Como fazer o autoexame testicular (em 3 passos)

O autoexame testicular é um exame que o próprio homem pode fazer em casa para identificar alterações nos testículos, sendo útil para identificar sinais precoces de infecções ou até de câncer no testículo, como diferença de tamanho entre os testículos ou presença de caroço.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Urologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O câncer de testículo é mais comum em jovens com idade entre os 15 e 35 anos, mas é facilmente tratado, desde que identificado precocemente, podendo nem ser necessário retirar os dois testículos e permitindo manter a fertilidade. Saiba mais sobre o câncer de testículo e como é feito o tratamento.

Na presença de alterações no autoexame de testículo, deve-se consultar o urologista para realizar exames e identificar a causa de alterações no testículo e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Passo-a-passo para fazer o autoexame

O autoexame testicular deve ser feito durante o banho, pois é um momento no qual a pele da região genital se encontra mais relaxada, facilitando a manipulação dos testículos.

Depois, deve-se seguir estes passos:

  1. Observar se existem alterações na textura ou cor do saco escrotal, em pé, de frente para o espelho, antes de entrar para o banho;
  2. Colocar o dedo do meio e o indicador atrás do testículo e o dedão em cima do testículo. Depois, deslizar o testículo entre os dedos para avaliar a presença de caroços e outras alterações;
  3. Encontrar o epidídimo e os ductos deferentes, que são os pequenos canais localizados logo atrás ou em cima do testículo, por onde passa o esperma, e que podem ser sentidos como um pequeno nó no testículo. Estes canais devem ser identificados para não ser confundido com uma massa suspeita ou um gânglio inchado.

É normal que durante este exame se identifique que existe um testículo que se encontra mais abaixo que o outro. Sinais de alarme geralmente são a presença de caroços independentemente do tamanho, indolores, ou alterações do tamanho ou consistência dos testículos.

Confira como fazer o autoexame testicular no vídeo seguinte:

Como fazer o AUTOEXAME DO TESTÍCULO

04:31 | 405.098 visualizações

Quando fazer o autoexame

O autoexame dos testículos deve ser feito pelo menos 1 vez por dia, de preferência antes e depois um banho quente, pois o calor relaxa a região, facilitando a observação de alterações. No entanto, o autoexame também pode ser feito todos os dias, já que um melhor conhecimento do próprio corpo ajuda a identificar sinais precoces de várias doenças.

O autoexame testicular deve ser feito a partir da adolescência, para que o homem tenha noção do tamanho e forma normal dos testículos e veja mais facilmente qualquer alteração nestes órgãos.

Sinais de problemas no testículo

Durante a realização do autoexame, o homem ficar atento a alterações nos testículos como:

  • Diferença no tamanho;
  • Sensação de peso no escroto;
  • Presença de uma massa ou caroço duro no testículo;
  • Dor na região inferior da barriga ou virilha;
  • Presença de sangue no escroto;
  • Dor ou desconforto no testículo ou escroto.

Caso exista algum tipo de alteração, é aconselhado marcar uma consulta com um urologista para identificar a causa certa e iniciar o tratamento mais adequado, já que existem vários problemas que podem causar as mesmas alterações do câncer, como a epididimite ou o hidrocele, por exemplo. Veja as principais causas de caroço nos testículos.

Marque uma consulta com um urologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Vídeos relacionados

Como fazer o AUTOEXAME DO TESTÍCULO

04:31 | 405.098 visualizações