Ataxia cerebelar: o que é, sintomas, causas e tratamento

O que é:

Ataxia cerebelar é a perda de equilíbrio e coordenação devido a alterações no funcionamento do cerebelo, uma parte do cérebro responsável pela regulação dos movimentos e controle do equilíbrio.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Neurologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

No entanto, a ataxia nem sempre é causada por alterações no cerebelo, podendo surgir devido a doenças que afetam os nervos, hidrocefalia ou enxaqueca, por exemplo. Confira as principais causas e tipos de ataxia.

Em caso de suspeita de ataxia cerebelar, é importante consultar um neurologista. No entanto, caso os sintomas tenham surgido repentinamente, é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação, porque pode ter causas graves, como AVC ou infecções. 

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da ataxia cerebelar são:

  • Perda do equilíbrio, fazendo com que a pessoa precise afastar os pés para conseguir manter-se de pé;
  • Dificuldade para andar, podendo parecer que a pessoa está embriagada;
  • Postura instável, especialmente quando de pé ou sentado, que faz com que o tronco e a cabeça oscilem mesmo com a pessoa parada;
  • Braços e/ou pernas descoordenados, dificultando a realização de tarefas que exijam o controle dos movimentos dos membros, como comer ou dirigir;
  • Movimentos anormais com os olhos, também conhecido como nistagmo.

A ataxia cerebelar é um sintoma que indica um mau funcionamento do cerebelo, sendo comum também surgirem outros sintomas, como tremor, vertigem, fala arrastada e falta de precisão ao realizar movimentos.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da ataxia cerebelar normalmente é feito pelo neurologista, levando em consideração os sintomas presentes e alterações no exame neurológico, em que o médico pede para a pessoa realizar diferentes movimentos para avaliar a coordenação e equilíbrio. 

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o neurologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Neurologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico pode ainda indicar exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética do crânio, para identificar a causa da ataxia cerebelar e iniciar o tratamento mais adequado. 

Possíveis causas

As principais causas de ataxia cerebelar são:

  • Deficiências nutricionais, como a falta de vitamina E, B1 e B12;
  • Uso de alguns medicamentos, como anticonvulsivantes e quimioterápicos;
  • Intoxicações, devido a metais pesados ou consumo excessivo de álcool, por exemplo;
  • Infecções do sistema nervoso, quando afetam o cerebelo;
  • Acidente vascular encefálico (AVC), quando afeta vasos sanguíneos do cerebelo;
  • Malformações do cerebelo, que podem prejudicar o seu funcionamento;
  • Doenças genéticas e autoimunes, como ataxia telangiectasia e esclerose múltipla;
  • Tumores, especialmente em caso de metástases para o cerebelo.

A ataxia cerebelar pode ser confundida com doenças que normalmente causam tontura, como neurite vestibular e labirintite, sendo importante a sua identificação para que se possa iniciar o tratamento mais adequado. Conheça mais causas de tontura.

Como é feito o tratamento

O tratamento da ataxia cerebelar depende da sua causa e pode envolver a reposição de vitaminas, em caso de deficiência, troca de medicamentos ou uso de antibióticos para o tratamento de infecções, por exemplo.  

Quando um AVC é a causa da ataxia cerebelar, o tratamento depende também do tipo de AVC, podendo ser indicado o uso de medicamentos ou cirurgia. Veja as principais opções de tratamento para AVC.

Além disso, pode ser indicada cirurgia, quimio e/ou radioterapia, em caso de tumores, e medicamentos como corticoides e imunomoduladores, se a ataxia cerebelar foi causada por doenças autoimunes. 

Quando não se conhece a causa e/ou não existe um tratamento, pode ser necessário o uso de dispositivos para auxiliar no deslocamento, como cadeira de rodas ou andadores, além de sessões de fisioterapia e terapia ocupacional para melhorar a qualidade de vida da pessoa.  

Ataxia cerebelar tem cura?

A ataxia cerebelar pode ser curada em alguns casos, especialmente quando existe um tratamento específico para a sua causa. 

No entanto, em caso de malformações do cerebelo ou doenças genéticas, por exemplo, a ataxia cerebelar normalmente não tem cura.

Qual o tempo de vida para quem tem ataxia cerebelar?

O tempo de vida da pessoa com ataxia cerebelar depende da sua causa e da gravidade dos sintomas. Algumas doenças genéticas são graves e podem colocar a vida da pessoa em risco ainda nos primeiros anos de vida, por exemplo.