Baby blues é um sentimento de tristeza pós parto, que pode ocorrer nos primeiros dias após o nascimento do bebê, causando sintomas como alterações do humor, choro fácil ou irritabilidade.
Essa condição é muito comum e ocorre devido às alterações hormonais no pós parto, cansaço físico devido a dormir pouco, estresse emocional, mudanças na rotina e preocupações com os cuidados com o recém-nascido.
Leia também: 5 dicas para relaxar depois do parto e produzir mais leite tuasaude.com/como-relaxar-depois-do-parto-para-produzir-mais-leiteO baby blues, também conhecido como tristeza puerperal, tristeza pós-parto ou disforia puerperal, geralmente dura cerca de duas semanas, não necessitando de tratamento específico, porém é recomendado repousar e dormir sem pre que for possível e pedir ajuda ao parceiro(a) e familiares para as tarefas diárias.
Sintomas de baby blues
Os principais sintomas de baby blues são:
- Choro fácil;
- Sensação de melancolia ou tristeza;
- Alterações do humor;
- Sensação de ansiedade;
- Mau humor ou impaciência;
- Inquietação ou irritabilidade.
Além disso, podem surgir insônia, alterações do apetite ou dificuldade de concentração, por exemplo.
Leia também: Puerpério: o que é, sintomas, quanto tempo dura (e cuidados) tuasaude.com/puerperioQuanto tempo dura o baby blues?
Os sintomas do baby blues podem surgir 2 a 3 dias após o parto e, normalmente, duram cerca de 2 semanas.
Qual a diferença entre baby blues e depressão pós-parto
A diferença entre o baby blues e depressão pós parto é que o baby blues dura cerca de 2 semanas e surge alguns dias após o nascimento do bebê, gerando sentimento de tristeza e melancolia.
Já a depressão pós-parto normalmente surge entre 1 a 3 semanas após o parto ou até 1 ano pós parto, com sintomas mais fortes, como tristeza constante, dificuldades de se relacionar com o bebê e sentimentos de culpa ou desesperança, por exemplo. Saiba identificar os sintomas de depressão pós-parto.
Na presença de sintomas de depressão pós-parto, deve-se consultar o obstetra, pois é uma condição mais grave que necessita de tratamento médico.
Como confirmar
O baby blues é confirmado pelo obstetra através do sintomas e tempo de duração, que normalmente dura cerca de 2 semanas após o parto, não sendo necessário realização de exames.
No entanto, se durar mais de 2 semanas e surgirem outros sintomas, pode se tratar de depressão pós-parto e, assim, o médico pode solicitar exames e indicar o tratamento mais adequado.
Marque uma consulta com o obstetra na região mais próxima de você:
Possíveis causas
O baby blues é causado por alterações hormonais normais do puerpério, principalmente devido a diminuição brusca da progesterona, estrogênios e prolactina no corpo da mulher.
Além disso, as mudanças na rotina após a chegada do bebê, como os cuidados diários, dormir pouco e preocupações, também podem causar o baby blues.
Alguns fatores podem aumentar o risco de baby blues, como sintomas depressivos durante a gravidez, histórico de depressão ou alterações de humor relacionadas à menstruação, por exemplo.
O que fazer
Para aliviar os sintomas do baby blues, é recomendado:
- Dormir e repousar sempre que for possível;
- Pedir ajuda ao(a) parceiro(a) e familiares para as tarefas diárias e domésticas;
- Ter um tempo para si mesma, pedindo ao(a) parceiro(a) ou familiares para cuidar do bebê, enquanto toma um banho ou sai de casa;
- Praticar técnicas de relaxamento e respiração profunda;
- Ter apoio emocional do parceiro, familiares e amigos;
- Fazer atividades físicas liberadas pelo médico.
Além disso, é importante manter uma dieta saudável e nutritiva e o corpo hidratado. Saiba como deve ser a alimentação pós parto.
Leia também: 7 exercícios para o pós parto e como fazer tuasaude.com/exercicios-para-o-pos-parto