7 benefícios da soja e como consumir (com receitas)

A soja é rica em compostos fenólicos, antioxidantes e proteína vegetal, ajudando a prevenir algumas doenças crônicas, como câncer, proteger o coração, favorecer a saúde dos ossos e pele, ajudar na perda de peso e regular os níveis de açúcar no sangue.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, a soja contém isoflavona, que possui uma estrutura e ação semelhante aos estrógenos humanos, sendo um excelente alimento para ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.

A soja pode ser consumida na forma de grãos, mas também existem produtos preparados a base desse alimento, como farinhas, extrato de soja, bebidas vegetais, tofu, natto, proteína de soja, molho de soja, óleo de soja, entre outros.

Imagem ilustrativa número 2

7 benefícios da soja

Os principais benefícios da soja para a saúde são:

1. Proteger o coração

A soja é rica em saponinas, antioxidantes (isoflavonas) e fibras, compostos que, em conjunto, ajudam a diminuir o colesterol total, o LDL e os triglicerídeos, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares, como AVC, aterosclerose e a hipertensão arterial.

2. Aliviar os sintomas da menopausa e TPM

As isoflavonas presentes na soja têm uma estrutura e atividade semelhante ao hormônio estrogênio. Por isso, a soja pode ajudar a regular os níveis deste hormônio, aliviando os sintomas da menopausa, como ondas de calor, suor noturno e irritabilidade, assim como pode ajudar a diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual, conhecida como TPM. Conheça outros remédios caseiros para TPM.

3. Prevenir alguns tipos de câncer

A soja contém genisteína, um tipo de fitoestrogênio que pertence à categoria das isoflavonas, que possui ação antioxidante e antitumoral, protegendo as células do organismo do dano dos radicais livres e evitando a proliferação das células cancerígenas. Alguns estudos científicos associaram esse tipo de isoflavona à prevenção do câncer de mama, próstata e intestino.

4. Favorecer a saúde dos ossos e pele

O consumo da soja também pode ajudar a fortalecer os ossos, pois diminui a eliminação de cálcio na urina e, desta forma, previne doenças como osteoporose e osteopenia. Além disso, o consumo de soja também ajuda a manter a firmeza e elasticidade da pele, pois estimula a produção de colágeno e de ácido hialurônico.

5. Regular o nível de açúcar no sangue

A soja é rica em fibras que ajudam a atrasar a absorção dos açúcares a nível intestinal, regulando os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, a soja contém glicina e arginina em sua composição, dois aminoácidos que estão relacionados com a regulação dos níveis de glicose no sangue, podendo ser uma excelente opção tanto para ajudar a controlar a diabetes, como para aquelas pessoas que possuem pré-diabetes.

6. Favorecer a perda de peso

Além de ser baixa em carboidratos, a soja é rica em proteínas e fibras solúveis, as quais aumentam a sensação de saciedade e diminuem o apetite, favorecendo a perda de peso, principalmente quando é incluída em uma alimentação saudável e equilibrada.

A soja pode ser também uma excelente opção para quem busca aumentar a massa muscular e perder gordura, já que a qualidade da sua proteína é equivalente à proteína de origem animal.

7. Substituir a proteína animal

A soja é rica em proteína de alta qualidade, de forma que 100 gramas de soja cozida fornecem 12,5 gramas de proteína de origem vegetal.

Assim, a soja é um excelente substituto da proteína animal, não só para pessoas vegetarianas, mas também para aquelas pessoas que possuem alergia à proteína do leite de vaca, por exemplo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de soja cozida, farinha de soja e leite de soja:

