Benfotiamina é um remédio indicado para o tratamento da polineuropatia, que é o dano em vários nervos periféricos do corpo, devido a diabetes descontrolada ou hábito de consumir bebidas alcoólicas.
Isso porque a benfotiamina é convertida em tiamina (vitamina B1) no organismo, que é essencial para o bom funcionamento dos nervos, ajudando a aliviar os sintomas da polineuropatia, como dor, formigamento ou dormência nas pernas, mãos ou pés.
Leia também: Polineuropatia periférica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/polineuropatia-perifericaA benfotiamina pode ser encontrada em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos de 150 mg, como genérico ou com os nomes Milgamma ou NovoB, e deve ser usada somente com indicação médica.

Para que serve
A benfotiamina é indicada para tratar a polineuropatia diabética ou alcoólica, ajudando a aliviar sintomas, como:
- Dor nas pernas, mãos ou pés;
- Sensação de queimação;
- Dormência ou formigamento;
- Aumento da sensibilidade ao toque.
A polineuropatia é o dano nos nervos periféricos causados pela diabetes mal controlada ou pelo consumo excessivo e/ou frequente de bebidas alcoólicas.
Leia também: Neuropatia diabética: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/neuropatia-diabeticaAlém de usar a benfotiamina, é fundamental fazer o tratamento da diabetes e do alcoolismo corretamente, para evitar mais danos nos nervos ou outras complicações. Veja as principais complicações da diabetes.
Qual a diferença entre tiamina e benfotiamina?
A tiamina (vitamina B1) é um nutriente importante para proteger e manter a integridade das fibras nervosas, sendo geralmente encontrada na forma de suplemento ou em alimentos.
Já a benfotiamina é um remédio profármaco que, ao ser ingerido, se transforma em tiamina no organismo, garantindo maior quantidade de vitamina B1 no corpo para tratar os sintomas da polineuropatia.
Leia também: Vitamina B1 (tiamina): para que serve, quantidade e alimentos ricos tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-b1Como usar
O comprimido de benfotiamina 150 mg deve ser tomado com um copo de água, antes ou após uma refeição.
A posologia recomendada da benfotiamina é:
As doses da benfotiamina devem sempre ser indicadas pelo neurologista, endocrinologista ou psiquiatra, de acordo com a gravidade dos sintomas da polineuropatia.
Possíveis efeitos colaterais
A benfotiamina geralmente é bem tolerada, no entanto, podem surgir efeitos colaterais como náuseas e distúrbios gastrointestinais.
Além disso, embora seja raro, a benfotiamina pode causar reações alérgicas, bolhas na pele, urticária ou reação anafilática. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro. Saiba identificar os sintomas de reação anafilática.
Quem não deve usar
A benfotiamina não deve ser usada por menores de 18 anos, mulheres grávidas ou em amamentação.
Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas alérgicas à benfotiamina ou qualquer outro componente dos comprimidos.