A yoga é uma prática que trabalha o corpo e a mente, promovendo benefícios como diminuir o estresse e ansiedade, aliviar dores na coluna, melhorar o equilíbrio e a qualidade do sono.
Existem diferentes tipos desta prática, como hot yoga, Hatha yoga, Yoga Nidra e Yin Yoga, que variam conforme a dinâmica, as posturas realizadas e as técnicas de respiração e meditação.
Podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos, a yoga, que também é conhecida como ioga, deve ser praticada preferencialmente sob a orientação de um instrutor qualificado, para prevenir lesões.

Benefícios da yoga
Alguns dos principais benefícios que o yoga para a saúde são:
- Melhorar a força, a flexibilidade e o equilíbrio;
- Diminuir os sintomas de estresse e a ansiedade;
- Aliviar dores na coluna e dor de cabeça;
- Ajudar a controlar a pressão arterial;
- Melhorar a qualidade do sono;
- Amenizar os sintomas da menopausa;
- Ajudar a melhorar o prazer sexual.
A yoga também pode ajudar no emagrecimento, por reduzir a ansiedade e o estresse, sintomas que estão relacionados com a compulsão alimentar.
Conforme o tipo de yoga praticado, essa prática também promove a tonificação dos músculos, favorecendo o ganho de massa magra, o aumento do metabolismo e a queima de gordura corporal.
Leia também: 11 Dicas para Ganhar Massa Muscular (mais rápido) tuasaude.com/8-dicas-para-ganhar-massa-muscularTipos de yoga
Alguns dos tipos de yoga incluem:
1. Hot yoga
A hot yoga, conhecida também como Bikram Yoga, é um tipo de yoga em salas aquecidas artificialmente a uma temperatura entre 35°C a 37,8°C e 40% de umidade.
A hot yoga é composta por 26 poses, seguidas de dois exercícios de respiração, onde o objetivo é aquecer e alongar os músculos, os ligamentos e tendões, além de purificar o corpo por meio do suor.
2. Hatha yoga
Hatha yoga é um termo geral para a prática de yoga que ensina posturas.
As aulas de Hatha yoga incluem exercícios de respiração e posturas, que geralmente são usadas como introdução para as posturas básicas do yoga.
3. Yoga nidra
A yoga nidra é um tipo de prática de relaxamento profundo, que é feita na posição deitada e inclui visualizações mentais.
Alguns estudos mostram que a yoga nidra pode ajudar no tratamento da insônia, por promover o estado hipnagógico, que é o estado de adormecimento entre o sono e a vigília.
4. Yoga facial
A yoga facial é um tipo de prática que inclui massagens e exercícios faciais que podem ajudar a tonificar os músculos do rosto e melhorar o bem-estar geral.
Além disso, a yoga facial também pode ajudar no rejuvenescimento, por melhorar a oxigenação do rosto.
5. Kundalini yoga
A Kundalini yoga é uma prática feita com técnicas de respiração, mantras e posturas físicas.
O objetivo deste tipo de yoga é liberar energia na região inferior do corpo, aliviar o estresse e a ansiedade, e aumentar a flexibilidade da coluna vertebral.
6. Ashtanga yoga
O Ashtanga yoga, também conhecido como power yoga, é uma prática mais exigente, onde a pessoa muda de uma postura para outra mais rapidamente.
Esse tipo de yoga também combina uma série fixa de posturas com a respiração e pontos de foco visual, onde o objetivo é ajudar a purificar o corpo.
7. Naked yoga
O naked yoga, ou Yoga nua, é um tipo alternativo de yoga, que pode ser praticado para ajudar a alcançar a autoaceitação.
Segundo os praticantes, o Naked yoga promove a positividade corporal e o empoderamento, podendo ser feito por pessoas que se sintam seguras e confortáveis.
8. Vinyasa yoga
O vinyasa yoga é uma prática onde a pessoa concentra a coordenação das posturas com a respiração.
