O vinagre é um produto obtido a partir da fermentação de alguns alimentos e que oferece alguns benefícios para a saúde, como ajudar no emagrecimento, manter a saúde dos cabelos, controlar a glicose e aliviar os sintomas de candidíase.
Esses benefícios são possíveis porque o vinagre pode melhorar a sensibilidade do hormônio insulina, além de possuir ação antioxidante, antibacteriana e antifúngica.
Existem diferentes tipos de vinagre, como de maçã, de vinho tinto, de arroz, de álcool e balsâmico, que podem ser usados para temperar carnes, saladas e sobremesas ou ainda serem usados em soluções capilares.
Benefícios do vinagre
Os principais benefícios do vinagre para a saúde são:
1. Pode ajudar no emagrecimento
O vinagre pode ajudar no emagrecimento por ser rico em ácido acético, um composto que ajuda a equilibrar os níveis de glicose e insulina no sangue, prolongando a saciedade e diminuindo a ingestão de calorias da dieta.
No entanto, estudos mais completos em seres humanos precisam ser realizados para comprovar se o vinagre ajuda a emagrecer.
Além disso, para ajudar a emagrecer, o vinagre deve ser incluído em uma dieta com déficit calórico, associada à prática regular de exercícios físicos.
Leia também: Déficit calórico: o que é, como fazer e como calcular tuasaude.com/deficit-calorico2. Mantém a saúde dos cabelos
O vinagre mantém a saúde dos cabelos, aumentando o brilho dos fios e reduzindo o frizz.
Esses benefícios são possíveis devido às propriedades ácidas do vinagre, que equilibram o pH do cabelo, fecham as cutículas dos fios e deixam os cabelos mais hidratados e macios.
Leia também: Vinagre de maçã no cabelo: para que serve (e como usar) tuasaude.com/vinagre-de-maca-no-cabelo3. Controla os níveis de glicose
Consumir 2 colheres de sopa de vinagre antes das refeições ajuda a controlar os níveis de glicose, porque melhora as funções do hormônio insulina.
No entanto, o vinagre deve ser usado somente para ajudar a controlar a glicose, não devendo, por isso, substituir os tratamentos indicados pelo médico.
4. Trata a caspa
O vinagre possui ação antibacteriana e antifúngica que ajudam a diminuir a inflamação do couro cabeludo causada por fungos, sendo, assim, uma boa opção de remédio caseiro para tratar a caspa.
Leia também: 9 remédios caseiros para acabar com a caspa (e como fazer) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-caspa5. Pode prevenir doenças cardiovasculares
Por possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, acredita-se que o vinagre pode prevenir doenças cardiovasculares, mantendo a saúde das artérias e controlando os níveis de colesterol no sangue.
Entretanto, estudos científicos mais robustos ainda são necessários para comprovar os possíveis benefícios do vinagre na prevenção de doenças cardíacas.
Leia também: 10 doenças cardiovasculares: sintomas e tratamento tuasaude.com/doencas-cardiovasculares6. Diminui os sintomas de candidíase
O vinagre, na forma de banho de assento, é uma boa opção para ajudar a diminuir os sintomas de candidíase, como coceira, corrimento, vermelhidão e inchaço, pois contém ácido lático e gálico, compostos com ação antimicrobiana e antifúngica.
Leia também: 10 remédios caseiros para candidíase tuasaude.com/remedio-caseiro-para-candidiaseTipos de vinagre
Os principais tipos de vinagre são:
1. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é feito a partir do líquido de maçãs amassadas. Esse tipo de vinagre tem uma acidez mais baixa e um sabor suave de maçã, podendo ser usado em saladas, molhos, marinadas e pratos doces.
Leia também: Vinagre de maçã: 10 benefícios, como consumir (e como fazer em casa) tuasaude.com/beneficios-do-vinagre-de-maca2. Vinagre de vinho
O vinagre de vinho é feito a partir de vinho tinto ou branco. Esse tipo de vinagre possui um sabor ácido e forte conforme o tipo de vinho usado, sendo geralmente usado para marinadas, molhos para salada, carnes e peixes cozidos.
3. Vinagre de álcool
O vinagre de álcool é produzido a partir da fermentação de álcool de cereais como malte, milho ou cana de açúcar.
Esse tipo de vinagre pode ser usado para conserva de alimentos porque não altera a cor das frutas e dos vegetais. Além disso, o vinagre de álcool também é muito usado para limpeza.
4. Vinagre balsâmico
O vinagre balsâmico é feito a partir de uvas inteiras prensadas e tem uma coloração escura e consistência mais densa. Esse vinagre tem um sabor agridoce que normalmente combina como tempero de saladas de vegetais, carnes, peixes e molhos.
5. Vinagre de arroz
O vinagre de arroz é feito a partir da fermentação desse cereal, apresentando um sabor mais doce e leve e podendo, assim ser usado em receitas como sushi, vegetais em conserva e grelhados.
6. Vinagre de origem animal
O vinagre também pode ser feito a partir de alimentos de origem animal, como o vinagre de leite e de mel, por conterem açúcares.
Esses tipos de vinagre podem ser consumidos acompanhando queijos, sobremesas e frutas, por exemplo.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a a informação nutricional de 100 ml , o que corresponde a cerca de 7 colheres de sopa, de alguns tipos de vinagre:
Para se obter os benefícios do vinagre, esse produto deve fazer parte de uma alimentação saudável, associada à prática regular de atividades físicas.
Como consumir
Algumas formas de se consumir o vinagre são:
- Alimentação: no preparo de molhos, para temperar saladas, fazer conservas, marinadas ou cozinhar carnes e peixes, por exemplo.
- Solução para ingestão: diluir 1 colher de sopa do vinagre de maçã em um copo de água e beber 20 minutos antes do café da manhã, almoço ou jantar. É importante lavar a boca com água após beber a solução de vinagre.
O vinagre também pode ser usado em uma solução para os cabelos. Para isso, basta misturar 2 colheres (de sopa) de vinagre em 240 ml de água e reservar.
Após lavar os cabelos, aplicar a mistura nos fios de cabelos e couro cabeludo. Deixar agir por 20 minutos e enxaguar com água fria em seguida.
Vinagre faz mal?
A ingestão de grandes quantidades ou por tempo prolongado do vinagre, pode causar hipoglicemia, queimação, náusea, má digestão, diminuição de potássio no sangue, perda óssea e osteoporose, além de danificar o esmalte dos dentes.
Quem não pode consumir
O vinagre não deve ser consumido por pessoas com alergia a esse produto ou por pessoas em tratamento com o medicamento digoxina, diuréticos ou laxantes.
Pessoas com gastrite, refluxo, úlceras gástricas ou intestinais, devem evitar a ingestão de vinagre, pois pode aumentar a irritação do estômago e provocar sintomas, como dor e queimação.
O vinagre também não deve ser consumido junto com ervas, como cavalinha, alcaçuz, lírio do vale e outras ervas laxantes, pois pode provocar diarreia.