Um excelente remédio caseiro para corrimento vaginal é a lavagem da região íntima com chá de Barbatimão pois possui ótima propriedade antibacteriana que elimina infecções que produzem corrimento vaginal.
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de casca de barbatimão
- 2 litros de água
- 1 colher de sopa de suco de limão (ou vinagre)
Modo de preparo
Ferver a água com as cascas de barbatimão por 15 minutos, depois deixar esfriar e coar. Acrescenta a colher de suco de limão (ou vinagre) e lavar a região íntima de 3 a 4 vezes por dia.
Tratamento para corrimento vaginal
O tratamento para corrimento vaginal é feito de acordo com a causa do problema e os sintomas sentidos pela mulher, mas normalmente inclui o uso de antibióticos ou de remédios antifúngicos, além de também ser necessário tratar o parceiro da paciente.
Os corrimentos vaginais mais comuns têm a cor branca, amarelada ou marrom, e são tratados com remédios como Secnidazol, Secnidazol, Azitromicina ou Ciprofloxacino.
Cuidados para tratar e prevenir o corrimento
Além do chá de barbatimão e dos medicamentos, também é importante ter cuidados para prevenir e tratar o corrimento vaginal, como:
- Evitar usar calças quentes e apertadas, como as calças jeans;
- Evitar lavar constantemente a região íntima com duchas;
- Lavar bem as mãos antes e depois de ir ao banheiro;
- Evitar usar absorventes diários;
- Preferir calcinhas de algodão;
- Após o contato íntimo, lavar a região com sabonetes específicos para a área íntima da mulher.
Os corrimentos vaginais são comuns, mas devem ser investigados e tratados logo que os sintomas de coceira, ardor e mal cheiro surgirem, para evitar complicações.