A criança com 2 anos começa a ser mais independente, correndo e subindo em móveis ou escadas sem ajuda. Nesta idade, a criança também já consegue se levantar e sentar sozinha, entende comandos simples e forma frases com pelo menos 2 palavras.
No entanto, aos 2 anos a criança ainda não sabe expressar bem os sentimentos, desejos e interesses, podendo ter um comportamento mais desafiador, não querendo dividir os brinquedos com outras crianças e fazendo o que lhe foi pedido para não fazer, por exemplo.
Em caso de suspeita de alterações no desenvolvimento ou crescimento da criança com 2 anos, é recomendado consultar o pediatra para uma avaliação e receber orientações adequadas.
Peso da criança
A tabela a seguir indica o intervalo de peso ideal da criança com 2 anos, assim como outros parâmetro importantes como altura e perímetro cefálico, segundo a Organização Mundial de Saúde:
Se a criança apresentar valores acima ou abaixo desses intervalos, é recomendado passar por uma consulta com o pediatra para avaliar o desenvolvimento da criança.
Para saber se a criança está crescendo adequadamente, marque uma consulta com o pediatra mais próximo:
Sono da criança
O sono é importante para o crescimento e o desenvolvimento da criança com 2 anos, que costuma dormir entre 11 e 14 horas por dia, incluindo algumas pequenas sonecas, somando em torno de 1 a 2 horas, no período diurno.
Algumas crianças ainda podem acordar durante a noite, sendo aconselhado que os pais, ou responsáveis, verifiquem a fralda e a temperatura e conversem calmamente com a criança para que ela possa voltar a dormir. Aos poucos a criança vai se acostumando a voltar a dormir sem a ajuda dos pais. Veja algumas dicas para ajudar a criança a dormir bem.
É importante ressaltar que não é recomendado levar a criança para dormir na cama dos pais ou responsáveis, porque isso aumenta o risco de acidentes, como quedas ou sufocamento, além de dificultar o desenvolvimento do hábito de dormir sozinho.
Desenvolvimento da criança com 2 anos
A criança com 2 anos começa a correr, pular com os dois pés e subir em móveis e escadas sem ajuda, se orgulhando de suas novas conquistas.
Espera-se que aos 2 a criança também consiga andar, levantar e sentar sem ajuda, forme frases com pelo menos 2 palavras, aponte para ao menos 2 partes do corpo quando pedida e use alguns gestos, como acenar e balançar a cabeça para dizer “sim” ou “não”.
Além disso, a criança com 2 anos também já entende orientações simples, como “pegue os sapatos e coloque na gaveta” e repete algumas palavras que escuta em uma conversa.
No entanto, a criança ainda não sabe expressar bem os sentimentos, desejos e interesses, podendo ter um comportamento mais desafiador, dizendo muitos "nãos", escondendo brinquedos para não emprestar a outras crianças ou mesmo reagindo de forma mais bruta quando contrariada.
Crise dos 2 anos
A crise dos 2 anos é uma alteração que pode acontecer no comportamento de algumas crianças nesta fase. Isso acontece porque aos 2 anos a criança começa a ter um grande desejo de independência. No entanto, ao mesmo tempo, a criança aprende que existem algumas regras que devem ser cumpridas.
Esse desejo de descobrir o mundo ao seu redor, impedido pelas regras impostas pelos adultos, pode gerar frustração, levando a criança a contrariar as ordens dadas pelos pais, ou responsáveis, a fazer birras e a beliscar outras crianças, por exemplo.
Algumas sugestões para ajudar os pais, ou responsáveis, nesta fase da criança são:
- Quando a criança ficar nervosa, tentar manter a calma, direcionando a atenção da criança para outro lugar, situação ou pessoa;
- Não ceder às exigências da criança, quando fizer birra, para evitar que ela repita esse comportamento outras vezes;
- Evitar dar longas explicações sobre o porquê do mau comportamento da criança enquanto ela estiver nervosa, pois ela pode não compreender e ficar mais nervosa;
- Se estiver na rua, respirar fundo, responder com calma e levar a criança para um local mais reservado até ela se acalmar;
- Elogiar sempre que a criança tiver um bom comportamento;
Entender e respeitar que esse comportamento é apenas uma mudança que a criança está passando, pode ajudar a cultivar a paciência e a calma para lidar melhor com essas situações.
Alimentação da criança
A criança com 2 anos já possui todos os dentes e pode comer as mesmas refeições da família, com os alimentos sendo cortados em pequenos pedaços.
Aos 2 anos de idade, a criança deve fazer 6 refeições, incluindo o café da manhã, lanche da manhã e da tarde, almoço, jantar e ceia, conforme o exemplo a seguir:
- Café da manhã: 1 porção de fruta + 1/2 unidade de pão francês com 1 colher de chá rasa de manteiga + 3 colheres de sopa de cereal infantil + 200 ml de leite de vaca integral;
- Lanche da manhã: 1 porção de fruta;
- Almoço e jantar: 2 colheres de sopa de arroz + 1 colher de sopa de feijão + 2 colheres de sopa de músculo cozido, 1/2 sobrecoxa, 1 filé de frango pequeno ou 1 ovo cozido + 1 colher de sopa de abobrinha ou outro legume + 1 pires com verduras, como alface (cerca de 3 folhas médias ou 6 pequenas), ou 1 colher de sopa com uma verdura refogada + 1 porção de fruta;
- Lanche da tarde: 1 porção de fruta, pão ou cereal, como 4 unidades de bolacha tipo maria ou 1/2 unidade de pão francês + 200 ml de leite de vaca integral;
- Ceia: 200 ml de leite de vaca integral.
Nesta idade, deve ser incentivada a ingestão de 480 a 600 ml de leite vaca por dia, preferencialmente fortificado com vitaminas e minerais, e outros derivados do leite, como iogurtes e queijo, para garantir a ingestão diária adequada de cálcio.
Além disso, deve-se evitar alimentos gordurosos e com muitos condimentos, incluindo sal, ou açúcar, não sendo recomendado doces, chocolates, sorvetes e frituras, que podem contribuir para a formação de hábitos alimentares inadequados e doenças, como diabetes e obesidade.
Ingestão de água
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que sejam oferecidos 1,3 litros de água por dia para a criança com 2 anos, incluindo a quantidade de água presente no leite materno e/ou de vaca e água pura.
É importante que a água pura seja sempre filtrada ou fervida, devendo ser dada em um copo ou xícara, distribuída ao longo do dia e entre as refeições da criança.
Brincadeiras e atividades para a criança
As brincadeiras são fundamentais para estimular a imaginação, a criatividade e a capacidade de interagir e se comunicar da criança. Algumas brincadeiras e atividades para a criança com 2 anos são:
- Deixar a criança brincar com pazinhas, galhos, pedrinhas, pequenos potes e peneiras, na areia de uma pracinha, na praia, ou, com recipientes plásticos com areia limpa. Sentar próximo e ensinar a criança a fazer diferentes desenhos na areia, usando também os pés, as mãos e os dedos;
- Fazer um jogo de encaixe, desenhando algumas formas geométricas, como círculo, triângulo e quadrado, em uma folha de papel e, em outra folha, desenhar as mesmas formas. Recortar e pedir para a criança encaixar as formas nos lugares certos.
Outra atividade sugerida para a criança com 2 anos é a leitura de livros com histórias simples e imagens para ajudar a estimular a memória, a visão e a audição, podendo-se apontar para as figuras e perguntar o nome dos animais ou objetos para a criança.