A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, sendo rica em fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos no estômago, diminuindo a fome e facilitando o emagrecimento.
Além disso, a farinha de chia também tem ótimas quantidades de ômega 3, que é uma gordura saudável que ajuda a manter a pele hidratada e macia, prevenindo a formação de rugas e a flacidez. Conheça outros alimentos ricos em ômega 3.
A farinha de chia é comercializada em lojas de produtos naturais e supermercados, podendo ser adicionada a iogurtes, saladas, sucos e vitaminas ou usada em preparações como bolos, biscoitos e pães.
Para que serve
Os principais benefícios da farinha de chia para a saúde são:
1. Combater a prisão de ventre
Por ser rica em fibras, a farinha de chia é um alimento que estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação e combatendo a prisão de ventre. Veja mais alimentos que combatem a prisão de ventre.
2. Melhorar o humor
A farinha de chia melhora o humor, porque tem ótimas quantidades de magnésio, um mineral que atua na produção e ação da serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o sono e as funções cognitivas. Confira outros alimentos que melhoram o humor.
3. Promover o emagrecimento
A farinha de chia promove o emagrecimento por ter alto teor de fibras que formam um tipo de gel no estômago, prolongando a saciedade e reduzindo a ingestão de alimentos ao longo do dia.
4. Melhorar a saúde da pele
Por conter alto teor de ômega 3, a farinha de chia melhora a saúde da pele, promovendo a maciez, a hidratação e a elasticidade, e prevenindo a flacidez e a formação de rugas.
5. Manter a saúde dos ossos
A farinha de chia é rica em cálcio e fósforo, minerais que são essenciais para a formação e manutenção da saúde dos ossos, ajudando a prevenir situações como osteoporose, quedas e fraturas.
6. Evitar doenças cardiovasculares
Por ser rica em fibras, a farinha de chia diminui a absorção de gorduras e colesterol a nível intestinal, reduzindo sua concentração no organismo e prevenindo, assim, doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto.
Além disso, a farinha de chia também tem ótimas quantidades de ômega 3 e ômega 6, que são gorduras saudáveis com ação antioxidante que impedem a oxidação das células de gordura, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
7. Prevenir a diabetes
A farinha de chia é rica em fibras, o que diminui a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose nos sangue e prevenindo a resistência à insulina e a diabetes. Confira outros alimentos ricos em fibras.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 10g, o que equivale a 1 colher de sopa, de farinha de chia:
Para se obter os benefícios da farinha de chia, é importante também manter uma alimentação saudável e variada e praticar atividades físicas regularmente.
Como usar
Para se obter os benefícios desse alimento, geralmente recomenda-se consumir de 1 a 2 colheres de sopa de farinha de chia por dia, que pode ser adicionada em sucos, vitaminas e saladas ou usada no preparo de mingaus, bolos, tortas, biscoitos e pães.
Para saber como incluir a farinha de chia em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Receitas saudáveis com farinha de chia
Algumas receitas saudáveis e saborosas com a farinha de chia são o bolo e o brownie.
1. Bolo de maçã com chia
Ingredientes:
- 2 maçãs picadas;
- Cascas das 2 maçãs;
- 1 colher (de sopa) de essência de baunilha;
- 3 ovos;
- 1 xícara (de chá) de açúcar mascavo;
- 2/3 xícara (de chá) de óleo de coco ou azeite;
- 1 xícara (de chá) de farinha de trigo integral;
- 1 xícara (de chá) de farinha de chia;
- 1 xícara (de chá) de aveia em flocos;
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó;
- 1 colher de sopa de canela em pó;
- 1/2 xícara (de chá) de nozes ou castanhas picadas;
- 3/4 xícara (de chá) de leite ou bebida vegetal;
- ½ xícara (de chá) de uva passas.
Modo de Preparo:
Bater no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo, o leite ou a bebida vegetal, e as cascas das maçãs. Em uma tigela, misturar a farinha de trigo integral, a aveia e a farinha de chia, adicionando em seguida as maçãs picadas, as nozes, as uvas passas e a canela.
Adicionar a mistura do liquidificador à massa, e por último colocar a essência de baunilha e o fermento. Mexer a massa com uma colher e transferir para uma forma untada. Levar ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos. Aguardar amornar e servir.
2. Brownie de chia
Ingredientes:
- 1 e 1/2 xícara de farinha de arroz;
- 3 ovos;
- 1 xícara (de chá) de açúcar demerara;
- 1 e 1/2 xícara (de chá) de cacau em pó sem açúcar;
- 1 pitada de sal;
- ¼ de xícara (de chá) de óleo de coco;
- 150g de nozes picadas;
- 1 colher de chá de fermento químico em pó;
- 2 xícaras (de chá) de bebida vegetal de arroz;
- Chia a gosto para polvilhar.
Modo de Preparo:
Numa tigela, colocar todos os ingredientes e misturar bem com uma colher. Colocar a mistura em uma assadeira untada e polvilhar com a chia. Levar ao forno preaquecido a 180 ºC por 15 minutos. Aguardar amornar e, na hora de servir, polvilhar com um pouco mais de chia.