10 benefícios da ameixa seca e como consumir

A ameixa seca é uma fruta desidratada que possui diversos benefícios para a saúde, ajudando a aliviar a prisão de ventre e regular o funcionamento do intestino, assim como cuidar da saúde do coração e favorecer a diminuição do açúcar no sangue, pois é rica em fibras e antioxidantes.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, a ameixa seca também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, diminuir o risco de doenças cancerígenas e favorecer a diminuição do apetite, por exemplo.

É importante que a ameixa seca seja consumida em pequenas porções, pois assim é possível garantir os seus benefícios, já que quando a fruta está desidratada, todos os nutrientes estão mais concentrados, de forma que a fruta passa a ser mais calórica.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios da ameixa seca são:

1. Combate a prisão de ventre

A ameixa seca é muito rica em fibras solúveis como a pectina e fibras insolúveis como a celulose e hemicelulose que agem absorvendo água do trato digestivo formando um gel que ajudam a regular o intestino, aliviar a prisão de ventre e diminuir o risco de hemorroidas.

Além disso, a ameixa seca possui sorbitol que é um laxante natural que facilita a eliminação das fezes.

Assista o vídeo a seguir e saiba como consumir a ameixa para combater a prisão de ventre:

7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

12:40 | 814.918 visualizações

2. Protege contra doenças cardiovasculares

A ameixa seca possui vários nutrientes na sua composição que reduzem o risco de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e a aterosclerose.

A rutina e vitamina C da ameixa seca são responsáveis por manter os vasos sanguíneos saudáveis, a vitamina K previne a calcificação das artérias e a pectina ajuda na redução do colesterol pois diminui a absorção de gorduras provenientes da alimentação.

Além disso, alguns estudos mostram que comer uma ameixa seca por dia ajuda no controle da pressão arterial por possuir flavonoides e polifenóis que têm efeito anti-inflamatório e antioxidante. Saiba mais sobre outros alimentos para baixar a pressão arterial.

3. Ajuda a baixar o colesterol

A pectina, fibra solúvel presente na ameixa seca, age reduzindo a absorção da gordura dos alimentos e desta forma ajuda a diminuir o colesterol que é responsável pela formação de placas de gorduras nas artérias que ficam mais estreitas e menos flexíveis, causando a aterosclerose que pode levar ao infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

4. Controla a glicemia

As fibras solúveis da ameixa seca, como a pectina, ajudam a diminuir a absorção de glicose da alimentação promovendo uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhoram a resposta do corpo à insulina, o que ajuda na prevenção e no tratamento do diabetes melito.

Além disso, o sorbitol presente na ameixa seca permite que o açúcar da alimentação seja absorvido lentamente e, desta forma, permite um melhor controle da glicemia.

5. Ajuda a emagrecer

A ameixa seca pode ajudar na redução de peso por ser rica em fibras que reduzem o tempo de digestão e aumentam a sensação de saciedade após a alimentação, o que reduz o apetite.

Os polifenóis da ameixa seca possuem efeito anti-adipogênico o que significa que ajudam a reduzir a formação de tecido adiposo no corpo, favorecendo a redução de peso.

Porém, é importante ter cuidado ao utilizar esta fruta na dieta para emagrecer pois consumir em grandes quantidades pode ter o efeito contrário. Para ter os benefícios da ameixa seca no emagrecimento, o ideal é comer no máximo 2 unidades por dia. Confira outros 10 alimentos que ajudam a emagrecer.

6. Melhora a saúde dos ossos

A ameixa seca é uma fonte de nutrientes como o boro, a vitamina K e o cálcio, que possuem efeitos protetores e ajudam na formação e manutenção de células dos ossos, por isso, agem na prevenção e no tratamento da osteoporose.

Alguns estudos mostram que a ameixa seca pode reduzir o risco de osteoporose em mulheres na menopausa, sendo aconselhado comer pelo menos 1 ameixa seca por dia para obter esse benefício.

7. Previne o câncer

Os polifenóis presentes na ameixa seca possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, que reduzem os danos nas células e previnem o desenvolvimento do câncer. Alguns estudos mostram que ameixa seca aumenta e melhora a flora bacteriana intestinal e, assim, reduz o risco de câncer do intestino.

Conheça mais alimentos que ajudam a prevenir o câncer.

8. Protege contra doenças pulmonares

Os antioxidantes da ameixa seca, como os polifenóis, combatem os radicais livres que podem causar danos aos pulmões, principalmente, em fumantes. Além disso, os polifenóis melhoram a saúde dos pulmões e ajudam a reduzir o risco de enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer de pulmão.

9. Previne a anemia

A ameixa seca é rica em ferro que ajuda a prevenir e tratar a anemia que ocorre quando o sangue não tem quantidade suficiente de ferro necessário para o bom funcionamento glóbulos vermelhos. Veja outros 7 alimentos para combater a anemia.

