É normal o bebê dormir muito, especialmente durante os primeiros meses de vida, podendo chegar a 20 horas por dia de sono, dividido em períodos de algumas horas, pois acordam muitas vezes para mamar.
Geralmente, a partir de 1 mês e meio de idade, o bebê já começa a relacionar os ciclos de luz e escuridão, dorme um pouco mais à noite, e a partir dos 6 meses, o bebê já consegue dormir quase toda a noite sem acordar.
Caso a mãe suspeite que o bebê dorme mais do que o normal, é recomendado consultar o pediatra para uma avaliação e verificar se existe algum problema.
Qual o número de horas que o bebê deve dormir
O tempo que o bebê passa a dormir, depende da idade e da velocidade de crescimento:
O número de horas de sono pode variar devido ao ritmo de desenvolvimento do bebê. Saiba mais sobre o tempo que o bebê precisa de dormir.
É normal quando o bebê dorme muito?
O bebê pode dormir mais do que é normal simplesmente devido ao seu ritmo de crescimento, nascimento dos primeiros dentes ou em casos mais raros, devido a uma doença, como icterícia, infecções ou após determinados procedimentos médicos, como a circuncisão, por exemplo.
Além disso, caso o bebê seja muito estimulado durante o dia, ele pode ficar muito cansado e adormecer apesar de estar com fome.
Se a mãe achar que o bebê dorme demais, deve-se assegurar que o bebê não apresenta nenhum problema de saúde, levando-o ao pediatra.
Marque uma consulta com um pediatra na região mais próxima:
O que fazer se o bebê dorme muito
Caso o bebê não apresente nenhum problema de saúde, para que durma as horas adequadas para a idade, pode-se tentar:
- Levar o bebê para passear durante o dia, expondo-o a luz natural;
- Desenvolver uma rotina tranquila à noite, que pode incluir um banho e massagem;
- Tentar retirar algumas camadas de roupa, para que ele esteja menos quente e acorde quando tiver fome;
- Tocar no rosto com um pano úmido ou levantá-lo para arrotar antes de o mover para o outro seio.
Se o bebê está ganhando peso de forma constante depois de algumas semanas, mas ainda dormindo muito, pode ser perfeitamente normal. A mãe deve aproveitar esse tempo para recuperar o atraso em seu sono.