Balanite é a inflamação da cabeça do pênis que causa sintomas como vermelhidão, coceira e inchaço da região. Na maioria dos casos, é causada por uma infecção pelo fungo Candida albicans, mas também pode acontecer por uma infecção bacteriana ou alergia.
Embora possa acontecer em qualquer homem ou criança, a balanite é mais frequente em quem não fez circuncisão, uma vez que existe maior facilidade para acumular secreções, umidade, fungos ou bactérias debaixo do prepúcio, resultando em inflamação.
Em caso de suspeita de balanite, é recomendado consultar um urologista. O tratamento varia de acordo com sua causa, podendo ser indicado o uso de pomadas ou comprimidos antifúngicos, corticoides, ou até antibióticos.
Sintomas de balanite
Os principais sintomas de balanite são:
- Vermelhidão na cabeça do pênis;
- Pele firme e brilhante na glande;
- Coceira intensa, dor ou irritação da glande;
- Mau cheiro;
- Inchaço leve da cabeça do pênis;
- Desconforto para urinar;
- Massinha esbranquiçada sob o prepúcio, conhecida como esmegma.
Em alguns casos, pode ainda tornar-se difícil puxar a pele que cobre o pênis, pois esta fica mais inchada e apertada devido à inflamação.
Quando surgem estes sintomas é importante ir ao urologista para identificar a causa correta e iniciar o tratamento mais adequado.
Leia também: Esmegma: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/esmegmaA balanite é uma infecção sexualmente transmissível?
A balanite não é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), no entanto, pode ser causada por IST's como sífilis, gonorreia, clamídia, HPV ou tricomoníase, por exemplo. Nesses casos, a IST pode ser transmitida para através do contato íntimo desprotegido.
Leia também: Infecções sexualmente transmissíveis: 11 principais ISTs, tratamento (e cura) tuasaude.com/doencas-sexualmente-transmissiveis-dstComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da balanite é feito pelo urologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico, observando as características das lesões na glande e prepúcio.
Marque uma consulta com um urologista na região mais próxima:
Normalmente, não são necessários exames adicionais. No entanto, dependendo do que o médico observou no exame físico, pode ser feita a coleta de uma amostra das secreções do pênis para avaliar no laboratório e identificar o microrganismo responsável pela infecção.
Além disso, outros exames podem ser solicitados pelo médico de acordo com os sintomas apresentados, como exames para o herpes vírus, sífilis, Trichomonas, sarna ou Mycoplasma genitalium, por exemplo.
Diferença entre balanite, postite e balanopostite
Balanite é a inflamação da glande, a cabeça do pênis, enquanto postite é a inflamação do prepúcio, pele que normalmente a cobre. Já a balanopostite, como o próprio nome indica, é uma inflamação que afeta tanto a glande, quanto o prepúcio.
Leia também: Balanopostite: o que é, causas, sintomas e tratamento tuasaude.com/balanopostitePossíveis causas
A balanite pode ser causada por infecções, sendo mais comum a candidíase pelo fungo Candida albicans, normalmente associada à diabetes não controlada e má higiene pessoal, mas também existem causas não infecciosas. Veja como identificar corretamente a candidíase no homem.
As principais causas da balanite são:
- Má higiene pessoal;
- Alergia a espermicidas, látex da camisinha, sabonetes, géis de banho, tecido da roupa íntima ou medicamentos;
- Traumas;
- Doenças, como insuficiência cardíaca, nefrose ou cirrose;
- Obesidade mórbida;
- Infecções por bactérias, como estreptococos beta-hemolíticos do grupo B e do grupo A ou Gardnerella vaginalis;
- Infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, tricomoníase, gonorreia, HPV ou clamídia.
Além disso, algumas doenças de pele, como eczema ou psoríase, também podem surgir na região íntima, causando balanite.
Tipos de balanite
Existem quatro tipos de balanite, que incluem:
1. Balanite Zoon
A balanite de Zoon, também chamada de balanite clássica, balanite plasmocitária de Zoon ou balanite circunscrita plasmocelular, é o tipo mais comum de balanite, que afeta principalmente homens mais velhos e não circuncidados, provocando uma inflamação crônica na glande e no prepúcio.
A causa exata desse tipo de balanite não é completamente conhecida, mas acredita-se que esteja relacionada à irritação causada pelo excesso de umidade, calor e esmegma sob o prepúcio.
2. Balanite circinada
A balanite circinada é um tipo de balanite que pode surgir em homens que têm artrite reativa, provocando feridas na cabeça do pênis, além dos outros sintomas da balanite.
3. Balanite pseudoepiteliomatosa queratótica e micácea
A balanite pseudoepiteliomatosa queratótica e micácea é um tipo mais raro de balanite, que afeta mais frequentemente homens com mais de 60 anos, provocando verrugas escamosas na cabeça do pênis.
4.Balanite xerótica obliterante
A balanite xerótica obliterante, também conhecida como líquen escleroso peniano, que pode afetar não só a glande como o prepúcio e uretra, causando manchas brancas no pênis ou obstrução da uretra.
A causa exata da balanite xerótica obliterante não é totalmente conhecida, mas acredita-se que possa ser causada por traumas, infecções ou inflamações crônicas.
Como é feito o tratamento
O tratamento da balanite deve ser feito como a orientação do urologista e varia com a sua causa e gravidade. Sempre são recomendadas medidas como fazer a higiene adequada da região, manter o pênis limpo e seco e usar cuecas de algodão.
Além disso, o médico pode indicar o uso de medicamentos para balanite, como:
- Pomadas antifúngicas, como clotrimazol, miconazol ou nistatina, nos casos de infecção por Candida albicans;
- Pomadas corticoides, como a hidrocortisona, para reduzir a inflamação e os sintomas da balanite;
- Antifúngicos na forma de comprimidos, como o fluconazol, nos casos de candidíase mais grave;
- Pomadas antibióticas, como clindamicina ou mupirocina, nos casos de infecção por bactérias.
Caso a balanite tenha sido causada por infecções sexualmente transmissíveis, o médico também deve indicar o tratamento mais adequado de acordo com o tipo de IST. Neste caso, é importante também tratar a(o) parceira(o) e usar preservativo em todas as relações sexuais.
Leia também: Como tratar as 11 IST's mais comuns tuasaude.com/tratamento-para-dstAlém disso, caso se tenha alergia ao látex da camisinha, outras opções de camisinha são as de poliuretano ou poli-isopreno, ou a camisinha feminina, por exemplo.
Possíveis complicações
As principais complicações da balanite são dor, formação de feridas ou úlceras dolorosas no pênis, estreitamento da uretra dificultando urinar ou transformação em lesões malignas (câncer) ou pré-malignas, principalmente nos casos nos casos em que a balanite se torna um problema crônico ou recorrente.
Além disso, outras complicações são o desenvolvimento de parafimose, que é uma emergência médica, ou fimose, por exemplo. Entenda melhor o que é a fimose.