Os movimentos entre as posturas do vinyasa yoga são dinâmicos, mas suaves, não seguindo uma sequência fixa de posturas, o que ajuda na liberdade e criatividade.
9. Yin yoga
O Yin yoga é um novo tipo de yoga que ajuda a alongar os músculos, tecidos conjuntivos, a fáscia e os ligamentos, melhorando a flexibilidade e ajudando a diminuir a ansiedade e o estresse.
Isso acontece porque durante a prática do Yin yoga, a pessoa fica entre 3 a 10 minutos em uma postura, mas de forma confortável e dentro dos limites individuais.
Durante o Yin Yoga, as respirações devem ser longas, lentas e profundas para ajudar a relaxar e manter a postura por mais tempo.
10. Yoga na cadeira
A yoga na cadeira é um tipo de prática feita em poucos minutos, podendo ser feita por pessoas que trabalham muitas horas sentadas ou que tenham mobilidade reduzida.
Esse tipo de yoga ajuda a melhorar a flexibilidade, a concentração, a força e o humor, diminuindo as tensões físicas e mentais.
11. Kriya yoga
O Kriya Yoga é uma técnica de meditação onde o foco é o controle da respiração e a concentração em centros de energia da coluna vertebral.
Os benefícios deste tipo de yoga incluem melhora da qualidade de vida, autocontrole, diminuição da ansiedade, expansão da consciência e autorrealização.
12. Yoga restaurativa
Durante a yoga restaurativa, a pessoa faz quatro ou cinco poses simples, usando acessórios como cobertor e almofada, para entrar em um relaxamento profundo.
A yoga restaurativa promove o relaxamento físico, mental e emocional, sendo praticado de forma lenta e com respiração profunda.
13. Tantra yoga
O Tantra yoga é uma prática espiritual originária da Índia Medieval, que tem o objetivo de aumentar o potencial do corpo para a espiritualidade.
Muitas técnicas são utilizadas durante o Tantra Yoga, como meditação, mantras, gestos simbólicos e visualizações, por exemplo.
É importante ressaltar que o Tantra Yoga não se concentra apenas na sexualidade, como é conhecida popularmente.
14. Baby yoga
O Baby yoga é uma prática que ajuda a melhorar a ligação entre o bebê e os pais, relaxar, melhorar o sono e favorecer o desenvolvimento da criança.
Esse tipo de yoga pode ser feito por um instrutor, pelos pais ou responsáveis treinados, acompanhado de música e movimentos suaves nos braços, pernas, tronco e coluna.
O que é yoga mudra?
Yoga mudra corresponde a gestos e símbolos feitos com as mãos e dedos, sendo usados nas práticas de meditação e yoga. A yoga mudra pode ser indicada para ajudar na concentração e facilitar o fluxo de energia no corpo.
Posições de yoga
Algumas posições de yoga, também chamadas de asanas ou posturas incluem:
- Posição de borboleta;
- Savasana, ou shavasana;
- Saudação ao sol;
- Bhujaungasana, ou postura da cobra;
- Invertida;
- Balasana, ou postura da criança;
- Trikonasana, postura do triângulo;
- Utkatasana, que é a postura da cadeira.
Outras posturas da ioga também incluem cachorro olhando para baixo, Sarvangasana, que é a posição da vela, a Vrkasana, conhecida como postura da árvore, por exemplo.
Existem também algumas poses de yoga em dupla, que podem ser feitas entre amigos (as) ou parceiros (as), como meia lótus, cadeira de costas, Navasana, ou postura do barco e torção sentado.
Cuidados ao fazer yoga
Mulheres grávidas, pessoas idosas ou com problemas de saúde, devem sempre conversar com o médico e o instrutor antes de começar a yoga, para que as posturas sejam adaptadas.
Além disso, pessoas com lesões no joelho ou quadril, doença da coluna lombar, pressão alta grave, problemas de equilíbrio e glaucoma, também precisam de auxílio do instrutor para adaptar a prática de ioga.