Beber muita água pode fazer mal à saúde, pois pode provocar um desequilíbrio de eletrólitos no corpo e resultar em “intoxicação por água”, com sintomas como dor de cabeça, náuseas, vômitos, fraqueza ou confusão mental.
O excesso de água no corpo, excede a capacidade dos rins de eliminar água, provocando uma diminuição de sódio no sangue, chamado de hiponatremia, o que leva a um inchaço dentro das células.
Essa intoxicação por água pode acontecer quando se bebe mais de 1 litro de água por hora, mas também é frequente em atletas de alta intensidade que acabam bebendo muita água durante o treino, mas sem repor a quantidade de minerais que está sendo perdida.
Sintomas de excesso de água
Os principais sintomas de intoxicação por água são:
- Dor de cabeça;
- Náuseas ou vômitos;
- Tontura;
- Cãibras ou fraqueza muscular;
- Visão borrada ou embaçada;
- Desorientação e confusão mental;
- Alucinações.
Nos casos mais graves de hiponatremia, com valores de sódio inferiores a 120 mEq por litro de sangue, também podem surgir dificuldade para respirar, convulsões, delírios, coma ou até morte.
No caso de suspeita de intoxicação por água, deve-se ir ao hospital imediatamente, pois o excesso de água pode provocar inchaço no cérebro e colocar a vida em risco.
Como o excesso de água prejudica a saúde
O consumo excessivo de água em um curto período de tempo pode ultrapassar a capacidade dos rins de eliminar essa água, que normalmente é de 0,8 a 1 litro de água por hora.
Esse excesso de água no corpo, pode resultar em um desequilíbrio de eletrólitos no sangue, principalmente de sódio, que quando fica abaixo dos 135 mEq por litro de sangue, a pessoa acaba desenvolvendo um quadro de hiponatremia.
Quanto menor for a quantidade de sódio por litro de sangue, maior o risco de afetar o funcionamento do cérebro e até causar lesões permanentes no tecido cerebral. Isso acontece principalmente pelo inchaço do cérebro, que faz com que as células cerebrais sejam pressionadas contra os ossos do crânio.
O excesso de água pode ser ainda mais problemático em pessoas que têm alguma doença cardíaca ou renal, já que o desiquilíbrio de sódio pode afetar o funcionamento cardíaco e o excesso de água pode prejudicar o funcionamento dos rins.
O que fazer em caso de suspeita
Caso se suspeite de ingestão excessiva de água ou de um quadro de "intoxicação por água" deve-se ir imediatamente ao hospital.
O tratamento da intoxicação por água normalmente é feito com soro na veia para repor as quantidades de minerais no corpo, especialmente sódio.
Comer um pequeno lanche salgado pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas, como a dor de cabeça ou os enjoos, mas é sempre recomendado consultar o clínico geral, para avaliar a necessidade de um tratamento mais especializado.
Marque uma consulta com um clínico geral na região mais próxima:
Qual é a quantidade ideal de água por dia?
A quantidade de água recomendada por dia varia de acordo com a idade, o peso e até o nível de condicionamento físico de cada pessoa.
No entanto, o ideal é que se evite o consumo de mais de 1 litro de água por hora, já que essa parece ser capacidade máxima do rim para eliminar o excesso de água. Veja melhor qual a quantidade de água diária recomendada por peso.