Componentes  Soja cozida Farinha de soja (baixa em gordura) Leite de soja
Energia 151 calorias 314 calorias 61 calorias
Carboidratos 12,8 g 36,6 g 6,4 g
Proteínas 12,5 g 43,4 g 6,2 g
Gorduras 7,1 g 2,6 g 2,2 g
Fibras 5,6 g 13,5 g 0,3 g
Cálcio 82 mg 263 mg 18 mg
Potássio 510 mg 1910 mg 130 mg
Fósforo 240 mg 634 mg 48 mg
Ferro 2,6 mg 6 mg 1,2 mg
Magnésio 84 mg 270 mg 18 mg
Zinco 1,4 mg 3 mg 0,3 mg
Selênio 17,8 mcg 58,9 mcg 2,3 mcg
Folatos 64 mcg 410 mcg 17 mcg
Vitamina B1 0,3 mg 1,2 mg 0,08 mg
Vitamina B2 0,14 mg 0,28 mg 0,04 mg
Vitamina B3 0,5 mg 2,3 mg 0,1 mg
Vitamina B6 0,16 mg 0,49 mg 0,04 mg
Vitamina A 7 mcg 6 mcg 0 mg
Vitamina E 1mg 0,12 mg 0,2 mg
Fitoesterois 161 mg 0 mg 11,5 mg
Colina 116 mg 11,3 mg 8,3 mg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, a soja deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável, além de ser fundamental praticar atividade física de forma regular.

Para saber como consumir a soja numa dieta saudável, marque sua consulta com o nutricionista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como consumir

A soja pode ser consumida na forma de grãos cozidos, farinha, extrato ou proteína de soja, que é utilizada para substituir as carnes ou como suplemento nutricional. Conheça melhor sobre a proteína de soja.

Outras formas de se consumir a soja é através do leite de soja, tofu, tempeh, iogurte, queijo e natto, por exemplo. Para se obter os benefícios desse grão, é aconselhado consumir cerca de 85 g de soja cozida, 30 g de tofu ou 1 copo de leite de soja por dia.

Além disso, existem também alguns suplementos, como a lecitina de soja, que é fabricada a partir da extração do óleo dos grãos de soja e que pode ser consumida na forma de cápsula, e a proteína isolada de soja, que pode ser encontrada na forma de pó e usada para preparar vitaminas e barras proteicas, por exemplo.

A soja contém ácido fítico ou fitatos?

A soja contém ácido fítico, também conhecido como fitatos, um composto encontrado em alguns alimentos que dificulta a absorção de zinco e ferro a nível intestinal. No entanto, quando a soja é cozida no vapor, fervida ou fermentada, os níveis desse composto diminuem, afetando em menor grau a absorção desses minerais.

Quem não pode consumir

Pessoas com problemas na tireoide devem consumir a soja com moderação, pois esse alimento pode alterar a absorção dos medicamentos à base de hormônios tireoidianos.

Receitas saudáveis com soja

A soja pode ser utilizada no preparo de diversas receitas, sendo algumas opções:

1. Strogonoff de soja

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícara (de chá( de proteína de soja fina;
  • 1 cebola média picada;
  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • 2 dentes de alho;
  • 6 colheres de sopa de cogumelos;
  • 2 tomates;
  • 5 colheres de sopa de molho de soja;
  • 1 colher de sopa de mostarda;
  • 1 caixa pequena de creme de leite light;
  • Sal e salsinha a gosto.

Modo de preparo:

Hidratar a proteína de soja com água quente e o molho de soja. Retirar o excesso de água e picar os cubos de soja. Refogar a cebola e o alho no óleo, e acrescentar a soja. Adicionar a mostarda, os tomates e os cogumelos, e deixar cozinhar por 10 minutos. Misturar o creme de leite e salsinha e servir.

2. Hambúrguer de soja

Ingredientes:

  • 1 kg de grãos de soja;
  • 6 cenouras;
  • 4 cebolas médias;
  • 3 dentes de alho;
  • 4 ovos;
  • 400 g de farinha de rosca;
  • 1 colher (de chá) de azeite de oliva;
  • 1 pitada de orégano;
  • Queijo parmesão ralado a gosto;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Deixar os grãos de soja de molho na água por uma noite para que estejam macios após cozinhar por 3 horas. Depois, deve-se cortar e fritar a cebola, o alho e as cenouras. Em seguida, colocar os grãos de soja junto e adicionar o sal e pimenta a gosto, podendo misturar por partes.

Uma vez que esteja tudo processado deve-se adicionar os ovos e a metade da farinha de rosca, misturar e por último passar novamente na farinha de rosca. Esta carne de soja pode ser congelada em forma de hambúrguer ou pode fazer grelhado.