A melancia é uma fruta que oferece muitos benefícios para a saúde, como manter a saúde da pele, melhorar o funcionamento do intestino, ajudar na perda de peso e proteger o coração.
Esses benefícios se devem ao fato de a melancia ser rica em água e carotenoides, além de conter fibras, vitamina C e potássio, nutrientes com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e diuréticas.
Existem dois tipos de melancia, a amarela, que contém alto teor de betacaroteno e xantofilas, e a vermelha, que possui maior quantidade de licopeno. A melancia pode ser consumida ao natural ou usada no preparo de sucos, saladas e geleia, e as suas sementes também podem ser consumidas ao natural ou torradas.
Leia também: 12 benefícios das sementes de melancia (e como usar) tuasaude.com/sementes-de-melancia
Benefícios da melancia para saúde
Os principais benefícios da melancia para a saúde são:
1. Evitar a retenção de líquidos
A melancia é uma fruta que possui grande quantidade de água, ajudando a aumentar o volume de urina e evitando, assim, a retenção de líquido.
Além disso, a melancia também contém potássio, um mineral que favorece a eliminação do excesso de líquido do corpo pela urina, ajudando a desinchar.
Leia também: Retenção de líquido: o que é, sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/retencao-de-liquido2. Hidratar o organismo
A melancia ajuda a manter o corpo hidratado, já que cerca de 91% da sua composição é água, sendo uma boa opção para os dias mais quentes de verão, por exemplo.
3. Prevenir a pedra nos rins
A melancia ajuda a prevenir a pedra nos rins, porque possui propriedades diuréticas, aumentando o volume de urina e evitando, assim, a formação de pequenos cristais de cálcio.
Leia também: Pedra nos rins: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/pedra-nos-rins4. Regular o sistema imunológico
A melancia ajuda a regular o sistema imunológico, porque contém vitamina C, betacaroteno e licopeno, nutrientes e compostos antioxidantes que protegem e favorecem o bom funcionamento das células de defesa.
5. Melhorar o funcionamento do intestino
A melancia tem na sua composição fibras e água, que hidratam e aumentam o volume do bolo fecal, ajudando na evacuação e melhorando, assim, o funcionamento do intestino.
Leia também: Alimentos para prisão de ventre: o que comer e o que evitar tuasaude.com/alimentos-para-prisao-de-ventre6. Favorecer a perda de peso
A melancia possui poucas calorias e uma pequena quantidade de fibras, de forma que, quando combinada com uma alimentação equilibrada e saudável, pode favorecer a perda de peso.
7. Ajudar a controlar a pressão arterial
A melancia contém citrulina, um aminoácido que pode aumentar os níveis de óxido nítrico no organismo, ajudando a dilatar os vasos sanguíneos e, assim, favorecer o controle da pressão arterial.
Além disso, essa fruta também possui potássio, um mineral que favorece a eliminação do excesso de sódio do organismo através da urina, ajudando a regular a pressão arterial.
Leia também: Citrulina: o que é, para que serve e como tomar tuasaude.com/citrulina8. Manter a saúde da pele
A melancia ajuda a manter a saúde da pele, devido à presença de vitamina C betacaroteno e licopeno, que protegem as células saudáveis contra os danos causados pelos radicais livres.
Leia também: 18 melhores alimentos para a pele (e como consumir) tuasaude.com/alimentos-para-uma-pele-perfeita9. Melhorar o rendimento físico
A citrulina é um aminoácido que pode ser encontrado na melancia e que pode melhorar a capacidade respiratória e o rendimento físico durante as atividades.
10. Proteger o coração
Os carotenoides presentes na melancia possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, diminuindo a oxidação das células de gordura.
Assim, a melancia protege o coração, ajudando a diminuir o risco de doenças como infarto, aterosclerose e AVC.
11. Ajudar a diminuir o risco de câncer
A melancia possui carotenoides com ação antioxidante e anti-inflamatória, que podem inibir o crescimento de células tumorais, ajudando a diminuir o risco do desenvolvimento de câncer.
Tipos de melancia
Os principais tipos de melancia são:
1. Melancia amarela
A melancia amarela é uma fruta que pode ter a casca amarelada ou verde. Já a polpa deste tipo de melancia é amarela devido principalmente à presença dos carotenoides betacaroteno e xantofilas.
