10 benefícios do chá verde para a saúde

O chá verde é uma bebida feita a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos antioxidantes, como flavonoides e catequinas, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce,  a diabetes e alguns tipos de câncer.

Além disso, o chá verde contém boas quantidades de cafeína, um composto estimulante que melhora a disposição física e mental, durante atividades que exigem maior concentração e durante os exercícios físicos.

O chá verde pode ser consumido na forma de folhas, em pó solúvel, cápsulas ou em sachê, e é normalmente encontrado em supermercados, farmácias ou lojas de produtos naturais. No entanto, por possuir algumas contra indicações e efeitos colaterais, é importante consultar um médico ou nutricionista antes de decidir iniciar o uso do chá verde.

10 benefícios do chá verde para a saúde

Os principais benefícios do chá verde para saúde são:

1. Prevenir câncer

O consumo regular de chá verde ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata, de estômago, de mama, de pulmão, de ovário e de bexiga, já que é rico em antioxidantes que evitam os danos causados pelo excesso de radicais livres às células.

Além disso, as catequinas presentes em grandes quantidades no chá verde fortalecem o sistema imunológico, ajudando a evitar a formação de células cancerígenas.

2. Prevenir o envelhecimento precoce

O chá verde possui grande quantidade de antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo, assim, a flacidez e o envelhecimento precoce.

Além disso, as catequinas presentes no chá verde, ajudam a reduzir a produção de produtos de glicação avançada (AGEs), diminuindo a inflamação e prevenindo a flacidez da pele.

3. Prevenir doenças do coração

O chá verde ajuda a regular os níveis de colesterol, principalmente o colesterol “ruim”, o LDL, devido ao seu poder antioxidante. Além disso, a bebida inibe a formação de coágulos no sangue, prevenindo doenças do coração como, infarto e derrame.

4. Ajudar na perda de peso

Por ter um efeito diurético, o chá verde ajuda a eliminar o excesso de líquido corporal, desinchando e ajudando na perda de peso.

Além disso, os compostos bioativos, como a cafeína, as catequinas e os flavonoides, ajudam a acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e estimulando o emagrecimento.

5. Prevenir gripes e resfriados

O chá verde possui propriedades antimicrobianas que ajudam a combater vírus, prevenindo o surgimento de doenças como resfriados e gripes causadas pelos vírus Influenza A e B.

6. Melhorar a saúde da boca

Por causa de suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, o chá verde pode evitar a formação de cáries e a inflamação das gengivas, diminuindo o risco de desenvolver periodontite.

7. Prevenir a diabetes

Devido à ação antioxidante das catequinas, o chá verde diminui o estresse oxidativo e melhora a função do hormônio insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue e ajudando na prevenção e tratamento da diabetes.

8. Controlar pressão arterial

O chá verde, possui catequinas, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes que podem ajudar a relaxar os vasos sanguíneos e, consequentemente, regular a pressão arterial.

Apesar de se acreditar que a cafeína presente no chá verde pode aumentar a pressão arterial, estudos [1], [2], [3] têm demonstrado que as catequinas, presentes em grandes quantidades na bebida, diminuem a inflamação, a oxidação e melhoram a circulação de sangue, podendo ajudar a controlar a pressão arterial.

Além disso, o chá verde contém em média 3 vezes menos cafeína que o café e, por isso, a bebida pode ser uma boa opção para ajudar a controlar a pressão alta.

9. Prevenir doenças neurodegenerativas

As catequinas e flavonoides presentes no chá verde têm importante atividade antioxidante, combatendo os radicais livres no cérebro e prevenindo algumas doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e mal de Parkinson.

Além disso, os polifenóis do chá verde também ajudam a melhorar a memória e a mobilidade em pessoas que já possuem Alzheimer e mal de Parkinson.

10. Melhorar o desempenho durante os exercícios

De acordo com alguns estudos, o consumo regular de chá verde ajuda a melhorar o desempenho durante os exercícios de resistência, além de também estimular a utilização da gordura pelo organismo para gerar energia e aumentar, assim, o gasto calórico.

Como preparar o chá verde

O chá verde pode ser preparado sozinho ou junto com limão e folhas de menta, por exemplo, ajudando a diminuir o sabor forte do chá verde.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá, do chá verde;
  • Suco de meio limão (opcional).

