Avodart é um remédio indicado para o tratamento da alopecia e hiperplasia prostática benigna, além de para a prevenção do agravamento deste problema na próstata, pois contém dutasterida na sua composição.
Entre os possíveis efeitos colaterais de Avodart, os principais estão relacionados com a função sexual, incluindo impotência, diminuição de libido ou dificuldade de ejaculação, que podem ser persistentes em algumas pessoas.
O Avodart é vendido em farmácias na forma de cápsulas com 0,5 mg de dutasterida, devendo ser usado somente com orientação médica. Não é indicado para mulheres, nem para crianças ou adolescentes com menos de 18 anos.
Para que serve
O Avodart é indicado para:
- Tratar a hiperplasia prostática benigna (HPB), aliviando os sintomas e diminuindo o tamanho da próstata;
- Prevenir o agravamento da hiperplasia prostática benigna, reduzindo o risco de retenção urinária aguda e a necessidade de cirurgia;
- Tratar a queda de cabelo de padrão masculino, conhecida como alopecia androgenética.
O Avodart contém o princípio ativo dutasterida, uma substância parecida com a finasterida, e deve ser usado somente por homens adultos.
Esse remédio age diminuindo significativamente a produção do hormônio dihidrotestosterona pelo organismo e, portanto, reduzindo o estímulo ao crescimento da próstata.
Como tomar
O Avodart normalmente é vendido em farmácias na forma de cápsulas gelatinosas contendo 0,5 mg de dutasterida.
Estas cápsulas devem ser ingeridas inteiras com ou sem alimentos e o tratamento deve ser feito seguindo corretamente as orientações médicas.
Avodart 0,5 mg
Normalmente, o Avodart em cápsulas de 0,5 mg é indicado na dose de 1 cápsula por via oral, uma vez ao dia, de acordo com a orientação médica, seja para o tratamento da hiperplasia prostática benigna ou alopecia.
Leia também: Alopecia androgenética: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/alopecia-androgeneticaEmbora geralmente seja possível notar alguma melhora dos sintomas nos primeiros meses de uso do medicamento, em alguns casos, o médico pode indicar prolongar o tratamento por até 6 meses para avaliar se realmente está sendo eficaz.
Possíveis efeitos colaterais
Os principais efeitos colaterais ao tomar Avodart são:
- Impotência e/ou dificuldade de ejaculação;
- Diminuição da libido;
- Dor de cabeça;
- Desconforto no abdome;
- Ginecomastia;
- Aumento ou diminuição dos pelos corporais;
- Reações alérgicas, embora seja raro.
Este medicamento pode também afetar a fertilidade, porque parece alterar as características do sêmen em alguns homens. No entanto, este efeito ainda precisa ser comprovado por meio de mais estudos.
Além disso, embora os efeitos colaterais de Avodart sobre a função sexual possam persistir em alguns homens, mesmo após parar o tratamento, não se sabe exatamente a contribuição do uso do medicamento na sua persistência.
Leia também: Falta de libido: 11 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/libidoQuando não é indicado
O Avodart é contraindicado em caso de histórico de alergia ao seu princípio ativo e outras substâncias semelhantes, como a finasterida, ou componentes da sua fórmula. Também não deve ser usado por mulheres ou crianças e adolescentes com menos de 18 anos.
Além disso, seu uso deve ser evitado por pessoas com problemas graves no fígado, porque é possível que apresentem maior risco de efeitos colaterais.