Bilastina: para que serve, como tomar e posologia

Bilastina é um antialérgico indicado para aliviar os sintomas da rinite alérgica, rinossinusite alérgica ou da urticária, como nariz entupido ou escorrendo, tosse, vermelhidão e lacrimejamento nos olhos ou coceira na pele.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos ou xarope, com os nomes Alektos, Naire, Hisbila ou Tynna, por exemplo.

Leia também: Antialérgicos: o que são, para que servem, tipos e efeitos colaterais tuasaude.com/antialergico

A bilastina deve ser usada de acordo com a indicação do dermatologista, alergologista ou pediatra, com doses individualizadas, de acordo com a condição a ser tratada e gravidade dos sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A bilastina é indicada para o tratamento de:

  • Rinite alérgica;
  • Rinoconjuntivite alérgica;
  • Urticária.

A bilastina ajuda a aliviar os sintomas da rinite alérgica e rinoconjuntivite alérgica, como espirros constantes, nariz escorrendo ou entupido, coceira no nariz ou olhos, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.

Além disso, no caso da urticária, a bilastina ajuda a reduzir o desconforto e a intensidade da coceira na pele, quantidade e tamanho das manchas vermelhas na pele.

Leia também: 5 remédios para rinite alérgica tuasaude.com/remedios-para-rinite-alergica

Bilastina tem corticoide?

A bilastina não é corticoide e não possui nenhum corticoide na sua composição.

Leia também: O remédio Bilastina tem corticoide? tuasaude.com/medico-responde/bilastina-tem-corticoide

Bilastina é antialérgico?

A bilastina é um antialérgico que impede a ação da histamina, ao se ligar aos seus receptores, sendo por isso também chamada de anti-histamínico.

A histamina é uma substância liberada no corpo que causa os sintomas de alergia, por isso, a bilastina é indicada para rinoconjuntivite alérgica ou urticária.

Como tomar

A bilastina deve ser tomada por via oral, com um pouco de água.

O comprimido ou xarope devem ser ingeridos de estômago vazio, em jejum, ou seja, 1 hora antes ou 2 horas depois de uma refeição ou tomar bebidas, o que inclui sucos.

Posologia da bilastina

A posologia da bilastina varia com sua apresentação e idade, que inclui:

1. Bilastina 20 mg

O comprimido de bilastina 20 mg pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 12 anos.

A dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de bilastina 20 mg, 1 vez por dia, pelo tempo de tratamento orientado pelo alergologista ou dermatologista.

2. Bilastina xarope 2,5 mg/mL

O xarope de bilastina 2,5 mg/mL é uma solução oral indicada para crianças dos 6 aos 11 anos e que pesem pelo menos 20 kg.

A posologia normalmente recomendada é de 4 mL do xarope, 1 vez por dia.

A dose do xarope deve ser medida no copo dosador fornecido na embalagem e o tempo de tratamento deve ser orientado pelo pediatra.

O frasco do xarope de bilastina é válido por 6 meses após aberto. Depois desse período, deve-se descartar qualquer quantidade não utilizada.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da bilastina são dor de cabeça, tontura, dor abdominal ou dor na boca do estômago, conjuntivite alérgica ou rinite.

Embora seja menos comum, também podem surgir diarreia, náuseas, boca seca, inchaço nos lábios, vertigem, aumento do apetite ou reativação da herpes labial.

A bilastina também pode causar reações alérgicas, angioedema ou choque anafilático. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro. Saiba identificar os sintomas de choque anafilático.

Bilastina dá sono?

A bilastina é um antialérgico não sedativo e, raramente, causa sono.

No entanto, algumas pessoas podem apresentar sonolência durante o uso da bilastina. Nesses casos, deve-se evitar atividades que requeiram atenção, como dirigir veículos ou operar máquinas.

Bilastina engorda?

A bilastina pode causar aumento do apetite como efeito colateral, o que pode fazer com que a pessoa ingira mais calorias durante o dia, o que pode resultar em aumento do peso.

Porém, esse efeito colateral é pouco comum, e não acontece com todas as pessoas.

Quem não deve usar

A bilastina é contraindicada para:

  • Alergia à bilastina ou outros componentes do comprimido ou xarope;
  • Crianças com menos de 6 anos e com menos de 20kg, no caso do xarope;
  • Crianças com menos de 12 anos, no casos dos comprimidos;
  • Insuficiência renal moderada ou grave, em tratamento com cetoconazol, eritromicina, ciclosporina, ritonavir ou diltiazem.

Durante a gravidez ou amamentação, a bilastina só deve ser usada se necessário e com indicação médica, pois não existem estudos suficientes sobre sua segurança nessas fases.

Vídeos relacionados

6 causas de COCEIRA e como tratar

08:27 | 648.760 visualizações

3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido

05:50 | 1.525.750 visualizações