Modo de preparo:

Ferver a água em uma panela ou chaleira, adicionar as folhas de chá verde e apagar o fogo. Cobrir a panela ou chaleira e deixar repousar por 10 minutos. Coar, adicionar o suco de limão e beber.

Como tomar o chá verde

10 benefícios do chá verde para a saúde

Para se obter os benefícios do chá verde, é recomendado tomar de 2 a 4 xícaras por dia, que pode ser entre as refeições.

Já para pessoas que possuem pressão alta, a recomendação é ingerir o máximo de 3 xícaras do chá verde por dia.

No caso das cápsulas, é recomendada a ingestão de 1 cápsula de chá verde de 2 a 3 vezes por dia. Entenda melhor como tomar as cápsulas de chá verde.

É importante lembrar que o chá verde possui alguns efeitos colaterais e contra indicações e, por isso, só deve ser tomado sob a orientação de um médico ou nutricionista.

Possíveis efeitos secundários

Quando consumido em altas quantidades, o chá verde pode causar náusea, dor de cabeça, insônia, irritabilidade, queimação e irritação no estômago, vômitos, e alteração nos batimentos do coração.

Além disso, a ingestão excessiva de chá verde pode diminuir a absorção de ferro e, em alguns casos, pode causar intoxicação no fígado.

Quando não é indicado

O chá verde não deve ser consumido por pessoas que possuem problemas na tireoide, pois alguns estudos indicam que a bebida pode alterar o funcionamento da glândula.

Pessoas que possuem insônia também devem evitar o consumo do chá, uma vez que contém cafeína, composto que pode interferir no sono.

Crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem consumir o chá verde. Esse chá também não deve ser consumido por pessoas que tenham problemas nos rins ou fígado, anemia, úlceras gástricas e gastrite.

Além disso, o chá verde pode interferir na ação de alguns medicamentos como anticoagulantes, remédios para hipertensão e para colesterol alto e, por isso, nesses casos, o consumo do chá verde só deve ser feito após orientação do médico.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • LAMPRECHT Manfred. Antioxidants in Sport Nutrition. Estados Unidos: Taylor & Francis GrouP, llc, 2015. Chapter 8.
  • UPTODATE. Benefits and risks of caffeine and caffeinated beverages. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/benefits-and-risks-of-caffeine-and-caffeinated-beverages?search=green%20tea&source=search_result&selectedTitle=4~36&usage_type=default&display_rank=4>. Acesso em 19 Fev 2020
  • SEIXAS Daniela. Compostos Bioativos dos Alimentos. 1º. São Paulo: VP Editora, 2015. 215-238.
  • KUMAR Amar, DE Neela. Goitrogenic and Antithyroid Potential of Green Tea Of Indian Origin. Journal of Bangladesh Society of Physiologist. 9. 2; 105-116, 2014
  • MURASE Takatoshi et al. Green tea extract improves endurance capacity and increases muscle lipid oxidation in mice. American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology. 288. 3; 708-715, 2005
  • PINTO João. Nutracêuticos e alimentos funcionais. 1º. Portugal: LIDEL, 2014. 261-262.
  • DOLINSKY Manuela. Nutrição Funcional. 1º. Brasil: Roca, 2009. 44-46.
  • MUSIAL Claudia; KUBAN-JANKOWSKA Alicja et al. Beneficial Properties of Green Tea Catechins. Nutrients. 21. 1-11, 2020
  • IKBAL Asik; ROY Satarupa et al. Health benefits of green tea: A mini review. Journal of Entomology and Zoology Studies. 8. 1; 1424-1430, 2020
  • XU, Renfan et al. Effect of green tea supplementation on blood pressure. Medicine. Vol.99. 6.ed; 1-8, 2020
  • ROSZHAN, M, Marjan et al. The effects of regular consumption of green or black tea beverage on blood pressure in those with elevated blood pressure or hypertension: A systematic review and meta-analysis. Complementary Therapies in Medicine. Vol.51. 1-11, 2020
  • PENG, Xiaoli et al. Effect of green tea consumption on blood pressure: A meta-analysis of 13 randomized controlled trials. Scientific Reports. Vol.4. 1-7, 2014
  • RENFAN, Xu et al. Effect of green tea supplementation on blood pressure A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Medicine. Vol.99. ed.6; 1-8, 2020
Mais sobre este assunto: