O que é:
A banda gástrica é um tipo de cirurgia bariátrica onde é colocada uma cinta que aperta o estômago, levando-o a diminuir de tamanho e, contribuindo para que a pessoa coma menos e perca até 40% do peso em excesso.
Esta cirurgia é rápida, o tempo de internamento é reduzido e a recuperação é menos dolorosa do que as restantes cirurgias bariátricas para emagrecer. Veja os principais tipo de cirurgia bariátricas e quando podem ser feitos.
Geralmente, esta cirurgia é indicada para pessoas com IMC superior a 40 ou superior a 35, mas com uma doença associada, como hipertensão ou diabetes tipo 2, por exemplo.
Benefícios da banda gástrica
A colocação de uma banda gástrica tem vários benefícios em relação a outros tipos de cirurgia gástrica, como:
- Ajuda a perder até 40% do peso inicial, sendo geralmente o tipo de cirurgia bariátrica em que se perde mais peso;
- Possibilidade de controlar a quantidade de alimento ingerido, porque a banda pode ser insuflada ou desinsuflada a qualquer momento sem a necessidade de novas cirurgias;
- Recuperação rápida, pois é uma cirurgia pouco invasiva, já que não se fazem cortes no estômago, sendo menos dolorosa em relação a outras cirurgias;
- Não provoca déficit de vitaminas, ao contrario do que pode ocorrer noutras cirurgia, como bypass gástrico, por exemplo.
Em relação às outras cirurgias para perder peso, a banda gástrica tem diversas vantagens, porém, é importante que o paciente, após a cirurgia adote um estilo de vida saudável, fazendo uma dieta saudável e pratique exercício físico regularmente.
Se acha que a banda gástrica pode ser uma solução para você, o ideal é que consulte um cirurgião bariátrico para esclarecer todas suas dúvidas. Encontre os melhores cirurgiões de forma rápida e simples:
Como é feita a cirurgia
A cirurgia para colocação da banda gástrica é feita com anestesia geral e dura, em média, 35 minutos a 1 hora, devendo a pessoa ficar de internada no hospital por 1 a 3 dias.
A colocação da banda gástrica é feita por laparoscopia, que é um procedimento que exige que sejam feitos alguns furinhos na região abdominal, por onde passa o material que ajudará o médico a fazer a cirurgia.
Esta cirurgia ao estômago, consiste:
- Colocação de uma cinta de silicone, com formato de anel, à volta da parte superior do estômago e que o divide em duas partes com tamanhos diferentes, ficando o estômago com formato de ampulheta. Embora as duas partes do estômago comunicam entre si, o canal que liga as duas partes é muito pequeno;
- Ligação da cinta a um aparelho, por um tubo de silicone, que é implementado por baixo da pele e possibilita o ajuste da banda gástrica a qualquer momento.
O cirurgião acompanha cada passo da cirurgia por uma tela de computador, pois é introduzido no estômago uma microcâmera, sendo a cirurgia feita por videolaparoscopia.
Veja também como é a recuperação deste tipo de cirurgia.