A berne em humanos, também chamada de miíase furuncular ou furunculosa, é uma doença infecciosa causada pela mosca da espécie Dermatobium hominis. As larvas dessa mosca conseguem penetrar na pele da pessoa, mesmo que não existam lesões, e permanecer no tecido, levando ao aparecimento de uma ferida com pus e que causa muita dor.
Essas moscas normalmente são encontradas em lugares úmidos e com montanhas, sendo pouco frequente no Nordeste do Brasil, sendo importante o seu controle nesses locais.
Assim que surgir qualquer sinal indicativo de berne, é importante que a larva seja removida o mais rápido possível, caso contrário pode favorecer a ocorrência de mais infecções, complicando o estado de saúde da pessoa. Veja algumas formas naturais de tirar a mosca da berne da pele.
Principais sintomas
Os principais sintomas de berne em humanos são:
- Formação de feridas na pele, com vermelhidão e ligeiro inchaço no local;
- Liberação de um líquido amarelado ou com sangue, pelas feridas na pele;
- Sensação de algo mexendo debaixo da pele;
- Dor e coceira intensa no local da ferida.
Os sintomas surgem depois que a mosca fêmea deposita os ovos na pele e, depois de 6 dias, as larvas saem dos ovos e conseguem penetrar na pele rapidamente.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da berne em humanos é feito pelo dermatologista ou infectologista através da observação dos sinais e sintomas que a pessoa apresenta, sendo também levado em consideração se a pessoa viajou ou não para alguma região de risco.
Em alguns casos, o médico pode indicar a realização de dermatoscopia, que é um método não invasivo de permite avaliar a pele. Entenda como é feita a dermatoscopia.
Marque uma consulta com o médico mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para que seja feita uma avaliação da pele mais detalhadamente:
Como é feito o tratamento
O tratamento para berne em humanos consiste em remover a larva da pele, sendo importante que a larva esteja morta antes de ser removida, pois caso contrário os espinhos encontrados em seu corpo podem continuar presos à pele, o que impede a sua remoção.
Uma das estratégias para matar e remover a larva é por meio de asfixia, em que deve-se colocar um esparadrapo no lugar em que a larva se encontra e deixar por cerca de 1 hora. Em seguida, retirar o esparadrapo e verificar se a larva está colada, caso contrário fazer pequena pressão no local para que a larva saia. É importante que depois a região seja tratada com pomadas antibióticas, que devem ser recomendadas pelo médico, para evitar a ocorrência de infecções.
O uso de pinças só deve ser feito quando nem mesmo com leve compressão a larva sai, sendo recomendado que isso seja feito pelo médico para evitar infecções. Em casos mais graves, o médico pode indicar a realização de uma pequena cirurgia para fazer um corte na pele e alargar o orifício, permitindo retirar a larva, ou o uso de remédios antiparasitários para matar a larva da mosca. Saiba mais sobre o remédio usado no tratamento da berne.
Prevenção da berne em humanos
Algumas das melhores formas de evitar a infecção pelas larvas da mosca são:
- Fechar as janelas e portas depois de escurecer;
- Colocar redes ou telas nas janelas;
- Evitar ter comidas, lixo ou líquidos acumulados dentro da casa.
Além disso, é indicado usar repelente, especialmente nas regiões mais afetadas por esse tipo de moscas.