O termo blackout alcoólico refere-se à perda temporária de memória que acontece quando se consome bebidas alcoólicas em excesso e não à perda de consciência. Aliás, é muito comum que a pessoa com blackout alcoólico continue interagindo e realizando atividades, mas não conseguem criar memórias desses momentos. Por esse motivo, é muito comum não lembrar da forma como se chegou até casa.
Esta amnésia alcoólica parece acontecer porque o cérebro é incapaz de funcionar corretamente quando está sob a influência do álcool. À medida que o nível de álcool vai aumentando no sangue, maior é a dificuldade para ter um funcionamento cerebral normal e, por isso, atividades menos importantes, como a criação e solidificação de memórias, vão sendo desligadas.
Quando os níveis de álcool no sangue diminuem, a criação e solidificação de memórias tende a voltar, daí que o blackout seja considerado uma situação temporária.
Como identificar
Para identificar se se sofreu ou não de blackout alcoólico, deve-se tentar responder às seguintes questões:
- Bebeu muito da noite anterior e não se lembra de algumas partes da noite?
- Não se consegue lembrar que bebidas ingeriu?
- Não sabe como chegou a casa?
- Não se lembra de encontrar amigos ou conhecidos na noite anterior?
- Não sabe onde esteve?
Se respondeu afirmativamente a mais de 3 questões é muito provável que tenha sofrido um blackout alcoólico.
É importante esclarecer que pessoas que sofrem um blackout alcoólico não perdem memórias antigas, criadas no passado, apenas aquelas que seriam criadas após a elevada ingestão de bebidas alcoólicas.
Quando é mais frequente
O blackout alcoólico ocorre mais comumente em pessoas que bebem com a barriga vazia, que são mais sensíveis aos efeitos do álcool ou que não consumam bebidas alcoólicas com regularidade.
Além disso, quanto maior for o teor alcoólico da bebida, maiores serão as chances de sofrer um blackout.
Como evitar o blackout alcoólico
Para evitar o blackout alcoólico a melhor dica é mesmo evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Mas se isso não for opção, então algumas dicas que podem ajudar a diminuir o risco são:
- Comer antes de beber e a cada 3 horas, especialmente após ter começado a beber;
- Tomar carvão vegetal ativado antes de começar a beber, pois dificulta a absorção do álcool no estômago;
- Beber sempre a mesma bebida, evitando misturas de bebidas, como shots ou cocktails por exemplo;
- Beber um copo de água antes de cada bebida, para garantir hidratação.
Essas dicas, ajudam não só a evitar o blackout alcoólico mas também a diminuir os sintomas de ressaca, ajudando a ingerir menos álcool e a manter a hidratação. Veja as nossas dicas sobre como pode curar a ressaca mais rápido.