A audiometria é um exame auditivo que serve para avaliar a capacidade auditiva da pessoa na interpretação de sons e palavras, permitindo detetar alterações auditivas importantes, especialmente em pessoas que trabalham em ambientes muito barulhentos.
Existem dois tipos principais do exame de audiometria: a tonal e a vocal. A tonal permite saber qual o intervalo de frequências que a pessoa consegue escutar, enquanto a vocal se foca mais na capacidade de compreensão de determinadas palavras.
Este exame deve ser realizado numa cabina especial, isolada de ruído, dura cerca de 30 minutos, não provoca dor e é geralmente realizado por um fonoaudiólogo.
Principais tipos de audiometria
Existem dois tipos principais de audiometria, que são:
1. Audiometria tonal
A audiometria tonal é um exame que avalia a capacidade auditiva da pessoa, permitindo determinar o seu limiar auditivo, inferior e superior, em um espectro de frequências que varia entre os 125 e os 8000 Hz.
O limiar auditivo é o nível mínimo de intensidade de som que é necessária para que o tom puro possa ser percebido metade das vezes em que for apresentado, para cada frequência.
2. Audiometria vocal
A audiometria vocal avalia a capacidade de compreensão da pessoa de determinadas palavras, de distinguir determinados sons, que são emitidas através dos auscultadores, com intensidades de som diferentes. Desta forma, a pessoa deve repetir as palavras ditas pelo examinador.
Como se preparar para o exame
Não é necessária uma preparação especial para fazer este exame. No entanto, em alguns casos, pode ser recomendado que a pessoa evite estar exposta a ruídos fortes e constantes durante as 14 horas antes.
Como é feita a audiometria
O exame de audiometria realiza-se dentro de uma cabine isolada de outros ruídos que possam interferir no exame. A pessoa usa uns auscultadores especiais e deve indicar ao fonoaudiólogo, levantando uma mão, por exemplo, quando ouve sons, que podem ser emitidos em diferentes frequências e alternadamente para cada um dos ouvidos.
Este exame não causa qualquer tipo de dor e tem a duração de aproximadamente meia hora.
Resultado do exame
Existem diversos tipos e graus de perda auditiva, de forma que a incapacidade de escutar sons puros abaixo de 25 dB indica alguma perda auditiva.
Na audiometria detalhada, a audição é normal quando é possível escutar sons de 250 a 8000 Hz a 25 dB ou menos.
A quantidade e o tipo de perda auditiva podem ajudar a orientar qual a possível causa e as possibilidade de recuperar a audição. Algumas doenças que podem estar associadas com a perda de audição são labirintite, síndrome de Meniere, tímpano perfurado ou trauma acústico por sons muito altos, por exemplo.
Como prevenir a perda de audição
Para prevenir a perda de audição, é importante seguir algumas recomendações da OMS, como:
- Manter o volume baixo dos dispositivos de áudio;
- Utilizar fones de ouvido bens ajustados e, se possível, com cancelamento de ruídos;
- Usar tampões de ouvido em lugares com muito ruídos.
A exposição a sons fortes provoca a perda temporária de audição ou zumbido nos ouvidos. No entanto, a exposição prolongada ou repetida pode causar danos auditivos permanentes, provocando a perda auditiva irreversível.