Bissinose é uma doença pulmonar rara que causa o estreitamento das vias aéreas devido a inalação de pequenas partículas de fibras de algodão, linho ou cânhamo, resultando em sintomas como dificuldade para respirar e sensação de pressão no peito.
Essa doença, também conhecida como pulmão do trabalhador do algodão ou doença pulmonar marrom, é mais comum em pessoas que trabalham em indústrias têxteis, especialmente para a fabricação de tecidos de algodão.
O tratamento da bissinose é feito pelo pneumologista ou clínico geral com o uso de remédios que promovem a dilatação das vias respiratórias, como o salbutamol, que pode ser administrado com o auxilio de um inalador. Saiba mais sobre o salbutamol e como usar.
Sintomas da bissinose
Os principais sintomas da bissinose são:
- Tosse frequente;
- Sensação de aperto ou pressão no peito;
- Dificuldade para respirar;
- Falta de ar;
- Chiado ao respirar.
Esses sintomas são causados pelo estreitamento das vias respiratórias, surgindo algumas horas após a exposição ou reexposição à poeira produzida na fabricação de tecidos de algodão, mas também pode ocorrer em pessoas que trabalham com linho ou cânhamo.
Os sintomas da bissinose normalmente melhoram ao final de semana e surgem no início da semana de trabalho, e por isso, também é conhecida como febre de segunda-feira.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da bissinose é feito pelo pneumologista, clínico geral ou médico do trabalho através da avaliação dos sintomas e exposição aguda ou crônica ao pó de algodão, linho ou cânhamo, exame físico e testes de função pulmonar para avaliar a capacidade respiratória.
Marque uma consulta com um pneumologista na região mais próxima:
Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar exames como hemograma completo, que normalmente apresenta leucócitos altos no caso da exposição aguda ao pó de algodão, linho ou cânhamo.
Além disso, para confirmar o diagnóstico, o médico deve pedir um raio X de tórax em que é possível avaliar características específicas da bissinose, como achatamento do diafragma e enfisema, por exemplo, e descartar doenças com sintomas semelhantes, como asma, asbestose ou outras pneumoconioses. Entenda o que é pneumoconiose e tipos.
No caso de ainda existir dúvida no diagnóstico, pode ser feita uma tomografia computadorizada.
Possíveis causas
A bissinose é causada pela inalação de pequenas partículas de fibras de algodão, linho ou cânhamo, que provocam uma reação pulmonar levando ao estreitamento das vias respiratórias e surgimento dos sintomas.
As pessoas mais afetados são aquelas que trabalham com o algodão na forma bruta e, geralmente, manifestam os sintomas durante o primeiro dia de trabalho, devido ao primeiro contato com as fibras.
A bissinose pode ser confundida com a asma brônquica, mas, ao contrário da asma, os sintomas da bissinose podem desaparecer quando a pessoa deixa de ser exposta às partículas de algodão, por exemplo, como em um fim de semana de trabalho. Veja quais são os sintomas e tratamento da asma brônquica.
Como é feito o tratamento
O tratamento da bissinose deve ser feito com orientação do pneumologista ou clínico geral e geralmente envolve o uso de medicamentos broncodilatadores de curta ou longa ação, ou corticoides inalatórios, que são os mesmos usados para o tratamento da asma. Confira os principais remédios para asma.
Esses remédios para bissinose ajudam a aliviar os sintomas de dificuldade para respirar, falta de ar ou chiado no peito, pois permitem abrir os brônquios e facilitando a entrada de ar e a respiração, e devem ser usados enquanto durarem os sintomas da doença.
Além disso, é importante controlar o contato com as fibras de algodão, linho ou cânhamo ou retirar a pessoa do seu local de trabalho, com o objetivo de evitar a progressão da bissinose.
Possíveis complicações
A bissinose pode causar complicações como fibrose pulmonar, necessidade de utilizar oxigênio suplementar, diminuição da tolerância ao exercício ou bronquite crônica.
Além disso, caso a pessoa permaneça exposta ao pó de algodão, linho ou cânhamo, pode ocorrer doença pulmonar permanente ou até morte prematura.