Baqueteamento digital: o que é, sintomas, causas e tratamento

Baqueteamento digital é o inchaço da ponta dos dedos e alterações na unha, causando arredondamento da ponta do dedo e alargamento da unha, que também pode estar curvada para baixo e amolecida, e, pode afetar os dedos das mãos ou dos pés.

Geralmente, o baqueteamento digital está associado a doenças pulmonares ou cardíacas, como câncer de pulmão, tuberculose ou endocardite bacteriana, por exemplo, sendo, um importante sinal indicativo de doenças graves. Além disso, também pode ocorrer por alterações genéticas, sendo comum aparecer durante a infância ou adolescência em famílias com histórico dessa condição.

O baqueteamento digital, também chamado de hipocratismo digital, deve sempre ser avaliado pelo clínico geral, que pode indicar o tratamento mais adequado de acordo com sua causa, como mudanças no estilo de vida, ou uso de remédios para tratar a doença pulmonar ou cardíaca, e diminuir o inchaço no dedo.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de baqueteamento digital

Os principais sintomas de baqueteamento digital são:

  • Arredondamento da ponta dos dedos;
  • Alargamento da unha, que também pode estar curvada para baixo;
  • Amolecimento da unha, que pode ter uma aparência esponjosa;
  • Vermelhidão na base da unha;
  • Aspecto brilhante da pele em volta da unha.

O baqueteamento digital pode afetar os dedos das mãos e/ou dos pés e é importante consultar o clínico geral sempre que surgirem os sintomas do baqueteamento digital para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado de acordo com sua causa.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do baqueteamento digital é feito pelo clínico geral, através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de exame físico e exames laboratoriais, como hemograma completo, testes de função hepática, níveis de eletrólitos no sangue, e exames de tireoide.

Além disso, o médico pode solicitar exames para avaliar os pulmões e o coração, como gasometria, raio X de tórax, ultrassom, tomografia computadorizada, eletrocardiograma ou  ecocardiograma, por exemplo.

Possíveis causas

As causas do baqueteamento digital não são totalmente conhecidas, no entanto, parece estar relacionada com alterações na circulação sanguínea, causando uma dilatação dos vasos sanguíneos nos dedos, geralmente associado a fatores hereditários ou devido a outras doenças, como:

  • Doenças cardíacas congênitas ou malformações de artérias pulmonares;
  • Linfoma pulmonar ou câncer de pulmão;
  • Bronquiectasia, tuberculose, fibrose ou abscesso pulmonar;
  • Endocardite bacteriana;
  • Inflamações crônicas do sistema digestivo, como a doença de Crohn ou colite ulcerativa;
  • Cirrose;
  • Fibrose cística;
  • Doença celíaca;
  • Hipertireoidismo ou doença de Graves.

Além disso, o baqueteamento digital também pode surgir devido a talassemia, síndrome de Raynaud, asbestose, câncer de fígado, câncer do intestino ou linfoma de Hodgkin, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento do baqueteamento digital deve ser orientado pelo clínico geral e varia de acordo com sua causa, podendo ser recomendado o uso de remédios ou cirurgia, por exemplo.

No caso do baqueteamento digital ter sido causado por câncer, o médico pode indicar quimioterapia ou radioterapia, sendo que no caso do câncer de pulmão ou outras doenças pulmonares graves, pode ser recomendada a realização de transplante de pulmão, no entanto essa recomendação é pouco frequente. 

Já nos casos em que o baqueteamento digital não está relacionado com doenças respiratórias, o médico pode recomendar o uso de medicamentos específicos para a causa, além de mudança no estilo de vida.