Biópsia de colo do útero: o que é, como é feita e resultados

O que é:

A biópsia do colo do útero é feita para identificar possíveis alterações no tecido de revestimento do útero que possam indicar crescimento anormal do endométrio, infecções do útero e, até mesmo, câncer, sendo solicitada quando o ginecologista identifica alterações nos exames ginecológicos realizados pela mulher.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, a biópsia do útero pode ser indicada pelo médico quando a mulher apresenta alterações anormais do sistema reprodutor, como sangramento excessivo fora do período menstrual, dor pélvica ou dificuldade para engravidar, por exemplo.

A biópsia do útero pode ser dolorosa, já que consiste na retirada de pequena parte do tecido uterino. Por isso, o ginecologista pode aplicar anestesia local para diminuir o desconforto durante o procedimento.

Imagem ilustrativa número 3

Quando é indicada

A biópsia do colo do útero pode ser indicada pelo ginecologista nas seguintes situações:

  • Sangramento excessivo fora do período menstrual;
  • Dor pélvica;
  • Hiperplasia endometrial;
  • Lesão cancerígena no colo do útero;
  • Ausência de menstruação.

Além disso, pode ser indicada no caso de mulheres que possuem dificuldade para ficar grávida, assim como para observar se houve alguma alteração após iniciar uma terapia hormonal.

Consulte o ginecologista mais próximo para avaliar a necessidade de realizar a biópsia do colo do útero:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como é feita a biópsia do útero

A biópsia do útero é um procedimento simples e rápido, que dura cerca de 5 a 15 minutos, e que é feito no próprio consultório do ginecologista:

  1. A mulher é colocada em posição ginecológica;
  2. O ginecologista insere um pequeno aparelho lubrificado na vagina, chamado de espéculo;
  3. O médico faz uma lavagem do colo do útero e aplica a anestesia local, podendo provocar uma pequena câimbra abdominal;
  4. O ginecologista insere outro aparelho na vagina, conhecido como colposcópio, para retirar um pequeno pedaço de tecido do útero.

O material coletado durante o exame é enviado para o laboratório para que seja analisado e sejam identificadas qualquer possível alteração no colo do útero. Entenda o que é e para que serve a biópsia.

Resultado da biópsia do útero

O resultado da biópsia é informado em um laudo que deve ser avaliado pelo ginecologista juntamente com o resultado de outros exames e sintomas que a mulher possa apresentar.

  • Resultado negativo ou normal: não existem alterações nas células do útero ou qualquer outro tipo de lesão, além do útero apresentar a espessura necessária para o momento do ciclo menstrual em que a mulher se encontra;
  • Resultado positivo ou anormal: são identificadas alterações no tecido uterino, podendo ser indicativo de pólipo uterino, crescimento anormal do tecido do útero, câncer do colo de útero ou infecção por HPV, por exemplo. Veja como reconhecer os sintomas de infecção no útero.

É importante que o resultado da biópsia do colo do útero seja analisado pelo ginecologista, já que é avaliado levando em consideração os sintomas apresentado e histórico de saúde da mulher.