Benicar é um anti-hipertensivo indicado para o tratamento da pressão alta, pois relaxa os vasos sanguíneos, melhorando a circulação de sangue e reduzindo a pressão arterial.
Esse remédio contém olmesartana medoxomila na sua composição, podendo também estar associado ao anlodipino (Benicar Anlo) ou a hidroclorotiazida (Benicar HCT), potencializando seu efeito no controle da pressão arterial.
Leia também: Remédio para pressão alta: 10 tipos mais usados tuasaude.com/remedios-para-pressao-altaO Benicar deve ser usado somente com indicação do cardiologista, associado a outras medidas para o controle da pressão alta, como prática de atividades físicas e dieta balanceada.

Para que serve
O Benicar é indicado para o tratamento da pressão alta em adultos ou crianças com mais de 6 anos.
Esse remédio pode ser usado sozinho ou em associação com outros anti-hipertensivos pata melhor controle da pressão arterial.
Leia também: 12 Formas Naturais de Baixar a Pressão Alta (hipertensão) tuasaude.com/3-formas-de-controlar-a-pressao-alta-sem-remedioQual a ação do Benicar?
O Benicar age da seguinte forma:
- Relaxa os vasos sanguíneos;
- Facilita a circulação sanguínea;
- Reduz o esforço do coração para bombear o sangue.
Esses efeitos levam à redução da pressão arterial.
Após tomar o comprimido de Benicar, a olmesartana medoxomila se transforma em olmesartana no corpo para exercer sua ação.
O Benicar geralmente leva 1 semana para ter seu efeito para baixar a pressão alta, e a diminuição máxima da pressão arterial pode ser alcançada após 2 a 4 semanas de tratamento.
Benicar genérico
O Benicar genérico é a olmesartana medoxomila, que também pode ser encontrado como similar com os nomes Olmecor, Holmes ou Olmy, por exemplo.
Como tomar
O Benicar deve ser tomado por via oral, e a posologia varia com sua composição e idade, que inclui:
1. Benicar 20 mg
O Benicar 20 mg contém apenas olmesartana medoxomila na sua composição, indicado para adultos e crianças com mais de 6 anos que pesem mais de 35 Kg.
Nesses casos, a dose recomendada é de 1 comprimido de Benicar 20 mg, 1 vez por dia.
2. Benicar 40 mg
O Benicar 40 mg também contém apenas olmesartana medoxomila na sua composição.
A dose recomendada para adultos e crianças com mais de 6 anos que pesem mais de 35 Kg é de 1 comprimido de Benicar 40 mg, 1 vez por dia.
Geralmente, o Benicar 40 mg é indicado após 2 semanas do tratamento inicial com Benicar 20 mg, quando é preciso um melhor controle da pressão arterial.
Leia também: 14 alimentos que baixam a pressão alta (hipertensão) tuasaude.com/alimentos-para-baixar-a-pressao-arterial3. Benicar Anlo
O comprimido de Benicar Anlo contém contém 20 mg ou 40 mg de olmesartana medoxomila + 5 mg ou 10 mg de anlodipino, indicado somente para adultos.
A dose recomendada é de 1 comprimido de Benicar Anlo, 1 vez por dia.
Essa dose deve ser orientada pelo cardiologista de acordo com a medida da pressão arterial, já que os comprimidos possuem diferentes quantidades de olmesartana medoxomila e anlodipino.
4. Benicar HCT
O comprimido de Benicar HCT é encontrado nas concentrações de 20 mg ou 40 mg de olmesartana medoxomila e 12,5 mg ou 25 mg de hidroclorotiazida.
A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de Benicar HCT, 1 vez por dia.
A quantidade olmesartana medoxomila + hidroclorotiazida, ou seja, a dose no comprimido, deve ser indicada pelo cardiologista de acordo com a pressão arterial e resposta ao tratamento.
5. Benicar Triplo
O Benicar Triplo contém 20 mg ou 40 mg de olmesartana medoxomila + 12,5 mg ou 25 mg de hidroclorotiazida + 5 mg ou 10 mg de anlodipino.
A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de Benicar Triplo, 1 vez por dia.
A dose do Benicar Triplo deve ser orientada pelo cardiologista já que os comprimidos possuem diferentes quantidades de olmesartana medoxomila, hidroclorotiazida e anlodipino.
6. Benicar ODT
O Benicar ODT contém apenas olmesartana medoxomila 20 mg ou 40 mg na sua composição, podendo ser indicado para adultos ou crianças com mais de 6 anos que pesem mais de 35 Kg.
A dose recomendada é de 1 comprimido de Benicar ODT, 1 vez por dia.
O comprimidos de Benicar ODT é orodispersível, ou seja, deve ser colocado sobre a língua e aguardar o comprimido dissolver, não sendo necessário tomar com água.
No entanto, em alguns casos, o comprimido pode ser tomado com um pouco de água.
Leia também: Dieta para hipertensão: o que comer, o que evitar e cardápio tuasaude.com/dieta-para-hipertensaoPossíveis efeitos colaterais
O efeito colateral mais comum do Benicar é a tontura que geralmente é leve e melhora com a continuidade do tratamento.
Embora seja raro, também podem surgir náuseas, vômitos, dor abdominal, inflamação intestinal, tosse, aumento das enzimas do fígado ou insuficiência renal aguda.
O Benicar também pode causar dor de cabeça, dor ou fraqueza muscular, diarreia, vermelhidão da pele, coceira, inchaço do rosto ou nas pernas.
Além disso, o Benicar pode causar reações alérgicas graves ou anafilaxia, devendo-se procurar o pronto-socorro para tratamento imediato. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Quem não deve usar
O Benicar é contraindicado nas seguintes situações:
- Crianças com menos de 6 anos e que pesem menos de 35 kg;
- Gravidez ou amamentação;
- Diabéticos em tratamento com alisquireno.
Além disso, o Benicar não deve ser usado por pessoas alérgicas a olmesartana medoxomila ou qualquer outro componente dos comprimidos.