Além disso, a melancia amarela tem menos sementes que a vermelha.
2. Melancia vermelha
A melancia vermelha tem a casca que varia entre verde clara e verde escura. Já a polpa é vermelha, por causa da presença de grandes quantidades de licopeno no interior.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir indica a informação nutricional de 100 g de melancia:
Para obter todos os benefícios desta fruta, é importante que a melancia faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada, junto com a prática de atividades físicas regulares.
Como consumir
A melancia pode ser consumida ao natural, ou usada em receitas, como suco, salada, ensopados, sorvetes e geleias.
As sementes da melancia também podem ser consumidas ao natural junto com iogurte e saladas, por exemplo, ou ainda torradas, como snacks.
Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de melancia, a recomendação mínima diária de frutas é entre 2 a 3 porções, o que corresponde de 160g a 240 g por dia.
Se deseja saber como consumir a melancia em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Receitas com melancia
Alguns exemplos de receitas saudáveis com melancia são:
1. Suco de melancia
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de melancia cortada em cubos com sementes;
- 1/2 xícara chá) de água filtrada ou fervida;
- 1 colher (sopa) de hortelã picada;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por 2 minutos ou até ficar uma mistura homogênea. Transferir para um copo e beber preferencialmente sem coar ou adoçar.
2. Salada de melancia e romã
Ingredientes:
- 3 fatias médias de melancia;
- 1 romã grande;
- Folhas de hortelã;
- Mel a gosto.
Modo de preparo:
Cortar a melancia em pedaços e descascar a romã, aproveitando suas bagas. Colocar tudo numa taça, decorar com a hortelã e regar com um fio de mel.
3. Ensopado de casca de melancia
Ingredientes:
- Entrecasca de 1/2 melancia;
- 1/2 tomate;
- 1/2 cebola picada;
- 1 dente de alho;
- 2 colheres (sopa) de salsa e cebolinha picadas;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 1/2 copo de água;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 1 folha de louro.
Modo de preparo:
Fazer um refogado colocando o dente de alho e a cebola e o azeite para dourar. Acrescentar a entrecasca da melancia, o tomate e o louro e deixar no fogo médio durante alguns minutos até que fique tudo bem macio.
Adicionar a água, a salsa e a cebolinha e depois de pronto, servir com um prato de carne ou peixe.
Dúvidas comuns sobre a melancia
Algumas dúvidas comuns sobre a melancia são:
1. Melancia engorda?
Por conter poucas calorias, a ingestão de quantidades moderadas de melancia geralmente não engorda.
Entretanto, quando incluída em uma dieta hipercalórica e/ou associada à falta de atividades físicas regulares, a melancia pode engordar.
Isso porque nenhum alimento sozinho é capaz de engordar. Para ganhar peso, é fundamental aumentar a quantidade de calorias da dieta e/ou diminuir o gasto calórico diário.
2. Como saber se a melancia está boa?
Para saber se a melancia está boa, é aconselhado observar a casca da fruta, que deve estar firme, sem cortes.
Além disso, é recomendado também bater levemente com os dedos na casca e, se tiver um som oco, indica que a fruta está no ponto.
Se escolher uma melancia já aberta, deve-se priorizar as que possuem uma polpa com coloração vermelho ou amarelo vivos.
3. Melancia faz mal para gripe?
Não existe nenhuma evidência científica que mostre que a melancia faz mal para a gripe.
Ao contrário, devido ao alto teor de água e nutrientes, o consumo regular da melancia pode ajudar na hidratação e regulação do sistema imune, ajudando o corpo a combater a gripe.
4. Pode comer melancia à noite?
Algumas pessoas acreditam que comer melancia à noite pode fazer mal.
No entanto, não existem evidências científicas que comprovem essa relação. Por isso, pode-se comer a melancia à noite, assim como em qualquer outro horário do dia.
5. Diabético pode comer melancia?
Sim, o diabético pode comer melancia. No entanto, por ter um índice glicêmico que varia entre médio a alto, podendo aumentar os níveis de glicose no sangue rapidamente.
Assim, é recomendado que o diabético consuma quantidades moderadas de melancia e de preferência junto com alimentos de baixo índice glicêmico, como iogurte, aveia e nozes, por exemplo.
Leia também: 20 alimentos com baixo índice glicêmico (com cardápio) tuasaude.com/alimentos-com-baixo-indice-glicemico