Bico do peito ardendo: 9 principais causas (e o que fazer)

O bico do peito ardendo é um sintoma que pode ser causado por situações simples, como mudança de temperatura e gravidez, ou por algumas condições, como dermatite atópica, reação alérgica ou doença de Paget da mama.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

De acordo com as causas dessa condição, o bico do peito ardendo também pode ser acompanhado de outros sintomas, como coceira, dor, placas vermelhas, descamação ou feridas.

Por isso, quando o bico do peito ardendo for persistente ou acompanhado de outros sintomas, é recomendado consultar o clínico geral para que seja feita uma avaliação médica completa e seja indicado o tratamento adequado, que pode incluir o uso de cremes ou pomadas, antibióticos ou anti-histamínicos orais ou ainda a cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Causas de bico do peito ardendo

As principais causas de bico do peito ardendo são:

1. Dermatite atópica

A dermatite atópica é a inflamação crônica da pele que pode deixar a aréola e o bico do peito ardendo, ressecados, com coceira, placas e bolhas, podendo causar a formação de feridas. Conheça melhor os sintomas de dermatite atópica.

A dermatite atópica pode surgir em bebês, crianças, homens e mulheres.

O que fazer: O tratamento deve ser indicado pelo médico e inclui o uso de hidratantes para diminuir a coceira, pomadas contendo corticoides ou esteroides ou ainda o uso oral de antibióticos e analgésicos, para ajudar a combater possíveis infecções bacterianas e aliviar a ardência no bico do peito.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Período pré-menstrual

O bico do peito ardendo é um dos possíveis sintomas do período pré-menstrual, devido às alterações hormonais, já que os hormônios estrogênio, prolactina e progesterona estimulam os ductos mamários, podendo causar dor ou ardência no bico do peito, sensibilidade e sensação de peso nas mamas.

Leia também: 12 sintomas de que a menstruação está próxima tuasaude.com/sintomas-de-menstruacao

O que fazer: Geralmente, a ardência no bico do peito desaparece quando os níveis hormonais retornam para os níveis normais. No entanto, em casos de incômodo persistente ou elevado, o médico poderá prescrever o uso de analgésicos ou medicamentos para inibir o hormônio estrogênio.

3. Gravidez

O bico do peito ardendo é um dos primeiros sintomas gravidez, devido ao aumento dos níveis hormonais que causam o aumento do fluxo de sangue e do volume dos seios, deixando-os sensíveis ao toque, coçando e doloridos. Confira outros sintomas de gravidez.

O que fazer: Não é necessário tratamento, pois esse sintoma geralmente desaparece no final do primeiro trimestre de gravidez. No entanto, para aliviar um pouco a ardência no bico do peito, pode-se aplicar um hidratante no local, conforme a indicação do médico.

4. Amamentação

Durante a amamentação, o bico do peito pode ficar ardendo devido ao aumento dos hormônios, que provocam sensibilidade nas mamas. Além disso, se o bebê não pegar a mama corretamente, sugando apenas o mamilo e não toda a aréola, também pode causar fricção no bico do peito, causando ardência, rachaduras e feridas.

O que fazer: Para evitar a ardência, é recomendado colocar a aréola da mama bem no fundo da boca do bebê, estando totalmente coberta.

Além disso, colocar gotas do próprio leite no mamilo, para melhorar a hidratação e ajudar na cicatrização; expor o bico do peito ao sol diariamente por 15 minutos; e usar pomadas, recomendados pelo médico, também podem ajudar a aliviar a ardência no bico do peito. Veja outras dicas para aliviar a rachadura e ardência no bico do peito.

5. Reação alérgica

A reação alérgica é uma das causas do bico do peito ardendo, pois essa região é sensível e, por isso, facilmente irritada. Sabonetes, perfumes, hidratantes, produtos de lavar roupa ou tecidos podem provocar uma reação alérgica, causando ardência, coceira, vermelhidão ou inchaço no bico do peito.

O que fazer: O tratamento é feito, evitando-se o uso dos produtos ou tecidos que estejam causando a alergia. Além disso, o médico também poderá indicar o uso de medicamentos, como pomadas, cremes ou comprimidos com anti-histamínicos ou corticosteroides.

Leia também: 8 sintomas de reação alérgica e o que fazer tuasaude.com/sintomas-da-reacao-alegica

6. Mastite

A mastite é uma inflamação na mama geralmente causada por uma infecção bacteriana, provocando sintomas, como ardência, dor, inchaço ou vermelhidão no bico do peito, além de febre e, em casos mais graves, provocar a formação de pus na parte interna da mama. Saiba identificar os sintomas da mastite.

A mastite é mais comum em mulheres que estão amamentando, devido ao acúmulo de leite na mama, que favorece a multiplicação de bactérias. No entanto, essa condição também pode surgir no homem ou em qualquer fase da vida da mulher, devido à entrada de bactérias na mama em caso de ferimentos no mamilo, por exemplo.

O que fazer: O tratamento pode ser feito em casa, sendo recomendado beber cerca de 2 litros de líquidos por dia como água, chás ou água de coco; aplicar compressas frias para aliviar a dor e inchaço; e fazer uma massagem com movimentos circulares e delicados na região afetada.

O médico também pode indicar o uso de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios, para combater bactérias, aliviar a dor e diminuir a inflamação na mama. Já a cirurgia pode ser recomendada em casos de formação de abscessos na mama.

7. Candidíase mamária

O bico do peito ardendo é um dos possíveis sintomas de candidíase mamária, uma infecção causada pelo fungo Candida albicans que também causa vermelhidão, ferida, coceira e dor no mamilo.

O que fazer: O mastologista ou dermatologista pode indicar o uso de pomadas contendo antifúngicos, como nistatina ou clotrimazol. Quando o uso dessas pomadas não é capaz de tratar a candidíase mamária, o médico pode prescrever o uso de fluconazol em comprimidos por cerca de 15 dias.

Além disso, é importante também manter as mamas sempre secas e limpas. Se o bebê apresentar os sintomas da candidíase oral, é necessário tratá-lo ao mesmo tempo em que a mãe faz o seu tratamento.

8. Doença de Paget da mama

A doença de Paget da mama é um tipo raro de câncer que surge na pele do mamilo e aréola, podendo causar sintomas como bico do peito ardendo e coçando, descamação, crostas vermelhas ou elevadas na pele e eliminação de secreção amarela ou sangue pelo mamilo.

O que fazer: O tratamento pode ser feito com cirurgia de mastectomia ou cirurgia conservadora da mama. Após a cirurgia, o médico poderá recomendar a realização de sessões de radioterapia e/ou quimioterapia, terapia hormonal ou imunoterapia para prevenir a recorrência do câncer. 

9. Mudança de temperatura

A mudança de temperatura pode deixar o bico do peito ardendo, especialmente no frio, já que temperaturas mais baixas provocam a contração dos vasos sanguíneos, contraindo também as aréolas, deixando-as mais sensíveis por alguns minutos.

O que fazer: Esse sintoma tende a desaparecer quando o bico do peito é aquecido. Assim, algumas dicas que ajudam a aliviar a ardência são aplicar uma compressa quente nas mamas, usar uma camada extra de roupa e evitar a exposição ao frio, ou mudanças bruscas de temperatura, por exemplo.

Vídeos relacionados

Primeiros sintomas de gravidez

02:53 | 1.105.169 visualizações