais definitiva da visão.