Bicho-de-pé: o que é, sintomas e como se pega

O que é

O bicho-de-pé é uma pequena pulga, chamada Tunga penetrans, que normalmente é encontrada no solo e pelo de animais e que pode entrar na pele, levando ao aparecimento de um nódulo esbranquiçado com um ponto preto no centro. 

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Em alguns lugares, o bicho-de-pé também é conhecido como bicho-de-areia, bicho-de-porco, bicho-do-cachorro, jatecuba, matacanha, tunga ou tungíase. Embora geralmente não seja um problema sério, este parasita pode causar deformidades ou perda das unhas e favorecer a infecção da pele, em alguns casos.

Em caso de suspeita de bicho-de-pé é recomendado consultar um clínico geral ou dermatologista para uma avaliação e início do tratamento mais adequado, que geralmente envolve a retirada do parasita da pele.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas do bicho-de-pé são:

  • Mancha vermelha na pele;
  • Nódulo esbranquiçado na pele;
  • Ponto preto na pele com um entorno esbranquiçado;
  • Dor e desconforto;
  • Coceira no local.

Além disso, nos casos mais graves, o bicho-de-pé pode causar deformidades ou perda das unhas, dificuldade de andar e favorecer o desenvolvimento de infecção.

Normalmente, o bicho-de-pé afeta a pele em torno das unhas do pé, sola dos pés e calcanhares, mas também pode ocorrer em partes do corpo como nádegas, virilha, mãos e pescoço, apesar de não ser muito frequente. 

Inicialmente, durante a instalação do parasita na pele, pode surgir uma pequena mancha vermelha, que tende a aumentar de tamanho formando um nódulo esbranquiçado após 1 a 2 dias. Na medida em que o nódulo cresce, normalmente aparece um ponto preto no seu centro e após 3 a 5 semanas se forma uma crosta escura sobre o local afetado da pele.

Como se pega

O bicho-de-pé geralmente é encontrado no solo com areia e pouca umidade como jardins ou chiqueiros e, quando em contato direto com o corpo, pode penetrar a pele se instalando no local. Além disso, o bicho-de-pé também pode estar presente nos pelos de animais como cães, gatos ou ratos.

Como é o tratamento

O bicho-de-pé normalmente melhora sem necessidade de tratamento específico em poucas semanas. No entanto, é importante tirar o bicho-de-pé da pele para evitar a infecção do local por bactérias e outros microorganismos.

Para tirar o bicho-de-pé, normalmente, é utilizada uma agulha estéril, que permite remover o parasita completamente da pele onde está instalado. No entanto, é recomendado procurar um clínico geral ou dermatologista para fazer isso com segurança e evitar a infecção do local. Veja como tirar o bicho-de-pé.

Medicamentos para bicho-de-pé

O dermatologista ou clínico geral pode indicar o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, como antialérgicos e corticoides, por exemplo. Além disso, em caso de infecção, grandes áreas de pele afetadas ou após a retirada do parasita, também pode ser recomendado o uso de antibióticos na forma de pomadas ou comprimidos. 

Como evitar pegar

Para prevenir o bicho-de-pé, é importante usar calçados fechados em locais com areia e por onde passam muitos animais domésticos, como cães e gatos.

Além disso, é recomendado levar animais domésticos ao veterinário para avaliar se eles estão infectados com a pulga do bicho-de-pé, e iniciar o tratamento adequado para que a doença não passe para as pessoas.