10 benefícios do chá preto (e como tomar)

O chá preto é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e é muito rico em antioxidantes e outros compostos que ajudam a reduzir a inflamação no corpo e trazem vários benefícios para a saúde, desde ajudar a melhorar a digestão, perder peso ou controlar a diabetes, por exemplo.

Embora possuam nomes diferentes, o chá preto e o chá verde são originários da mesma planta, a Camellia sinensis (ou árvore do chá) e por isso acabam partilhando muitas semelhanças, especialmente na sua composição, o que faz com que ambos os tipos de chás sejam ricos em cafeína. A principal diferença entre estes chás está na forma como as folhas são tratadas. Enquanto no chá verde as folhas são colhidas e expostas a um pouco de calor, para fazer chá preto as folhas precisam ser oxidadas e fermentadas, o que deixa seu sabor um pouco mais intenso e também altera alguns dos benefícios.

O chá preto pode ser encontrado facilmente à venda nos supermercados na forma de sachês, mas também pode ser comprado na forma de folhas secas em lojas de produtos naturais.

10 benefícios do chá preto (e como tomar)

Os principais benefícios do chá preto são:

1. Prevenir o envelhecimento precoce

O chá preto é rico em antioxidantes que atuam beneficiando todas as células, elas impedem a oxidação excessiva, permitindo uma melhor oxigenação celular, e como consequência as células se mantém saudáveis por mais tempo.

2. Facilitar a digestão

O chá preto é uma ótima pedida quando se está com o estômago cheio, porque ele atua diretamente sobre o sistema digestório facilitando a digestão e purificando o organismo.

3. Diminuir o apetite e emagrecer

Consumir regularmente uma xícara de chá preto por pelo menos 3 meses pode ajudar a diminuir o apetite e a vontade de comer doces, promovendo a perda de peso e modelando a cintura. Acredita-se que essa propriedade possa ser devida ao seu alto poder antioxidante derivado das flavonas que contém.

Embora o chá preto reduza o apetite continua sendo importante fazer uma dieta balanceada, com pouca gordura e açúcar e rica em frutas, vegetais, grãos inteiros, sementes e peixes. Também é fundamental praticar algum tipo de atividade física, como caminhar 30 minutos por dia.

4. Ajudar a controlar a diabetes

O chá preto tem ação hipoglicemiante, sendo um bom auxílio em caso de diabetes ou pré-diabetes devido ao efeito curativo que tem sobre as células β pancreáticas.

5. Aumentar as chances de engravidar

A toma de 2 xícaras de chá preto por dia, de forma regular, aumenta as chances da mulher engravidar em cada ciclo menstrual. Assim, quando o casal está se preparando para a chegada de um filho é recomendado que a mulher consuma chá preto regularmente.

6. Ajudar a limpar a pele

Aplicar o chá preto sob a pele é uma boa forma de combater a acne e a oleosidade da pele. Basta preparar o chá e quando ainda estiver morno aplicar com uma gaze ou algodão diretamente sobre a área que deseja tratar. Deixar atuar por alguns minutos e lavar o rosto a seguir.

7. Diminuir o colesterol

O extrato de chá preto promove um aumento no metabolismo do colesterol, provavelmente devido à inibição da reabsorção dos ácidos biliares, podendo ser utilizado na prevenção da síndrome metabólica.

8. Previne aterosclerose e infarto

O chá preto é rico em flavonoides, conhecidos como protetores do sistema cardiovascular previnem a oxidação do colesterol LDL, responsável pela formação das placas de ateromas, as quais aumentam o risco de trombose.

9. Manter o cérebro em alerta

Outro benefício do chá preto é manter o cérebro alerta porque este chá tem cafeína e L-Teanina que melhoram a performance cognitiva e aumenta o estado de alerta, por isso, é uma excelente opção para o café da manhã ou logo após o almoço. Seu efeito pode ser notado em média, após 30 minutos de sua ingestão.

10. Ajudar na prevenção do câncer

Devido a presença de catequinas, o chá preto, também ajuda a prevenir e a combater o câncer, e acredita-se que isso possa acontecer devido ao seu efeito protetor do DNA das células, além da sua capacidade para induzir a morte das células tumorais.

Como fazer chá preto

Para aproveitar todos os benefícios do chá preto é importante seguir a receita à risca.

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 sachê de chá preto ou 1 colher de chá de folhas secas de chá preto.

Modo de preparo

Adicionar o sachê ou as folhas de chá preto na xícara de água fervente, tapar e deixar repousar por, pelo menos 5 minutos. Coar e tomar ainda morno, adoçado ou não.

Quem sofre de insônia pode consumir o chá preto, desde que este fique em infusão durante cerca de 10 minutos, o que torna seu sabor ainda mais intenso, mas que não atrapalha o sono. O chá preto preparado durante menos de 5 minutos, tem efeito contrário e mantém o cérebro mais ativo e por isso quando preparado dessa forma não deve ser consumido após as 19 horas.

Para deixar o sabor do chá preto mais suave pode-se adicionar um pouco de leite morno ou meio limão espremido.

Quem não deve tomar chá preto

O chá preto está contraindicado para bebês e crianças com menos de 12 anos de idade.

Além disso, grávidas e mulheres que estejam amamentando também devem evitar seu consumo, pois o chá preto contém cafeína, só devendo ser usado com supervisão de um médico.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: