O que é:
A insulina Basaglar é um remédio que contém insulina glargina na sua composição, indicada para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2 ou da diabetes mellitus tipo 1 em pessoas que necessitam de insulina de longa duração para o controle dos níveis altos de açúcar no sangue.
Esse remédio pode ser comprado em farmácias ou drogarias na forma de caneta injetora descartável com o nome Basaglar KwikPen, contendo 3 mL da insulina glargina, ou o refil com 2 ou 3 unidades com o nome Basaglar, e deve ser usada somente com indicação médica.
A insulina Basaglar é um medicamento com as mesmas características do Lantus, que é o medicamento de referência para esse tratamento, sendo uma opção mais barata mas com a mesma eficácia e segurança.
Para que serve
A insulina Basaglar é indicada para o tratamento tratamento da diabetes mellitus tipo 2 e da diabetes mellitus tipo 1, em adultos ou crianças com mais de 2 anos, que necessitam de da ação de uma insulina de longa duração para o controle do excesso de açúcar no sangue, devendo ser indicada pelo médico.
Este medicamento funciona diminuindo os níveis de glicose na corrente sanguínea, permitindo sua utilização pelas células do corpo ao longo do dia e, geralmente, é utilizada com outros tipos de insulina de ação rápida ou com antidiabéticos orais. Entenda quais os principais remédios utilizados para tratar a diabetes, e quando é indicada a insulina.
Qual a diferença de insulina Basaglar e Lantus?
Tanto a insulina Basaglar, como a insulina Lantus, possuem insulina glargina na sua composição, na dose de 100 unidades de insulina glargina por mL da solução, derivada de DNA recombinante, ou seja, possuem o mesmo tipo de insulina de longa duração na sua composição, com o mesmo efeito, que começa a agir algumas horas após aplicada sob a pele, tendo um efeito constante por um período de 24 horas.
No entanto, apesar de terem a mesma ação e eficácia, a insulina Basaglar é um remédio biossimilar da insulina Lantus, que é o remédio de referência, o que quer dizer que podem ter diferenças na estrutura da molécula e nas etapas do processo de fabricação da insulina glargina.
Desta forma, sendo que o uso ou a substituição de uma insulina pela outra deve ser ser feita somente com orientação do médico responsável pelo tratamento
Como usar
A insulina Basaglar deve ser utilizada através de injeções aplicadas na camada subcutânea da pele do abdome, coxa ou braço. As aplicações são feitas 1 vez ao dia, sempre no mesmo horário, na dose recomendada pelo médico, de forma individualizada.
É importante mudar os locais de aplicação, para evitar ocorrência de reação no local da injeção como vermelhidão ou inchaço. Saiba como aplicar injeção de insulina.
Antes de aplicar a insulina Basaglar é importante lavar as mãos com água e sabão neutro, e limpar a região da pele a ser aplicada com um algodão umedecido em álcool, deixando secar naturalmente.
Deve-se sempre certificar que a dose da insulina Basaglar na caneta está correta para fazer a aplicação.
A caneta da insulina Basaglar deve ser armazenada em geladeira, em temperaturas entre 2º a 8ºC, sendo aconselhado não guardar na porta da geladeira, pois ao abrir e fechar a porta constantemente, pode causar variações de temperatura na insulina. Além disso, depois de iniciado o uso da caneta de insulina Basaglar, a validade é de 28 dias, devendo ser descartada após esse prazo.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pelo uso da insulina Basaglar são hipoglicemia, vermelhidão, inchaço, dor ou coceira no local de injeção, distribuição anormal de gordura no corpo, inchaço ou ganho de peso.
A insulina Basaglar pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou coceira generalizada. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.
Quem não deve usar
A insulina Basaglar não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos de idade ou por pessoas alérgicas à insulina glargina ou qualquer um dos componentes da fórmula do medicamento.