O bebê pode dormir com os pais?

Os bebês recém-nascidos até 1 ou 2 anos de idade podem dormir no mesmo quarto que os pais porque isso ajuda a aumentar o vínculo afetivo com o bebê, facilita as mamadas noturnas, tranquiliza os pais quando estes estão preocupados com o sono ou com a respiração do bebê e, segundo os especialistas, ainda diminui o risco de morte súbita. 

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pediatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

A morte súbita pode acontecer até que o bebê complete 1 ano de idade e a teoria mais aceita para a sua explicação é de que o bebê tem alguma alteração respiratória durante o sono e que não consegue acordar e por isso acaba morrendo durante o sono. Com o bebê dormindo no mesmo quarto, é mais fácil um dos pais perceberem que o bebê não está respirando bem, e podem acordá-lo, prestando qualquer ajuda necessária.

Imagem ilustrativa número 1

Riscos do bebê dormir na cama dos pais

Os riscos do bebê dormir na cama dos pais é maior quando o bebê tem cerca de 4 a 6 meses de idade e os pais possuem hábitos que podem provocar o sufocamento ou esmagamento do bebê, como consumo de álcool excessivo, uso de soníferos ou fumo.

Além disso, os riscos do bebê dormir na cama dos pais estão relacionados com questões de segurança, como o fato do bebê poder cair da cama, já que não existem grades de proteção, e do bebê ficar sem respirar no meio das almofadas, cobertores ou lençóis. Há também o risco de um dos pais virar para cima do bebê durante o sono sem perceber.

Assim, para evitar os riscos, a recomendação é a de que bebês de até 6 meses durmam em um berço colocado perto da cama dos pais, pois dessa forma não há risco para o bebê e os pais ficam mais tranquilos.

5 bons motivos para o bebê dormir no quarto dos pais

Assim, é recomendado que o bebê durma no mesmo quarto que os pais porque:

  1. Facilita as mamadas noturnas, sendo uma boa ajuda para a recente mãe;
  2. É mais fácil acalmar o bebê com sons tranquilizantes ou simplesmente com a sua presença;
  3. Há um menor risco de morte súbita, já que é possível agir mais rápido se observar que o bebê não está respirando bem;
  4. Aumenta o vínculo afetivo que a criança e esta cresce mais segura, sentindo-se amada por estar mais próximo dos pais, pelo menos durante a noite;
  5. Ajuda a entender melhor os hábitos de sono do bebê.

O bebê pode dormir no mesmo quarto que os pais, mas não é recomendado que ele durma na mesma cama porque isso pode ser muito perigoso colocando a saúde do bebê em risco. Por isso o ideal é que o berço do bebê seja colocado junto à cama dos pais de forma a que os pais possam observar melhor o bebê enquanto estiverem deitados.