10. Desintoxica o organismo

A ameixa seca contribui para a desintoxicação do organismo, já que possui pectina, que é um tipo de fibra que ajuda a remover do corpo metais pesados tóxicos, como o chumbo e o mercúrio, que podem estar presentes em peixes, frutas e verduras compradas em supermercado.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 gramas de ameixa seca:

Componentes Quantidade em 100 g de ameixa seca
Energia 240 calorias
Proteínas 2,1 g
Gorduras 0,3 g
Carboidratos 63,9 g
Fibras 7,1 g
Vitamina A  781 UI
Vitamina K 59,6 mcg
Vitamina B1 0,051 mg
Vitamina B2 0,186 mg
Vitamina B3 1,882 mg
Vitamina B6 0,205 mg
Cálcio 43 mg
Ferro 0,93 mg
Potássio 732 mg

Fósforo

69 mg
Colina 10,1 mg
Magnésio 41 mg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, a ameixa seca deve ser incluída em uma alimentação equilibrada e saudável.

Se deseja saber como incluir a ameixa na dieta, marque uma consulta com o nutricionista mais próximo sa sua região:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como consumir

A ameixa seca pode ser consumida ao natural ou adicionada ao iogurte com a aveia e os cereais, e também poder ser usada para fazer suco, geleia ou molho para carnes. Além disso, a ameixa seca é muito usada na confeitaria para substituir as gorduras e o açúcar em diferentes preparações, como pudim, bolo e biscoito, por exemplo.

Como ameixa seca passa por um processo de desidratação, contém todos os nutrientes concentrados e é muito calórica e, por isso, é recomendado que seja consumida com moderação. Apesar disso, pode ser também indicado o seu consumo em moderação para diminuir o peso desde que acompanhada por uma alimentação saudável e equilibrada.

Diferentemente da ameixa fresca, a ameixa seca podem ser conservadas por mais tempo, podendo durar cerca de 6 meses em temperatura ambiente ou 1 ano na geladeira em um recipiente fechado.

Quantidade recomendada

Para aproveitar os benefícios da ameixa seca, é indicado que seja consumida cerca de 40 gramas por dia, o que equivale a 4 a 5 passas, o que representa 96 calorias. Essas quantidades podem variar de acordo com a idade, gênero, estado de saúde e tolerância, sendo importante que o médico ou nutricionista seja consultado.

Receitas saudáveis com ameixa seca

Algumas receitas saudáveis com ameixa seca que são rápidas, fáceis de preparar e nutritivas são:

1. Vitamina de ameixa seca

Ingredientes:

  • 400 mL leite gelado ou bebida vegetal;
  • 2 bananas congeladas cortadas em rodelas;
  • 2 ameixas secas;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó 100%;
  • 1 colher de sopa de manteiga de amendoim.

Modo de preparo:

Lavar bem as ameixas, cortar ao meio e remover os caroços. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até ficar uma mistura homogênea. Servir imediatamente.

2. Salada com ameixas secas

Ingredientes:

  • 1/3 de uma alface;
  • 200 g de espinafre;
  • 1 cenoura ralada;
  • 3 ameixas secas;
  • De 90 a 100 g de queijo cortado em cubinhos;
  • De 90 a 100 g de presunto cortado em cubinhos;
  • 1 fio de azeite;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem a alface, o espinafre e a cenoura. Cortar a alface em tiras e depois ao meio. Descascar a cenoura e ralar. Cortar as ameixas secas e remover os caroços. Juntar os ingredientes e temperar com um fio de azeite e sal a gosto.

3. Suco de ameixa com maçã

Ingredientes:

  • 1 maçã grande com casca;
  • 3 ameixas secas;
  • Suco de ½ limão.

Modo de preparo:

Lavar bem a maçã. Passar a maçã inteira e as ameixas secas no processador e, depois adicionar o suco do limão. Ou colocar a maçã e a ameixa picadas no liquidificador, junto com o suco de limão, e bater até ficar uma mistura homogênea. Servir em seguida, sem coar.

4. Geleia de ameixa

Ingredientes:

  • 1 kg de ameixas secas sem caroço;
  • 1 envelope de gelatina sem sabor;
  • Cerca de 300 ml de água;
  • 4 colheres de açúcar mascavo ou adoçante culinário.

Modo de preparo:

Colocar as ameixas, a água e o açúcar numa panela e levar ao fogo médio para cozinhar durante 20 minutos. Após ferver, retirar a panela do fogo, amassar um pouco a fruta já cozida, com um garfo, e adicionar a gelatina, misturando bem com uma colher.

Levar a panela ao fogo por mais alguns minutos e, quando atingir o ponto de geleia, apagar o fogo. Deixar esfriar, transferir a geleia para um recipiente de vidro com tampa e armazenar na geladeira.

Vídeos relacionados

5 frutas para baixar a PRESSÃO ALTA

14:25 | 46.355 visualizações

7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

12:40 | 814.918 visualizações

ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO PRESO

05:15 | 170.154 visualizações

Alimentação para DIABÉTICO

03:14 | 1.363.547 visualizações

O que fazer para soltar o Intestino Preso

02:59 | 4.311.198 visualizações