Banho de lua: como fazer, cuidados e possíveis riscos

Banho de lua, também conhecido como banho dourado, é um procedimento estético muito realizado no verão com o objetivo de clarear os pelos, tornando-os menos visíveis a olho nu.

Além disso, esse procedimento é capaz de hidratar e nutrir a pele, além de remover as células mortas presente na pele, melhorando o aspecto da pele, deixando-a mais macia e valorizando a pele bronzeada do verão.

O banho de lua pode ser realizado tanto em casa quanto em um salão de beleza ou centro de estética, já que é um procedimento simples e rápido. No entanto, é recomendado que o banho de lua seja feito por pessoas capacitadas e habilitadas para realizar o procedimento, pois é importante que a mistura seja adequada ao tipo de pele da pessoa, evitando reações alérgicas.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O banho de lua é indicado para:

  • Clarear os pelos;
  • Remover células mortas da pele;
  • Promover a hidratação e nutrição profundas da pele.

Além disso, o banho de lua ajuda a deixar a pele manis macia e suave, devido à limpeza, nutrição e hidratação realizadas durante o procedimento.

O banho de lua é um procedimento simples que dura entre 30 minutos e 1 hora e pode ser aplicado em qualquer parte do corpo, com exceção do rosto, sendo os braços, pernas, costas e barriga os locais em que esse procedimento estético é realizado com mais frequência.

O efeito do banho de lua dura em média 1 mês, que é o tempo médio para que os pelos cresçam e tornem-se visíveis.

Como fazer

O banho de lua pode ser feito em casa, no entanto, é recomendado que seja realizado em um salão de beleza ou centro de estética por um profissional capacitado, pois além de diminuir as chances de haver reação é possível alcançar regiões que não se consegue sozinho.

O passo a passo para. fazer o banho de lua é:

1. Preparação da pele

Antes de passar o produto de descoloração, é importante passar na pele um creme de parafina ou um produto à base de óleo para evitar irritação ou queimação da pele, sendo uma boa opção a manteiga de Karité ou um óleo vegetal, por exemplo.

2. Descoloração

Nessa etapa é feita a descoloração do pelo, sendo na maioria das vezes utilizada uma mistura contendo peróxido de hidrogênio (água oxigenada 20 volumes) e um pó descolorante, em quantidades adequadas para o tipo de pele da pessoa.

O produto é aplicado e espalhado na área que se deseja clarear, devendo permanecer por cerca de 5 a 20 minutos de acordo com o desejo da pessoa.

3. Remoção do produto descolorante

A remoção do produto descolorante é feita para retirar o excesso de descolorante após a etapa de descoloração, sendo feito com o auxílio de uma espátula.

4. Esfoliação

Após a descoloração do pelo e remoção do excesso do produto, é realizada uma esfoliação com o objetivo de remover as células mortas presentes na pele.

5. Nutrição e hidratação

Após a esfoliação, todo o produto é removido e depois é aplicado um creme hidratante para recuperar a pele do procedimento e deixá-la mais nutrida, macia e hidratada.

Cuidados para fazer o banho de lua

É importante que antes de realizar o banho de lua, seja feito o teste do produto em uma pequena região da pele, principalmente se a pessoa nunca fez esse procedimento estético.

Isso porque permite verificar se a pessoa possui alguma alergia à substância utilizada ou reação não esperada, sendo recomendado lavar a área com muita água para remover o produto.

Possíveis riscos

Devido ao fato do banho de lua ser feito principalmente com o peróxido de hidrogênio, que é uma substância tóxica, pode causar causar danos à pele.

Assim, os principais efeitos colaterais do banho de lua são irritação ou queimaduras, por exemplo, principalmente se utilizado em concentrações superiores à recomendada para o tipo de pele.

Além disso, também existe o risco de reações alérgicas, podendo ser percebido por meio de queimação ou coceira local, sendo recomendada a remoção imediatamente do produto caso isso seja percebido.

Banho de lua pode causar câncer?

O banho de lua pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente a leucemia aguda ou síndrome mielodisplásica, por exemplo.

Isso porque a água oxigenada e a amônia, presente no pó descolorante, podem provocar alterações no DNA das células e na medula óssea, principalmente se o banho de lua é feito com muita frequência e a concentração de água oxigenada e a amônia são altas.

Quem não deve fazer

Como o banho de lua envolve o uso de uma substância potencialmente tóxica, esse procedimento estético não é recomendado para gestantes, crianças, pessoas que possuem lesões na pele ou que tenham alergia a qualquer um dos componentes do produto.