O bisglicinato de magnésio, ou magnésio bisglicinato, é um suplemento formado pela combinação do mineral magnésio com 2 moléculas do aminoácido glicina, um aminoácido que melhora a absorção do magnésio pelo intestino.
O bisglicinato de magnésio pode ser indicado para ajudar a combater a fadiga muscular, prevenir doenças cardiovasculares, diminuir a ansiedade e ajudar no tratamento da insônia.
Leia também: Magnésio quelato: o que é, para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/magnesio-quelatoO bisglicinato de magnésio é vendido na forma de cápsulas, em doses de 150, 350, 400 e 500 mg. No entanto, ainda não existe comprovação científica sobre os seus possíveis benefícios em pessoas com níveis adequados de magnésio no organismo e, assim, esse suplemento deve ser usado somente com a recomendação de um médico ou nutricionista.
Para que serve o bisglicinato de magnésio
O bisglicinato de magnésio pode ser indicado para:
1. Combater a fadiga muscular
O bisglicinato de magnésio pode ajudar a combater a fadiga muscular, porque esse mineral é importante para a produção de energia, além de regular as contrações musculares e evitar as cãibras.
Leia também: Fadiga muscular: o que é, sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/fadiga-muscular2. Prevenir doenças cardiovasculares
O bisglicinato de magnésio pode prevenir doenças cardiovasculares, porque o magnésio favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos, ajudando a controlar a pressão arterial.
Já a glicina possui um efeito antioxidante, ajudando a manter a saúde das artérias e evitar a formação de placas de gordura, prevenindo outras doenças cardiovasculares como aterosclerose e infarto.
3. Diminuir o estresse e a ansiedade
O bisglicinato de magnésio pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade, pois acredita-se que o magnésio afeta a forma como alguns hormônios e neurotransmissores relacionados com o relaxamento e o bem-estar, como GABA, melatonina, renina e cortisol.
4. Manter a saúde óssea
Por favorecer a absorção de cálcio nos ossos, o bisglicinato de magnésio ajuda a evitar a perda de densidade mineral, mantendo a saúde óssea.
Leia também: 9 alimentos que ajudam a fortalecer os ossos tuasaude.com/3-alimentos-para-fortalecer-os-ossos5. Ajudar a tratar a insônia
O bisglicinato de magnésio pode ajudar a tratar a insônia, porque o magnésio parece estar relacionado com a regulação da melatonina, um hormônio que controla o ciclo circadiano, estimulando o sono ao final do dia. Saiba para que serve a melatonina.
6. Ajudar a evitar a diabetes
Por favorecer a secreção e a ação da insulina, aumentando a sensibilidade das células a esse hormônio, o bisglicinato de magnésio pode regular os níveis de açúcar no sangue, ajudando a evitar a diabetes.
Diferença entre magnésio bisglicinato e dimalato
O magnésio dimalato é um suplemento que pode ajudar a aumentar a energia e controlar os níveis de açúcar no sangue, por exemplo, sendo formado por magnésio e 2 moléculas de ácido málico.
Leia também: Magnésio dimalato: para que serve e como tomar tuasaude.com/magnesio-dimalatoJá o magnésio bisglicinato é formado por magnésio e duas moléculas de glicina, um aminoácido que aumenta a absorção do magnésio no intestino, oferecendo benefícios semelhantes ao magnésio dimalato.
Como usar
O bisglicinato de magnésio pode ser tomado por via oral, com um copo de água e deve ser ingerido preferencialmente junto de uma refeição, como café da manhã, almoço ou jantar, para evitar desconfortos no estômago.
O suplemento bisglicinato de magnésio pode ser encontrado em farmácias de manipulação e drogarias em dosagens de 150, 350, 400 e 500 mg.
No entanto, a dose diária desse suplemento a ser tomada deve ser indicada pelo nutricionista ou médico, conforme o objetivo a ser tratado e as necessidades nutricionais de cada pessoa.
Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais causados pelo uso do bisglicinato de magnésio incluem náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, dor no estômago e excesso de gases.
Além disso, quando consumido em doses maiores do que as recomendadas, esse suplemento pode causar efeitos colaterais graves, como pressão baixa, insuficiência renal ou arritmias, por exemplo.
Quem não pode usar
O bisglicinato de magnésio não deve ser usado por crianças ou pessoas com alergia aos componentes da fórmula.
Esse suplemento também não deve ser usado por pessoas que tenham insuficiência renal, úlceras no estômago ou intestino ou diarreia crônica.
Mulheres grávidas ou em período de amamentação, só devem usar o bisglicinato de magnésio com a recomendação do médico.
Pessoas que usam medicamentos ou suplementos regularmente, devem sempre consultar o médico antes de tomar o bisglicinato de magnésio.